Multiesportistas se reuniram no II Festival de Aventura Paraty

Por Redação - 30 Out 2013 - 09h38

Mais um sábado chuvoso em Paraty, mas não foi um qualquer. A cidade contou com a presença de canoístas, ciclistas, corredores de montanha e multiesportistas que compareceram para disputar a quarta edição do Paraty Multisport Spirit, que une diversas modalidades em percursos pela natureza. Este ano a categoria Pró foi realizada pela segunda vez, com 60km de aventura. A largada aconteceu no centro histórico com uma corrida estilo Rogaine, onde os atletas buscaram 11 pontos espalhados pela cidade, sem ordem definida, completando aproximadamente 10 quilômetros antes de seguir para a canoagem oceânica, que esse ano foi realizada na baía de Paraty.

Multisport Spirti 2013

Enquanto os Prós corriam e remavam desde as sete e meia da manhã os atletas da categoria Sport se preparavam para nova largada na Praça da Matriz. Depois de contornar uma ilha os atletas seguiram rio acima unindo-se aos demais, da categoria Pró, remando até o Parque Sport Aventura. De lá eles seguiram de bicicleta por trechos mistos de asfalto, de terra e single tracks até a cota 400 da Estrada Real – Paraty Cunha.

Nesta etapa já se consolidava na liderança isolada o brasiliense Guilherme Pahl, atleta da equipe BMS Multisport de Corridas de Aventura, e de sua companheira Camila Nicolau, da mesma equipe. Na Sport a liderança era do Trio EcoMaountain, de Mambucaba, seguidos pelos atletas locais da dupla Nativos de Paraty e do solo Moisés Barbosa, do bairro Condado.

Depois da subida íngreme os atletas entregaram as bikes na transição desceram a serra correndo pelas pedras do Caminho do Ouro, atravessando rios e vales até chegar a Fazenda Muricana, onde pegaram novamente as bikes. A corrida de 10 quilômetros é certamente o trecho mais técnico da prova, com diversos tipos de terreno, subidas longas em meio a cenários incríveis.

De volta sobre as bicicletas o percurso seguiu por um downhill técnico. O ciclista Moisés Barbosa, de Paraty, jogou todas suas cartas no trecho que corta o quintal de sua casa mas não foi o suficiente para ultrapassar os líderes da Sport, das categorias Trio e Dupla que se mantiveram em forte disputa até a linha de chegada. Nas duplas mistas o domínio ficou com os atletas da Teiú, de Ubatuba – Ariane e Dudu Sene, seguidos pelos cariocas da dupla Nave. O trecho de bike percorre estradas e single tracks até retornar ao Parque Sport Aventura, local onde haviam todos deixaram os caiaques no começo da prova, a apenas quatro quilômetros para a conclusão da aventura.

Multisport Spirit 2013

Nas duplas os atletas remaram juntos e revezaram os trechos de corrida e bike. A dupla Nativos de Paraty conseguiu finalmente ganhar a disputa geral, seguidos do trio da EcoMountain, que ganhou a categoria Trios de Revezamento, seguidos de outras duas equipes também de Mambucaba – Aventura Alfa e Aventura Fox. Os paratienses dominaram o pódio da Sport com Moisés liderando o pelotão no primeiro lugar, seguido de Jorge Alexandre, também conhecido como Joe, do bairro Patrimônio, com Luiz Terra e Adão Saraiva dividindo o terceiro lugar. No feminino a vitória ficou com Vanessa

Na Pró a história não foi diferente. Conforme previsto houve uma grande diferença de tempos de corrida e canoagem até que os atletas entrassem na segunda parte da prova (prova Sport), devido principalmente ao fato de todos os modelos de caiaques serem liberados no evento. Guilherme Pahl abriu boa vantagem e a administrou até a chegada, tendo o pódio completado pelo bicampeão do evento Pietro Carlo, no segundo lugar e o mineiro Fredy Guerra (Equipe Tendência Outdoor) dividindo o terceiro lugar com o brasiliense Ivan Ferreira (Oficina Multisport) devido a uma falha técnica da organização. Camila Nicolau terminou a prova forte, vencendo no feminino e conquistando ainda a terceira colocação geral dentre os 11 atletas da pró. Paula Pereira ficou com a segunda colocação do feminino e Vitor Teixeira, atleta da famosa equipe QuasarLontra Master, conquistou o primeiro lugar na categoria Pró Master.

Além da chuva e da lama as dificuldades do percurso surpreendeu os participantes desavisados, mas fizeram da chegada um momento especial. A premiação foi feita no fim de tarde, na beira da praia. A noite ainda houve tempo para curtir os melhores filmes de aventura da marca Red Bull na arena montada na Praça da Matriz, momento que possibilitou a integração dos atletas da prova.

O evento é realizado pela Espírito Livre Aventuras e conta com importantes apoios da Kailash Brasil, Sandubas Lanches, Neptunia Seguros, Padaria Integrale de Ubatuba, Bananinha Paraibuna, Parque Sport Aventura, Prefeitura de Paraty, Adventuremag e Webventure.

Solo Pró
1. Guilherme Pahl (DF) – 5h13min
2. Pietro Carlo (RJ) – 5h32min
3. Fredy Guerra (MG) – 6h21min
Ivan Ferreira (DF) - 6h21min
Solo Pró - Feminino
1. Camila Nicolau (DF) - 5h52min
2. Paula Pereira (SP) – 7h40min

Solo Sport
1. Moisés Barbosa (Paraty - RJ) - 3h35min
2. Jorge Alexandre (Paraty - RJ) - 3h53min
3. Luiz “Lulu” Terra (Paraty - RJ) – 4h12min
Adão Saraiva (Paraty - RJ) - 4h12min

Solo Feminino
1. Vanessa Ferreira (RJ) - 6h45min

Duplas Sport
1. Nativos de Paraty (Leandro Popó e Cristiano) - 3h28min
2. Turma do Bigode (Marcos Lopes e José Reis) - 4h29min
3. Teiú (Eduardo Sene e Ariana Wang) - 4h34min

Duplas Mistas
1. Teiú (Eduardo Sene e Ariana Wang) - 4h34min
2. Nave (Carlos Eudes e Renata Menezes) – 4h51min
3. Tendência Outdoor (Solange Gomes e Franciely Teixeira) – 5h14min

Trios de Revezamento
1. EcoMountain (RJ) - 3h28min
2. Aventura Alfa (RJ) - 3h48min
3. Aventura Fox (RJ) - 3h49min

Serviço
Multisport Spirit 2013
26.10.2013
Redação
Por Redação
30 Out 2013 - 09h38 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais