Texto traduzido com autorização da autora Suzana Avella - psicodeporteando-susanaavella.blogspot.com.ar
Um corpo tenso é um corpo curto. Seja qual for o esporte que pratique, isso requer um corpo relaxado, distendido, que flua em seus movimentos. Assim como o metal se contrai e dilata de acordo com a temperatura a que seja exposto, nosso corpo é impactado pelo que foi experimentado durante o dia e a vida cotidiana oferece multiplas oportunidades para que nosso corpo se vá "encurtando" com o passar das horas: problemas com o trabalho, conflitos conjugais e familiares, noticias em geral, caos no trânsito, etc. A vida esportiva competitiva também faz sua parte: o momento em que se aproxima uma competição importante, conflitos com o treinador ou companheiro de equipe, gestos esportivos que não saem, tempos que não se ancançam, etc.
Se quer tirar proveito de cada seção de treinamento, "não se meta" a treinar o corpo assim com vem da rua, de uma reunião dificil de trabalho, de uma discussão doméstica, etc. É aconselhável ir fazendo "cada vez" que inicie uma seção de treinamento, a rotina de guardar alguns minutos para entrar nesse novo espaço da maneira mais idonea possivel.
O passos a serem seguidos são:
1. Sentar ou enconstar em um lugar comodo e tranquilo. Fechar os olhos para silenciar "o lado de fora" e favorecer a conexão com você mesmo;
2. Respirar relaxada e profundamente;
3. Tomar consciência do que passou durante o dia, o bom e o ruim. Reconhecer os diferentes graus de tensão que pode ter nosso corpo. Há regiões do corpo ou musculos que tenham mais tensão que o necessário para a atividade que está para começar?
4. Se houver, fazer exercícios de tensionar e relaxar para proporcionar a tensão necessária, sempre respirando profundamente;
5. Quando se alcança a harmonia requerida, abrir o olhos lentamente e começar a abandonar a posição de relaxamento para iniciar o treinamento.
Quando esta rotina se converter em hábito antes dos treinamentos, pode-se utilizar na véspera das competições. É conveniente combiná-la com o aquecimento fisico.
Para concluir, "qual o beneficio de realizar essa atividade?"
- Se inicia sua atividade esportiva com um corpo tenso e portanto, curto, vai necessitar mais passos, braçadas, pedaladas para conseguir o mesmo resultado
- Um corpo tenso é igual a corda de uma guitarra, é um corpo mais propenso a se "romper".
Compartilha um video de Asafa Powell no Campeonato Mundial de Osaka 2007:
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website