O Adventure Race World Championship 2013 foi apontado pela presidente da Costa Rica como uma atividade de interesse público e nacional pelo impacto positivo no ambiente turístico, social e ambiental que a corrida proporciona. A declaração é um aval para a organização e mostra o compromisso do governo com o evento.
"Para nós é essencial esse apoio do governo da Costa Rica. As declarações facilitam processos organizacionais, mas o mais importante, são sinais de confiança do governo conosco como comitê organizador. Ele estão reforçando que aqui na Costa Rica podemos organizar um grande mundial", disse Alexander "Pongo" Baker, diretor da prova.
A organização tem o comprometimento de ter um impacto positivo (economico e social) em todas as comunidades rurais por onde a corrida passará. E ao mesmo tempo, o minimo impacto ambiental possível.
"Sabemos que esse impacto nas comunidades é muito importante para o governo da Costa Rica. Estamos trabalhando duro com os lideres das comunidades e negócios locais em todo o percurso", disse Baker.
A grande final mundial acontecerá entre os dias 29 de novembro e 12 de dezembro e até o momento 70 equipes confirmaram sua participação. Entre competidores, staff, midia e convidados especiais são esperadas mais de 600 pessoas numa caravana ao redor do país.
Com a proximidade da corrida, as equipes estão ficando mais ansiosas pela largada. Equipes locais e estrangeiras estão cientes que a competição na Costa Rica - que terá percurso com mais de 800 quilômetros - exigirá um grande esforço e está sendo considerada como uma das mais dificeis do ano.
A equipe costa-riquense Toyota Adventure Team participou em agosto do Ecomotion/Pro no Brasil para ganhar experiência em uma corrida de alto nível antes do ARWC.
"Foi muito bom ter corrido no Brasil. Tivemos a experiência de uma prova do AR World Series, competimos contra algumas das melhores equipes do mundo. Encontramos com a Columbia Vidaraid, Seagate e outras equipes que certamente poderão brigar pelo mundial", disse a capitã Mélida Barbee.
A equipe Seagate tem claro seu objetivo na Costa Rica: tentar ganhar novamente o título e se tornar a primeira equipe a vencer o AR World Championship duas vezes seguidas.
"Nossa equipe tem a expectativa de ir bem... Somos os atuais campeões do mundo e estamos contentes com isso. Para nós, o objetivo em uma corrida é sempre vencer. Sabemos que podemos terminar essas grandes corridas de expedição, então o desafio para nós é tentar terminar na frente de todas as outras equipes", disse Nathan Fa'avae.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website