Em sua 10ª edição, o DesaFRIO Urubici Caixa vai reunir neste sábado, dia 22, 620 competidores de 14 estados do Brasil na mais fria corrida a pé do País. Os atletas terão que enfrentar 50 quilômetros em um trajeto da serra catarinense que poderá contar com temperaturas abaixo de zero grau. A prova vai iniciar às 7h30min no centro da cidade e seguirá, em aclive, até o Morro da Igreja, a 1.826 metros de altitude, retornando para finalizar no mesmo local, entre 11h30min e 17h.
"É, sem dúvida, uma corrida de superação, mas também de muito prazer e contemplação. As belezas naturais da região são incomparáveis", afirma o organizador do evento e presidente da Eco Floripa Eventos Esportivos, professor Carlos Duarte.
Para se proteger do frio, o competidor deverá usar, como solicitação da Eco Floripa, luvas, touca e moletom. A alimentação a ser oferecida nos oito postos de abastecimento do evento será à base de sopa, para manter o atleta aquecido e hidratado.
27,5 quilômetros da competição serão em estradas de chão batido; 2,5 quilômetros de trilhas; e mais 20 quilômetros de asfalto. A equipe organizadora também prestará assistência aos competidores. "Mesmo com o apoio, o atleta deverá estar atento às direções corretas, principalmente em locais mais distantes da civilização", explica Carlos Duarte.
A prova de 52 quilômetros é feita individualmente ou em dupla (onde um atleta faz a subida e o outro a descida, sendo a troca no Morro da Igreja). Há também uma prova de 8 quilômetros e uma corrida para crianças e jovens de 10 a 15 anos, sendo este Mini Desafrio de 2 ou 4 quilômetros. A maioria dos atletas mirins é de escolas da região, inscritos após divulgação nas instituições por meio dos professores de Educação Física. "A melhor forma de envolver a comunidade local no evento é inserir as crianças, porque são animadas e empolgantes e fazem com que a família toda também participe", destaca o presidente da Eco Floripa.
Uma das cidades mais frias do Brasil, localizado a 170 quilômetros de Florianópolis, Urubici está localizada no vale do rio Canoas, que tem sua nascente no ponto mais alto da topografia catarinense, no Campo dos Padres.
A cidade reconhecida nacionalmente pela quantidade e qualidade da produção de maçã também é cercada por belas cachoeiras. A Cascata do Avencal, com 100 metros de queda livre; a Cascata Véu da Noiva, com 50 metros de altura, e a Cascata do Rio dos Bugres, também com 100 metros de queda fazem parte dos pontos turísticos da região. Há ainda cavernas indígenas repletas de inscrições rupestres com mais de 4 mil anos de existência.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website