Em um mercado cada vez mais recheado de siglas, a KTR Refúgio teve sua primeira edição realizada no dia 26 de abril em Passa Quatro, no sul de Minas Gerais.
Com percursos de 30Km e 15Km, a prova reuniu os grandes nomes do trail running em uma disputa pelas trilhas e cristas das montanhas da Serra Fina. No percurso mais longo os participantes atingiram os cumes do Capim Amarelo (2500m) e Tijuco Preto (2150m) e na prova mais curta, "apenas" o Capim Amarelo.
O dia não poderia ser mais perfeito, com sol e céu azul. Com tantos nomes conhecidos na largada, poucos ser arriscavam em dizer quem seriam os campeões nesta prova bastante técnica e com grande desnível onde ter força para subir e principalmente, saber descer em um terreno acidentado, faz muita diferença.
Aliás, os primeiros atletas que desceram do Capim Amarelo e passavam pelo trecho conhecido com Quartzito, pareciam ter amortecedores nas pernas, desviando das pedras e buracos numa velocidade impressionante. Ernani de Souza foi o primeiro a passar "a milhão" na descida e imagino sua velocidade quando alcançou a estrada em direção à arena para completar os primeiros 16 quilômetros de provas. A disputa entre as mulheres foi muito mais próxima, com Letícia Saltori e Tessa Roorda descendo juntas.
Uma falha de marcação tirou alguns atletas do caminho que perderam um tempo precioso até descobrir o erro e voltar para o lugar certo, causando a perda de posições na classificação final. Mas para quem não estava da disputa isso não foi problema e essa foi a oportunidade de conhecer a Serra Fina de um jeito diferente, com o visual no alto da montanha compensando o esforço da subida.
Os atletas do percurso curto (15Km) tiveram a oportunidade de acompanhar a passagem desses atletas pela arena enquanto se preparavam para a largada. Ver seus ídolos em ritmo de prova deve ter sido um bom estimulo para enfrentar sua própria montanha.
Ernani disparou na frente e completou os 30Km em 04:11:06 na primeira colocação, seguido de Chico Santos e Ivan Pires. Entre as mulheres, vitória de Leticia Saltori, com Tessa Roorda na segunda colocação e Adriana da Silva em terceiro.
A corrida apresentou novos nomes - pelo menos para a maioria das pessoas - neste tipo de corrida, em que a velocidade é mais baixa e a exigência da técnica bem maior. Isso demonstra um crescimento da modalidade e um maior interesse dos corredores nas corridas de montanha.
Que as disputas no futuro seja cada vez mais acirradas.
KTR Series 2014
30Km - Masculino
1 - Ernani de Souza - 04:11:06
2 - Francisco Santos - 04:23:15
3 - Ivan Pires - 04:30:30
30Km - Feminino
1 - Leticia Saltori - 04:30:32
2 - Tessa Roorda - 04:40:04
3 - Adriana da Silva - 05:24:37
15Km - Masculino
1 - Luiz de Barros Bastos - 02:47:37
2 - Marco Aurélio Piazza - 03:06:49
3 - Eduardo Bausas - 03:07:07
15Km - Feminino
1 - Marina Richwin - 03:04:17
2 - Endy Bahia Arthur - 03:31:26
3 - Greiziele Lima Silva - 03:42:02
Assista ao teaser do evento:
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website