Salameh Al Aqra, um dos melhores atletas de endurance da Jordânia, venceu o Sahara Race 2014 em um tempo incrível. Vencedor de outras edição da corrida em estágio no deserto, Al Aqra cruzou a linha de chegada montada na cidade de Petra em pouco mais de 22 horas.
"Estou muito content. Terminei a corrida sem problemas", disse o atleta de 43 anos. "Foi muito duro, especialmente o estágio longo, mas estou contente em ter conseguido uma grande vantagem com o primeiro lugar. Eu realmente fui ao meu limite".
Al Aqra concluiu os 250 quilômetros com o tempo geral de 22:44:09. Colocando em um conteto, as duas edições anteriores da Sahara Race teve os tempos de 25:36:12 pelo espanhol Vicente Juan Garcia Beneito e 25:13:22 pelo britânico Dan Parr. Este ano a corrida mudou-se do Egito para a Jordânia pela primeira vez em 9 anos de corrida.
A natureza competitiva da prova ficou evidente também entre as mulheres. A campeã Sandy Suckling chegou na 10ª colocação geral com um tempo de 31:29:00. "Foi uma ótima semana", disse a australiana membro da 4 Deserts Club, formada por aqueles que completam todas as etapas do circuito de corridas nos desertos. "Me senti forte durante toda a semana e tive muita sorte de ter amigos e familiares me apoiando. E que linha de chegada! Não há palavras para descrevê-la e uma foto não faz justiça a ela."
Um grupo de cinco competidores chineses da Universidade Xiaman, todos novatos na 4 Deserts, celebraram a vitória na categoria Equipes. "Essa semana foi muito boa. Estamos muito contentes com a nossa conquista", disse Zhan Youyi. "O estágio mais longo foi muito duro, mas estávamos com o espírito forte. Não estamos cansados - podemos correr mais!"
China, Japão e Coréia do Sul foram os países com maior representação nesta edição do Sahara Race - no total, mais de 40% dos atletas vieram de países asiáticos. Sua presença na corrida mostra o grande aumento da popularidade deste esporte na Ásia, uma tendência vista em todo o circuito 4 Deserts. 172 atletas representando 26 países completaram o Sahara Race 2014.
Dentre os 4 brasileiros presentes este ano no Sahara estava o deficiente visual Vladmi dos Santos, que participou ano passado Atacama Crossing, no Chile. Ele completou a prova em 51:38:03.
A corrida foi realizada na região de Badia, na Jordânia. A largada aconteceu no deserto de Wadi Rum, famosa por ter sido usada de cenário para o filme Lawrence da Arabia (1962). Durante sete dias os atletas percorreram paisagens quase sobrenaturais de outros 3 desertos distintos - Kharaza, Humaima e Wadi Arabae - e cruzaram a linha de chegada nas formações avermelhadas da antiga cidade de Petra - uma das sete maravilhas do mundo.
A 4 Deserts Race Series é um circuito formado por provas únicas com percursos de 250 quilômetros e 7 dias de duração. Todo dia acontece uma largada e chegada e os atletas dormem em acampamentos. Além do Sahara, o circuito é formado pelo Atacama Crossing (Chile), Gobi March (China) e The Last Desert (Antártica).
Mais informações: www.4deserts.com
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website