Não havia muita neve e o frio não estava tão intenso, mas a edição 2014 do Desafio Aysén Invernal foi tão dificil quanto as corridas anteriores. Um dos fatores diferenciais este ano foi a navegação, que exigiu mais atenção no estudo do mapa. Duplas do Uruguai, Argentina, Equador, Colômbia e Chile se encontraram em Coyhaique, capital da região de Aysén, para dois dias de corrida pelas estradas, trilhas, lagos e montanhas do entorno.
"Creio que a corrida foi realmente dificil. A orientação foi mais relevante e quem navegou bem ou leu bem o mapa teve êxito porque foram mais meticulosos. Duas equipes fizeram todos os postos de controle e aqueles que não puderam saíram com um pouco de frustração, mas também com um pouco de aprendizagem que precisam trabalhar melhor os mapas e que a corrida não é apenas o fisico a força ou a técnica", disse Pancho Vio.
E cada vez mais os coyhaiquinos marcam presença na Carrera + hermosa do Chile. "Quatro anos atrás não havia corrida de aventura aqui e na primeira edição havia uma equipe (local). Agora temos 23 equipes!", disse o organizador Francisco Vio.
Isso é resultado de um trabalho com muita dedicação e com visão a longo prazo, que busca desenvolver não somente a região, mas também as pessoas que vivem ali, estimulando a prática esportiva em meio à natureza aproveitando os imensos recursos naturais disponíveis.
Apesar de ter a participação de equipes estrangeiras e atletas de renome internacional, as diferentes categorias permitem que pessoas com o mínimo preparo fisico possam correr.
A porta de entrada é a categoria Silvestres, com menos postos de controle e somente trekking e mountain biking (não fazem a canoagem). O passo seguinte para quem se sente mais confiante na navegação e está apto a remar é a categoria Aventureros, para então chegar na disputa com os mais experientes na categoria Expertos. A diferença entre as duas últimas fica em relação à quantidade de postos de controle - sendo alguns opcionais que davam bônus - e a dificuldade em alcançá-los.
Um exemplo da entrada de novos participantes foi a dupla Los Patagones, formada por Ines Carrasco e Hugo Castañeda. Ambos trabalharam em edições anteriores do Desafio Aysén como voluntários e desta vez encararam o outro lado da corrida na categoria Silvestres.
A base do evento foi montada no Hotel Diego de Almagro, onde aconteceram o check-in e briefing técnico pré-prova. Na manhã de sábado os atletas foram transportados até o local da largada próximo ao Lago Frio. Todas as categorias partiram juntas e se dividiram às margens do lago, onde a Expertos começavam a canoagem e os Aventureros e Silvestres seguiam em direção ao Cerro El Fraile. Depois as modalidades se invertiam com os Aventureros remando e os Expertos fazendo trekking pelos cerros El Fraile e Mackay antes de pegar as bicicletas.
O primeiro dia terminou na Casa Tropera, uma fábrica de cerveja artesanal onde os participantes puderam degustar os diferentes tipos de bebida oferecidos pela casa.
O dia seguinte começou cedo com largada de bicicleta no Hotel Diego de Almagro e a subida até o Cerro Cinchao, passando por belos bosques de Lengas.
A última montanha que subiram foi o Cerro Cinchao
A chegada aconteceu no Paseo Horn, no centro da cidade de Coyhaique, e foi ali que o atleta Rodrigo Muñoz Peñaloza preparou uma surpresa para sua dupla Carola Puschel Gonzalez em casamento logo ao cruzar o pórtico, passando a ser não apenas sua companheira de equipe mas para sua vida toda. E para quem ficou curioso, a resposta foi SIM.
Entre as duplas Expertos Mixtos, a vitória ficou com os argentinos Oscar Ferre e Mabel Ramirez, da Black Rock. "Estivemos em dois dias de corrida exigente sobretudo o primeiro dia, onde os tempos se extenderam bastante pela dificuldade do terreno e a neve. Calculamos chegar às 19h-20h e terminamos apenas às 22h. O segundo dia começamos com uma bike rápida e conseguimos uma vantagem de 3 horas sobre as outras equipes mistas e nos dedicamos a manter a diferença. Quando chegamos ao trekking nos reunimos (as equipes mistas) por conta do destino e como o resultado já estava definido, nos dedicamos a fazer o PC's que faltavam apenas desfrutando", disse Oscar.
Atletas próximo ao posto de controle no Cerro el Fraile
Magdalena Cordero, gerente da LAN, entre os noivos Carola Puschel Gonzalez e Rodrigo Muñoz Peñaloza
O Desafio Aysén é o evento com maior exposição (até o momento) do portfólio cada vez maior dos eventos organizados por Pancho Vio. Além das edições de verão e inverno, são organizadas também o Desafio Aysen Familiar no outono e primavera; Aysén Run (trail run); Pie Grande, uma corrida com raquetes de neve no centro de ski El Fraile; e para fechar, o Tetra Coyhaique, um evento multi-esportivo que une trekking, mountain bike, canoagem e esqui.
"A idéia é que com o desenvolvimento do Desafio Aysén, os voluntários e conhecimento adquirido, podemos fazer corridas para pessoas distintas em toda época do ano e estimular o esporte na natureza. (Na região) onde estamos, 50% do território é parque nacional. Isso é o nosso melhor capital e temos que usá-lo porque vivemos aqui e também convidar pessoas para desfrutar da neve, da chuva, do sol e buscar que a familia possa participar", explica Pancho Vio.
"Já escutei crianças de 7, 8 anos dizendo que seu sonho é correr o Desafio Aysen. Esse é um esforço que, se mantivermos, permitirá que tenhamos grandes esportistas no futuro."
Classificação Final
Expertos Varones
1. Fedeme-Orienta Ecuador
2. Aventuraysen.com
3. Regimiento Reforzado 14 Aysén
Experto Mixtos
1. Black Rock
2. Lippi Tamarugal XC
3. The North Face Colombia
Aventureros Mixtos
1. Aventura Cochrane
2. Nehuen Pillan
3. Carancho Cordillerano
Aventureros Varones
1. Aventuraysen V2.0
2. LAN
3. Rosasbarras
Silvestres Padres-Hijos
1 - Los Granjieros
2 - Los Peréz
Silvestres Adultos
1 - Grandecelis
2 - Amanecer
3 - Prodemu
Para ver a galeria completa de fotos, clique aqui
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website