Prisma\Ciclonatur vence segunda prova da Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2003/2004

Por José Charrua - 26 Fev 2004 - 00h53

A primeira prova do Portugal Eco Aventura deste novo ano ficou marcada por um novo recorde de nada mais nada menos do que 58 equipes que elevaram para cerca de 240 o número de participantes. Esta prova, o pM Aventura – Trilhos de D. Dinis, foi a segunda da temporada 2003/2004 da Taça de Portugal de Corridas de Aventura e suplantou assim o registo de participantes conseguido na prova anterior realizada na região galega do Xurés.


Foto: divulgação/Portugal EcoAventura
Esta dura competição realizou-se nos passados dias 7 e 8 de Fevereiro e iniciou-se nas faldas das Serras d'Aire e Candeeiros, extendendo-se até as areias das praias da Alta Estremadura, passando também pelos vales do rio Lis e pelas Matas Nacionais, uma região que possui uma grande tradição nos desportos de aventura. A prova iniciou-se bem cedo no Sábado, dia 7 de Fevereiro, na vila de Alvados, e a etapa inicial provocou logo um "abanão" nas equipes concorrentes, uma vez que a equipe era forçada a dividir-se ao meio para conseguir os tão desejados PC's. Esta etapa contou com 4 participantes por equipe (dois a pé e dois de Mountain bike), sendo muito estratégica e tendo, por exemplo, um interessante ponto que requeria a entrada numa gruta através de cordas. Uma etapa com tempo muito apertado, que obrigou a um esforço adicional de muitas equipes para se conseguirem classificar sem penalizações.

Praticamente sem descansar, partiu-se para a segunda etapa, um percurso em orientação pedestre muito difícil e com um PC em que era obrigatório a realização de um rapel e de uma ascensão por escada. Estas manobras de cordas foram realizadas num antigo túnel que possuía um caminho de ferro de transporte de minério, causando momentos de grande beleza. Depois da chegada à bonita vila de Porto de Mós e da passagem por mais um PC localizado no castelo desta localidade, as equipes partiram para uma etapa de Mountain Bike, em que para realizar um dos PC's tinham de superar uma dificil parede de escalada no Reguengo do Fetal, seguindo-se mais uma exigente etapa pedestre e Mountain Bike, vulgo Run & Bike, que terminou mesmo em frente ao imponente Mosteiro da Batalha.

A ligação da Batalha a Leiria foi assegurada por uma etapa de 17 km em Mountain Bike mais 4 km pedestre, realizando-se logo de seguida uma etapa de Orientação Urbana Noturna (Score 100) que provocou grande curiosidade na população da bonita cidade de Leiria. O primeiro dia de prova terminou depois desta etapa, mas o descanso não foi muito, pois logo às 6 horas da manhã de Domingo já a primeira equipe partia para uma etapa em Road-Book que levou os participantes de Marrazes a Monte Real. A entrada no Pinhal de Leiria fez-se após mais uma etapa de Orientação Pedestre. Depois as equipes chegaram à Lagoa da Ervedeira para uma etapa de Canoagem com um percurso Pedestre onde efetuaram alguns jogos de Dinâmicas de Grupo. Umas das etapas mais longas e duras desta prova foi a 10ª etapa que partiu da Lagoa da Ervedeira e que teve a distância máxima de 16,5 km de Orientação Pedestre e ainda de 18 km de Orientação em Mountain Bike. A última etapa, de Orientação Pedestre, terminou nas Piscinas de São Pedro de Moel com um espetacular slide de frente para o mar.

Esta dura e competitiva prova foi vencida pela detentora do título da temporada passada, a equipe Prisma/CICLONATUR, que mais uma vez demonstrou todas as suas qualidades, seguindo-se a equipe caracoisdodeserto.com que tinha já vencido a primeira prova desta temporada que se realizou no Xurés. Num excelente terceiro lugar ficou a UTL Aventura logo seguida das equipes do Clube de Praças da Armada/TATONKA e Portuguese Spirit.

Mais informações: www.portugalecoaventura.pt

José Charrua
Por José Charrua
26 Fev 2004 - 00h53 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais