Frio e vento na primeira edição da Maratona dos Perdidos

Por Wladimir Togumi - 22 Jul 2013 - 13h20

Tijucas do Sul recebeu no sábado (20) os pioneiros na primeira edição da Maratona Internacional do Perdidos, uma corrida de montanha pensada nos moldes das provas Sky Running, na Serra de Araçatuba, e que pode ser resumido como "muita subida".

Grandes nomes das corridas off-road como Giliard Pinheiro, Felipe Moleta, Chico Santos e Carlos Magno marcaram presença na corrida, atletas que estão fazendo história nas corridas de nível como K42, XTERRA e Endurance Challenge.

Percurso Maratona dos Perdidos
Percurso da Maratona dos Perdidos

Saindo de aproximadamente 780 metros, os participantes encararam seu primeiro desafio, o pico do Morro dos Perdidos, a 1446 metros. Mas era apenas o começo e depois de um sobe-desce interminável, foi a vez de encarar o ponto alta da prova, o pico do Araçatuba. Com 1660 metros de altitude, a subida íngreme e interminável colocou em teste os participantes.

Para piorar - ou melhorar, dependende do gosto do corredor - o clima começou a mudar nas vésperas da corrida. A sexta feira foi de muita chuva e frio, aumentando bastante a ansiedade e a expectativa daqueles que estavam encarando uma prova deste nível técnico pela primeira vez.

Largada da Maratona dos Perdidos

Mas São Pedro deu uma trégua na chuva durante a manhã de prova, mas o frio e a neblina ainda se fizeram presentes. Os corredores perderam o visual da região lá em cima, mas ganharam no alivio de não precisar correr debaixo de chuva e com um clima mais ameno.

Por causa dos fortes ventos no alto do Araçatuba a prova quase teve parte do percurso cortado, mas a rápida mudança novamente fez com que a equipe de segurança permitisse a continuação da subida.

De qualquer maneira a corrida não foi fácil e nem todos conseguiram passar pelo horário de corte no PA (Ponto de Assistência) e encerraram sua corrida ali mesmo.

Quem conseguiu passar pelo corte teve ainda que enfrentar a chuva forte que começou a cair na região, obrigando-os a parar e colocar um abrigo para seguir em frente.

Além do percurso de 42 quilômetros, o evento contou também com participantes nos 13 quilômetros e 4 quilômetros, que apesar da distância menor, foram bastante exigentes também.

Participante dos 13 quilômetros da Maratona dos Perdidos

E para quem ficou na vontade ou quiser voltar para enfrentar a Serra de Araçatuba novamente, pode colocar na agenda: a segunda edição da Maratona dos Perdidos está agendada para o dia 19 de julho de 2014.

Para ver a galeria de fotos, clique aqui

Resultados
42 Km
1- Chico Santos e Giliard Pinheiro
2- Cleverson del Secchi
3- Daniel Meyer

-----------------------------------

13 Km
Feminino

1 - Erli Lima
2 - Ana Paula Bunick
3 - Helen Carignano

Masculino
1 - Felipe Moleta
2 - Joel Carlos de Matos
3 - Gerson Ignacio

-----------------------------------

4 Km
Feminino

1 - Lily Martins
2 - Silvana Silva Maeda
3 - Barbara Chinaglia Tagata

Masculino
1 - Eli da Silva Sundadozo
2 - Gilson Rios Calsavara
3 - Leandro Wille Pereira

Mais informações: www.trcbrasil.com

Serviço
Maratona Internacional dos Perdidos 2013
20.07.2013
Tijucas do Sul (PR)
www.trcbrasil.com
Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
22 Jul 2013 - 13h20 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais