O AR World Series teve sua 6ª rodada no outback australiano com o retorno do XPD entre os dias 01 e 11 de setembro. (A última edição da corrida foi o AR World Championship Tasmania 2011).
O XPD é a prova com maior percurso no circuito - 700Km - a ser completado em 10 dias e foi montado sobre seu slogan "as much an expedition as a race". Trinta equipes da Australia e Nova Zelândia foram presenteados com um percurso que os levou para uma jornada peloa Outback do Sul Australiano. Grandes fazendas de gado remotas, um trekking cruzando um lago seco de sal, uma ascensão épica em rocha, trekking através de canyons de rios secos e pedais por trilhas empoeiradas com avistamentos de cangurus e emus.
Em uma corrida realizada nos territórios sagrados aborígenes, Flinders Ranges e Mount Remarkable National Parks, as condições do tempo alternaram entre os 35ºC na largada para noites frias e no final da corrida, fortes ventos.
As equipes tiveram que ser auto-suficientes em regiões remotas até a seção 5 da corrida, quando chegaram na "cidade" de Blinman... população: 22! (A cidade mais alta da Australia a 612m).
Um dos pontos altos foi a ascensão no "The Big Wall" em Moonarie, um dos locais clássicos de escalada na Austrália. As equipes subiram e desceram 380 metros na grande rocha vermelha. Uma das equipes mais experientes do XPD, a Team Goldfish, disse, "Nós fizemos a ascensão no escuro, chegando na base da parede com o nascer do sol. A parede de rocha estava numa cor laranja escura, o ar fresco e isso nos animou".
A vitória ficou com a Team Mountain Designs, formada por Gary Sutherland, Dave Schloss, Leo Theoharis e Kim Beckinsale, que conquistou a liderança na segunda metade da corrida e completou os 700 quilômetros em 122h08m.
Mais informações do XPD: live.xpd.com.au
Mais informações do AR World Series: www.arworldseries.com
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website