No ultimo dia 31 de janeiro ocorreu a primeira etapa do Circuito Paulista de Aventura, na cidade de Lindóia, dividida nas categorias HARD (50 km) e LIGHT (25 km). Das 30 equipes inscritas no geral apenas 2 equipes na HARD e 3 equipes na LIGHT conseguiram terminar a prova passando por todos os PCs e mais 17 equipes completaram a prova deixando de passar por algum PC. Utilizando-se de um mapa totalmente atualizado da região, as equipes largaram para um trecho de Mountain Bike que exigiu muito fisicamente das equipes, entretanto a navegação neste trecho não era muito complicada. As duas categorias percorreram o mesmo caminho até o PC1 que ficava a 250 m de altitude acima da largada e a pouco mais de 2,5 km. Sem dúvida uma subida e tanto. Depois do PC1 as duas categorias seguiram caminhos diferentes: a HARD passou para um trecho mais técnico e com uma navegação um pouco mais complicada, enquanto a LIGHT enfrentava um down hill radical.
No PC3 a equipe REPUBLICA DA LAGOA, formada por adolescentes, passou para o treeking em primeiro lugar. A segunda colocada, GESNER, só apareceu 8 min depois e na seqüência, ao mesmo tempo, chegaram GAIA e a carioca MÃO DE PEDRA. A primeira equipe LIGHT a aparecer foi a O CURUPIRA PIRO. Surpreendentemente equipes experiêntes tiveram dificuldades neste trecho, chegando atrás de equipes estreantes.
Do PC3 ao PC4 as duas categorias subiram o mesmo morro, só que a LIGHT seguiu por uma estrada secundária enquanto a HARD dava inicio a um trecho de orientação clássica pelo campo aberto e matas da encosta do morro. Já se esperava muita dificuldade neste trecho, dificuldade essa que aumentou quando dois dos quinze prismas sumiram durante a prova. A partir desse momento somente as equipes cujos navegadores tinham experiência em orientação prosseguiram no trecho. As demais equipes resolveram abandonar a orientação e seguiram diretamente para o PC4. MÃO DE PEDRA e THE HUNTER'S (ambas do Rio de Janeiro) disputaram a liderança desse trecho até o ultimo prisma, sendo que a MÃO DE PEDRA levou vantagem no ultimo prisma. Atrás seguiam outras equipes no trecho de orientação, com destaque para a TURMA DO ERICK, estreante em corridas de aventura, que conseguiu localizar todos os prismas disponíveis da prova. Essa modalidade de Orientação é pouco conhecida dos corredores de aventura, pois não se limita a se definir se esta ou aquela trilha é a correta, existe a necessidade de se orientar através das curvas de nível e azimute, fato este que gerou a desistência de uma série de equipes neste trecho.
No Pc4 as equipes voltaram para as bikes, um trecho bem leve para a LIGHT e pesado para a HARD com orientação difícil e foi quando a maioria das equipes que estavam nesse trecho pegaram uma tempestade que caiu sobre a região com ventos de mais de 100 km/h, causando uma série de estragos. As equipes que chegavam ao PC4 após as 17:00 h eram orientadas a seguir diretamente para o PC6. No PC 7 as equipes deixaram as bikes atravessaram o rio a nado e partiram para o último trecho de trekking. Como o trecho de natação no rio era livre, a equipe O CURUPIRA PIRÔ que liderava a prova LIGHT aproveitou a chuva e desceu boiando o rio quase até o ponto de corte do rio, onde se encontrava o DUCK da organização, para garantir que nenhuma equipe passasse daquele ponto do rio e chegasse as corredeiras. As equipes que completaram a prova passando por todos os PCs chegaram ao Rapel quando já era noite. No total 7 equipes fizeram o rapel na mais completa escuridão, e seguirm para um pequeno trecho de trekking até a chegada. Foram quase 12 horas de prova para as equipes lideres.
Colocação GERAL
1 MÃO DE PEDRA
2 THE HUNTER'S
3 TURMA DO ERICK 2
4 GAIA
5 REPUBLICA DA LAGOA
6 GUARANIS
7 GÁS
8 SANCAVENTURA
9 FULL POWER
10 DOJÃO
11 ZANETI MOTOS
12 GESNER
13 CONFRARIA DOS PANGARÉS
14 LOUCOS POR NATUREZA
15 URSO VERDE
16 LOUCOS POR NATUREZA 1
17 WACON
18 LION
19 ATLAS
20 JEWELS
21 BACTÉRIA TEAM - não correu
LIGHT
1 O CURUPIRA PIRÔ
2 SOCORRO
3 GUARINI
4 TURMA DO ERICK 1
5 HORUS
6 PORTAL AVENTURA
7 REBOCADOR
8 INTEGRAL
9 COLOSSUS
10 TEXMEX
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website