No último domingo (25/01), enquanto a maioria estava comemorando o aniversário de São Paulo, a equipe Lagarto Negro se apresentou em peso para participar da corrida de aventura North Adventure. A Lagarto Negro era composta por mim e o Edgard, a Lagarto Negro II tinha o Thiago e a Luciana a qual participava pela primeira vez de uma corrida de aventura, mas tinha alguma experiência em provas de enduro, e, pela primeira vez participando de uma competição estavam nossas namoradas, a Juliana (minha) e a Suzana ( do Edgard), formando a equipe Lagartinhas.
Cada um com seu objetivo, dada a largada, eu e o Ed já saímos a toda. Passados uns 500 metros, o Edgard entrou na água, enquanto eu segui por uma trilha para encontrá-lo do outro lado do lago. Não acostumado com essa modalidade, apesar de ter sido um dos primeiros a cair na água, o Edgard só conseguiu sair junto com o pelotão intermediário, exausto. Fomos em ritmo leve até ele se recuperar, quando então resolvemos apertar o ritmo. Chegamos no PC1 em sexto lugar e junto dos primeiros colocados. Fomos em direção o PC virtual sem problemas e em ritmo de corrida. Seguimos em direção ao terceiro PC por um caminho entre os eucaliptos, seguindo para o PC4 e PC5 por caminhos muitos bonitos, porém sem poder aproveitar muito devido ao ritmo acelerado.
Para chegar ao PC6 tivemos que passar por um belo lago. De lá seguimos rápido para o PC7 / AT1, onde pegamos as bicicletas, na terceira posição. Passamos pelo segundo PC virtual, até que, pela primeira e única vez durante toda prova cometemos um erro de navegação pasando pela entrada do PC9 e demorando cerca de meia hora entre perceber o vacilo e voltar para o caminho correto. Apesar de parecer pouco, foi tempo suficiente para chegarmos no PC9 em vigésimo quarto lugar!!! Perdemos quase vinte posições em 30 minutos!! Nesse momento o desânimo bateu forte, porém sabíamos que ainda dava tempo para uma recuperação, ainda que parcial. Então partimos pedalando forte para o PC10, seguindo por um emocionante downhill com muitas erosões, onde ainda tive uma pequena queda.
Seguimos para o PC11, pela estrada de terra, onde tivemos que enfrentar uma subida bastante forte. Deixamos as bicicletas no PC11 e pegamos o cavalo para uma modalidade nova para nós: o ride n' run. Apesar da novidade não encontramos grandes dificuldades em nos entender com o animal, ainda mais por ele estar acostumado com o trajeto, pois a fazenda que emprestou os cavalos aluga os animais para esse mesmo trajeto que tivemos que fazer. Isso nos dispensou a preocupação com a navegação e revezamos uma vez quem ia em cima do animal, passando pelos PCs 12 e 13. Finalmente, entregamos o cavalo no PC14 e partimos à pé em direção ao PC15 que, por sinal era a chegada.
Nesse trajeto mantivemos a nossa posição e terminamos em décimo lugar no geral e em sétimo na nossa categoria. A equipe Lagarto Negro II terminou em um belíssimo e surpreedente sétimo lugar na catgoria que estavam competindo (mista), pois foi a primeira corrida da Luciana. E a equipe Lagartinhas, marinheiras de primeiríssima viagem, mostraram garra e força de vontade completando a prova depois de mais de 6 horas depois da largada.
Então parabéns para todos nós: Eu, Edgard, Thiago, Luciana, Juliana e Suzana Bom para finaliizar quero agradecer o pessoal da North Adventures pela excelente organização e o Beto pelo trajeto escolhido e pelas modalidades escolhidas, principalmente a natação e o ride n' run que só estão presentes em provas de média e longa duração, quando estão.
Até mais!!
Pin Jr.
Dia 12/01, segunda-feira. Depois de conversar com os outros 2 integrantes da Lagarto Negro (Pin e Edgard), já inscritos na prova, decidi participar da primeira etapa do circuito North Brasil de mini corrida de aventura. Meu objetivo era de começar a ganha confiança com o mapa e a bússola na mão, já não teria a ajuda do Pin (navegador da Lagarto Negro), que faria dupla com o Edgard. Esta era uma boa oportunidade para isso, já que seria uma prova curta onde a navegação exigiria muita atenção, devido à velocidade com que as equipes se deslocariam. Cada erro custaria algumas posições. Agora só faltava arranjar um(a) parceiro(a). Liguei para uma amiga (Luciana) que sempre mostrou interesse em participar de corridas de aventura... ela aceitou na hora! Iria ser sua primeira prova e ela estava bastante empolgada. Comecei então a preparar os materiais necessários (bike, colete, primeiros-socorros,...) e fiz a inscrição da equipe Lagarto Negro 2. Agora estava tudo certo, as equipes Lagarto Negro 1 (masculino), Lagarto Negro 2 (mista) e Lagartinhas (feminina) estavam com a sua presença confirmada! O interessante é que dos integrantes, só os homens tinham experiência em corridas, as mulheres estavam todas em sua primeira participação.
Dia 24/01, sábado.
Chegam em Campinas o Pin (Lagarto Negro 1) e a Juliana (Lagartinhas), vindos de São Paulo. Nos encontramos em meu apartamento e esperamos pela chegada da Luciana (Lagarto Negro 2), que vinha de Americana. Fomos até a North Brasil para pegar os mapa e os kits. Lá encontramos com o Beto, integrante da equipe 100estress, que estava participando da organização. Ficamos um bom tempo conversando e voltamos para casa, para arrumar os materiais. Já era meia-noite quando o Edgard (L.N. 1)e a Suzana (Lagartinhas) chegaram, e nós ainda estávamos arrumando as coisas. Fomos dormir.
Dia 25/01, domingo
Acordamos cedo. Saímos de Campinas às 7:30 e, após uma “navegação” difícil por Valinhos, chegamos em Vinhedo. Deixamos as bikes no AT e fomos para a largada.
Após um curto trecho de corrida, caí na água para a travessia da represa enquanto a Luciana deu a volta por uma trilha. Nos encontramos e saímos para o trekking. Passamos bem pelo PC 1 e seguimos para o 2, virtual. Seguimos pela trilha sozinhos (até parecia que estávamos perdidos!!) até o PC 5, quando nos encontramos com mais algumas equipes.
Chegamos no PC 7 / AT 1 e pegamos as bikes. Por enquanto estava indo tudo bem, exceto por um mal estar que senti que obrigou minha equipe a apenas caminhar entre os PCs 3 e 4. Saímos para pedalar. Passamos pelo PC 8 (virtual) e começamos a descer em direção ao PC 9. Neste momento começamos a nos encontrar com equipes que perderam o PC virtual e estavam voltando. A Luciana estava mandando muito bem, nem parecia que esta era a sua primeira prova! Passamos pelo PC 9 e seguimos para o 10. Desta vez nos encontramos com uma equipe que tinha perdido os PCs 8 e 9!!! Dei uma explicação a eles e seguimos em frente. Chegamos na linha do trem. Neste momento a minha maior preocupação era com os pneus das bikes. Estávamos pedalando sobre um chão de cascalhos e eu rezava para não furar nenhum pneu. Ufa,chegamos ao PC 10! Assinamos e saímos rápido, agora o pedal estava rendendo, pois o chão não era mais de cascalho, e sim de terra batida. No caminho para o PC 11 encontramos com mais uma equipe perdida, procurando o PC 8!!! Após uma rápida explicação seguimos rumo ao PC 11. No meio do caminho paramos no PC 14 apenas para pegar água.
PC 11 / AT 1. Deixamos as bikes e iniciamos o Ride`n Run. Agora faltava pouco. Achei que esta seria a parte mais desgastante da prova, já que seria duro correr ao lado do cavalo. Mas para a minha surpresa não foi. Nosso cavalo não gostava de descidas e, do PC 13 até o 14 tive que para algumas vezes para esperar o cavalo me alcançar!! Deixamos o cavalo no PC 14 / AT 2, jogamos fora toda a água que estávamos carregando e partimos para a linha de chegada (PC15). Seria um trecho rápido de trekking. Pegamos a estrada de terra e, logo no começo pude ver o PC 15. Peguei o mapa e vi que poderia arriscar um corte pelo mato. Não havia trilha, o PC estava lá na frente e o caminho parecia ser bem mais curto do que as duas alternativas que eu tinha marcado no mapa. Passamos por uma cerca e seguimos em direção ao PC 15. No meio do caminha a Luciana foi picada por uma aranha, o que a deixou com uma dor muito forte na coxa direita. Paramos por apenas alguns segundos e, determinada, ela correu os últimos metros até a chegada.
Ao cruzarmos a linha de chegada a Luciana já tinha esquecido a dor na perna e era só alegria. Alegria que se tornou maior ainda após saber que tínhamos chegado em sétimo lugar na nossa categoria e em vigésimo primeiro no geral, entre 75 equipes.
Parabéns Luciana, parabéns Lagarto Negro 1, parabéns Lagartinhas e, parabéns para a organização que com muita competência organizou uma excelente prova.
Abraço para o Togumi que foi a pessoa que eu mais vi durante a prova, sem contar a minha dupla, é claro!
Thiago / Lagarto Negro 2.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website