O Festival Aventura Paraty 2014 acontecera no sábado dia 16 de agosto e vem trazendo novidades. Serão duas competições esportivas no mesmo dia, com os já tradicionais filmes de aventura na Praça da Matriz finalizando o evento.
A Paraty Multsiport Spirit é uma prova multiesportiva que une canoagem, corrida de montanha e mountain bike. Este ano haverá a inclusão de mais uma modalidade – o Stand Up Paddle. Os atletas terão diversas opções de categorias para participar deste que é muito mais que uma prova de endurance ou um teste de aptidões físicas de aventureiros em busca do melhor tempo possível.
Para facilitar a participação de todos nesta luta, foram criadas diversas categorias e sub-categorias, buscando aproximar os entusiastas, amigos e familiares não tão preparados para grandes desafios, a sentirem gradualmente como é a sensação de praticar esporte ao ar livre. Os trechos tem entre 4 e 12 quilômetros de distância, possibilitando a participação de todos.
Seguindo a política do "faça chuva ou faça sol" os participantes poderão correr, remar e pedalar os 40km sozinhos. Podem também em duplas remar caiaques duplos por 10km, em seguida revezar os trechos de corrida e bike (cada um faz um trecho e um faz o apoio do outro), e finalmente poderão montar equipes de revezamento, com três integrantes, onde cada um faz uma modalidade da prova (totalizando 5 trechos – 2 de canoagem, 2 de bike e 1 de corrida). Quem não quer remar caiaque tem a opção de remar SUP também.
Já na categoria Pró o desafio será um pouco maior, com atletas remando 20km, correndo 20km e pedalando 20km em 6 trechos, totalizando 60km nas categorias Solo Open, Solo Feminino, Solo Master e Duplas Open. A diferença de quilometragem de ambos percursos será complementada por um trecho de corrida realizado nos entornos do centro de Paraty e de 10km a mais na canoagem oceânica, realizada na baía de Paraty.
Para fazer a prova o atleta / equipe deve trazer a bicicleta e ser responsável pelo próprio caiaque / SUP. Estes podem ser alugados na cidade ou com fornecedores de São Paulo, Santos e Angra dos Reis. Os valores de locação variam de R$40 (para caiaques recreacionais) passando por R$100 (caiaques turismo) e até mais – para caiaques performance (incluindo frete de apoio na prova). Apesar da dificuldade em promover a prova com caiaques gerenciados pelos atletas, a organização almeja desenvolver a modalidade canoagem - ainda muito limitada no país – bem como conscientizar os atletas das dificuldades e dos custos da operacionalização de eventos com embarcações padronizadas.
Haverá medalhas para todos os que cruzarem a linha de chegada, troféus para os 3 primeiros colocados das diversas sub-categorias, brindes dos patrocinadores. No final do evento será servida uma mesa de frutas e pães integrais da Padaria Integrale, de Ubatuba, e delícias da Bananinha Paraibuna.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website