Estar em uma corrida de expedição exige muito trabalho e dedicação por parte das equipes, portanto o retorno de algumas das melhores do mundo pela segunda vez é um grande voto de confiança para os organizadores. A Kinetic Gear, organizadora do Expedition Africa, teve 4 equipes internacionais retornando para o 'Wild Coast 2014': Haglofs Silva (Suécia), Tecnu (EUA), Beast of Ballyhoura/V Graph (Irlanda) e R'ADYS (Suíça).
Além delas, esteve presente a neozelandesa Seagate, vencedora da Godzone Adventure este ano e equipes vindas da Austrália, Belgica, Canadá, Russia, França e Costa Rica. No total a corrida contou com a presença de atletas de 17 países em 40 equipes.
A base da prova foi no Port Edward Resort e o percurso se aproveitou da região costeira para a largada, com as equipes entrando no oceano com seus caiaques para a o primeiro estágio. As grandes ondas foram o primeiro teste para as equipes - muitas foram arremessadas ao mar e precisaram de diversas tentativas antes de vencer a arrebentação.
Das 40 equipes que largaram apenas 15 fizeram o percurso completo nos 6 dias oficiais de prova.
A Seagate foi lider absoluta da prova e foram alcançados pela Haglofs Silva e Tecnu Adventure na última transição, mas os neozelandeses gerenciaram muito bem sua corrida e optaram por dormir antes do mountain bike final de 230 quilômetros até a chegada. As horas extras de descanso garantiram que se mantivessem à frente do grupo e cruzassem a linha de chegada em 3 dias, 8 horas e 56 minutos, em sua segunda vitória no AR World Series 2014.
A Haglofs Silva ficou em segundo lugar e a Tecnu, em terceiro. A disputa entre as equipes sul-africanas ficou com as Painted Wolf, que terminou em 4º lugar, à frente da Cyanosis, Olympus e Merrel Adventure Addicts.
Uma corrida para se lembrar - Para todos os envolvidos foi um evento memorável, não apenas pelas praias espetaculares, canions com uma mata densa, cachoeiras impressionantes e campos abertos, mas também pelo contato com a população local no meio do percurso.
"Fico emocionado pensando sobre a corrida", disse Adrian Saffy. Integrante da equipe Bloemfontein, Saffy participou de todas as edições da Expedition Africa. "Os locais nos aceitaram em suas cabanas e nos deixaram dormir em suas camas. Eles se recusavam a nos deixar sentar no chão e insistiam em colocar colchões para que pudemos descansar. Eles desciam até vales para pegar laranjas e também compartilhavam sua preciosa água de poços quase vazios".
Nathan Fa'avae deu seu voto de confiança à prova. "A paisagem e as pessoas serão inesqueciveis. O percurso foi duro, com alguns trechos muito dificeis. As estradas nesta parte da África do Sul são uma loucura, nada de zig-zag, apenas uma reta. A organização foi fantástica e com certeza é um dos melhores eventos do ARWS".
A próxima corrida do AR World Series será a Untamed New England a partir do dia 17 de junho.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website