Aventura do Inverno à Primavera na terceira etapa do Circuito Portugal EcoAventura

Por - 26 Mar 2004 - 17h24

No passado fim de semana, dias 20 e 21 de Março, o município do Fundão acolheu a caravana do Portugal Eco Aventura para a terceira corrida de aventura da Taça de Portugal de Corridas de Aventura do Portugal Eco Aventura. Esta prova foi organizada pelos clubes de praticantes EcoAtitude - Corridas de Aventura e Portuguese Spirit, contando com o alto Patrocínio da Câmara Municipal do Fundão.

Fotos: Portugal EcoAventura/divulgação


A transição do Inverno para a Primavera foi feita de uma forma diferente, juntando muitos participantes para uma prova marcada pela boa organização e pelas dificuldades impostas pela mesma às equipes participantes. A ajudar a tudo isto o primeiro dia de prova e último do Inverno foi um autêntico dia de Verão com o Sol a brilhar todo o dia e com as temperaturas a atingirem seguramente os valores mais altos deste Inverno. As condições naturais do município do Fundão são fantásticas para atividades deste tipo, em que os participantes tiveram de percorrer um total de cerca de 170 km num sobe e desce quase constante que teve mais de 3000 m de subidas acumuladas.

As equipes começaram a prova bem cedo no Sábado de manhã e tiveram de enfrentar uma etapa de Score 100 com multiatividades que decorreu na cidade do Fundão. Para somarem os 100 pontos as equipes tiveram de ultrapassar alguns obstáculos e jogos.

Logo de seguida, as equipes partiram para uma etapa de Orientação em Mountain bike que ligou o Fundão à localidade de Barco, bem junto ao rio Zêzere. Apesar dos 23,7 km de distância máxima, algumas equipes conseguiram realizar todos os PC's e partiram com motivação para a 3ª etapa: Run & Canoe com Obstáculos, que consistiu num percurso no rio Zêzere com dois elementos a progredirem de caiaque em simultâneo com um percurso pedestre com obstáculos (Tirolesa e Rappel) efetuado por um terceiro elemento. Sensivelmente a meio do percurso havia um ponto que os três elementos teriam de controlar em simultâneo. A Tirolesa foi efetuada sobre o rio e o Rappel numa ponte junto à chegada, na freguesia de Silvares. Mais uma vez algumas equipes conseguiram realizar todos os PC's da etapa, o que augurava uma prova muito competitiva.

Partindo de Silvares, com um primeiro PC numa escadaria no centro da vila, os participantes entraram numa etapa de Orientação Pedestre que terminaria na localidade de Lavacolhos. Esta etapa permitia às equipes realizarem um máximo de 6 PC's, o que algumas conseguiram, não obstante o percurso ser de 12,4 km e de dificuldade acentuada, havendo logo de seguida a partida para a 5ª etapa, uma das mais duras de toda a prova. Os participantes saíram de Lavacolhos para 24,7 km de Orientação em Mountain bike, com a obrigatoriedade de controlar um PC onde foram efetuadas verificações de material, que fez com que as equipes em falta perdessem alguns preciosos PC's essenciais à classificação final. Apesar da beleza dos locais onde se realizou esta etapa, a opinião dos participantes foi quase unânime: uma etapa muito dura.

Chegados à localidade de Enxabarda, iniciou-se a 6ª etapa, Run & Bike de ligação ao Fundão, com a dificuldade acrescida de a luminosidade ser já reduzida para as equipes que partiram mais tarde. Mesmo com a distância máxima de quase 21 km, algumas equipes realizaram a totalidade dos PC's desta etapa: 7. Depois da chegada ao Fundão junto ao Pavilhão Multiusos, as equipes foram neutralizadas até às 20:30, hora em que se deu a partida da primeira equipe para uma etapa noturna de Run & Bike. Nesta etapa, com partida e chegada ao Fundão, estiveram 4 elementos em prova, sendo que tiveram apenas disponíveis duas Mountain bike para se organizarem, uma vez que estes elementos iriam andar separados em dois pares. Estes pares tiveram de controlar PC's em paralelo, sincronizados pelo tempo apostado no início da etapa. Tudo isto trouxe enormes dificuldades às equipes não havendo nenhuma que realizasse os 11 PC's possíveis desta etapa.

Depois de uma curta noite de descanso no Fundão, a prova reiniciou-se já na Primavera na localidade de Alpedrinha. A 8ª etapa ligou esta localidade à lindíssima aldeia histórica de Castelo Novo e proporcionou aos elementos participantes e não só momentos de grande beleza. Novamente algumas equipes conseguiram realizar todos os PC's, mesmo sendo uma etapa de 27,8 km de Orientação em Mountain bike. A última etapa, talvez a mais difícil de todas, ligou Castelo Novo ao Fundão, tendo os participantes de atravessar a Serra da Gardunha em Orientação Pedestre. Esta etapa contou com um local de passagem obrigatória onde as equipes, para conseguirem mais um PC, tiveram de realizar um Slide num dos pontos mais altos da Serra com uma vista fabulosa como pano de fundo. Depois do cansaço acumulado do dia anterior, muitas equipes não conseguiram realizar esta etapa e chegar mais uma vez ao Fundão. Apesar de tudo a opinião foi de que esta última etapa passou por locais lindíssimos da Serra da Gardunha com uma vista muito especial.

Todas as informações deste Troféu Fundão Aventura 2004, programa, etapas, equipes participantes e classificações estão disponíveis em www.portugalecoaventura.pt, assim como todas as informações adicionais do Portugal Eco Aventura.

O almoço e cerimônia de entrega de prêmios realizou-se no Pavilhão Multiusos do Fundão e contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal do Fundão, Dr. Paulo Fernandes, com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Orientação e com o Coordenador do Portugal Eco Aventura, Alexandre Guedes da Silva que entregaram os prémios às equipes melhor classificadas. A equipe vencedora, o Clube de Praças da Armada/TATONKA, conta inclusive com um integrante local do Fundão. Em segundo lugar ficou a equipe Prisma/CICLONATUR, favorita à vitória, e no terceiro posto a equipa SPORTZONE/BERG. Lugares de destaque ainda para as equipes caracoisdodeserto.com, Megamedia, NUEVOMAR - FONGAS (equipe proveniente de Espanha), Clube BCP - B.O.R.K. e UTL Aventura.

O Troféu Fundão Aventura 2004, 3ª prova da temporada 2003/2004 da Taça de Portugal de Corridas de Aventura contou com o Patrocínio da Câmara Municipal do Fundão. Esta prova contou ainda com o apoio da associação Pinus Verde, das empresas Grau 5 - Turismo e Aventura e Fernandes Técnica e ainda das marcas Hero Muesly e Trikke.

O Portugal Eco Aventura é patrocinado pela marca The North Face e conta com o Patrocínio Institucional do Instituto Geográfico do Exército.

Por
26 Mar 2004 - 17h24 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais