Resultado final da primeira etapa do Circuito Carioca Adventure

Por - 07 Abr 2004 - 11h03

A cidade de Teresópolis sediou neste fim de semana, 3 e 4 de abril , a 1ª etapa do Circuito Carioca Adventure de corridas de aventura. A competição, que reuniu 190 atletas, constou de duas provas: uma curta, para os iniciantes, com 35km de percurso, e outra longa, para as equipes experientes que encararam o desafio de percorrer 105km divididos em trekking, mountain bike, canyoning, orientação e técnicas verticais. A competição foi realizada na Rodovia Teresópolis- Friburgo, especialmente na região dos Frades, em Vista Alegre, e nos arredores de Canoas e Vargem Grande. Tendo como pano de fundo o belíssimo complexo de rochas dos Frades, atletas de Brasília, São Paulo, Minas Gerais e Rio largaram de bike n'run até atingir a cachoeirinha. O relevo fortemente acidentado trazia a promessa de que muito suor seria exigido dos atletas. Após esse ponto, os atletas da prova longa seguiram de bike, enquanto os atletas da prova curta enfrentaram uma caminhada de 6 km.


190 atletas participaram da etapa Teresópolis.
Foto: Fernando Fernandes / 2 Produtora


Ascensão de 10m na prova curta
foto: Fernando Fernandes / 2 Produtora


Equipe Trotamundo (MG) foi a vencedora da prova longa
foto: Fernando Fernandes / 2 Produtora


Foram 35km na prova curta e 105km na prova longa
foto: Fernando Fernandes/ 2 Produtora

Na prova curta, formada por dois integrantes, os atletas seguiram 2,5 km de bike n'run e continuaram com 6,0 km de trekking, cruzando fazendas com o complexo rochoso dos Frades ao fundo. Voltaram para o bike n'run percorrendo 2,5 km e fizeram 2 km de canionismo descendo o Rio dos Frades. Um dos pontos altos da prova foi a atividade-surpresa: um dos atletas da equipe tinha que ascender em uma corda com 10 m de altura em ponte de cimento. Enquanto alguns atletas levaram menos de 1 min. para fazer a ascensão, outros não conseguiram ascender nos 15 min que eles tinham de tempo para realizar a tarefa.

Após esse perrengue, eles seguiram 1,0 km de trekking, 20 km de bike para chegar a Vargem Grande e mais 4 km de trekking. Esse trecho fez a diferença entre as equipes porque exigia um pouco de navegação. Nessa hora, a equipe Jump Redley de Teresópolis assumiu a liderança e chegou a Vargem Grande em primeiro lugar. Então, foi a vez da tirolesa, com 210 m. Parada para o plantio de mudas de árvores nativas e depois cruzar a linha de chegada. Das 31 equipes participantes, 26 completaram todo o percurso. A equipe Jump Redley, de Teresópolis, obteve a 1ª posição no masculino. Para Sérgio Góes, 29 anos, da Jump Redley, a prova foi forte com várias transições de modalidades, sendo a maior dificuldade encontrada na orientação:

- Encontramos dificuldades em dois pontos: entre o PC 1 e 2 e entre o PC 8 e a chegada. A prova exigiu muita agilidade e a maioria das equipes era muito rápida.

Já a prova longa foi bastante dura, onde o bom domínio das técnicas de navegação e um ótimo condicionamento físico foram condições imprescindíveis às equipes que completaram toda a seqüência. Das 28 equipes participantes, formadas por quatro integrantes, apenas 12 cruzarama linha de chegada. Aprova teve início com 2,5 km de bike n'run , seguindo com 12 km de bike - trecho bastante técnico com dowh-hill alucinante. O trekking de 8km foi realizado em mata fechada com navegação difícil - ligando a localidade do Buraco do Ouro com a Fazenda 2 bicos. Este trekking foi um dos pontos altos da prova.  Como o rapel de 160m nos 2 bicos foi cancelado, os atletas, então, subiram até o topo com pequenos trechos de "escalaminhada". A prova continuou com 2 km de canionismo - muito frio e medo para os atletas que fizeram essa etapa à noite. A etapa de canoagem também foi cancelada devido ao nível do rio que estava muito baixo. A prova teve prosseguimento com 30 km de bike até chegar à caixa de reabastecimento. Mais pedaladas: 10 km de bike até atingir a Fazenda São Sebastião, divisa de Cachoeiras de Macacu e Teresópolis. Este percurso foi realizado noite afora pelas estradas de terra de Canoas colocando à prova a perícia da orientação dos participantes, que tiveram somente como aliada neste desafio uma belíssima noite de lua cheia. As equipes continuaram com 3km de trekking em mata fechada com navegação complexa e finalizaram com 25 km de bike para a linha de chegada

A equipe Trotamundo de Minas Gerais liderou a prova de ponta a ponta, assegurando a 1ª colocação que foi garantida devido ao excelente domínio técnico de navegação de seus participantes. Para Guilherme Ballesteros, esta foi uma das corridas mais fantásticas que a Trotamundo já fez devido à técnica do circuito e beleza da região.

- Nós não erramos em nada e tínhamos uma vantagem grande em relação às outras equipes. Já no finalzinho, nós relaxamos um pouco e deu um cansaço. A nossa dificuldade maior foi no trekking inicial, mas superamos as dificuldades com calma. Para a conquista da nossa vitória a navegação do Richard foi o fator fundamental. Esta é a minha primeira corrida no Rio e gostei muito. Ganhar uma prova bonita destas foi o maior presentão – garantiu Guilherme.

Para Mariana Pontes Marques, 19 anos, única mulher na equipe Trotamundo, a atitude de união e o bom domínio da navegação garantiram a vitória:

- Não adianta uma boa preparação física e psicológica se você não tiver o domínio de navegação, pois sem ela você não chega a lugar algum. No final da prova bateu o maior cansaço e nós subimos a trilha empurrando as bikes o tempo inteiro. Um sono foi batendo, um cansaço físico foi batendo que, para chegar até aqui, nós tivemos que parar e dar uma descansada porque estava muito difícil continuar. Mas, só essa alegria de cruzar a linha de chegada e encontrar a turma toda aqui nos esperando compensa qualquer dificuldade – diz Mariana

Segundo o organizador do Circuito, Elmiro Mendonça, o roteiro foi traçado de modo a garantir uma prova divertida e dinâmica.

- A criatividade dos percursos é uma das marcas da Carioca Adventure, incluindo atividades surpresas que exigem dos atletas destreza para se adequar a situações novas. Criatividade, estratégia, controle emocional e espírito de equipe, além do conhecimento técnico básico de navegação e das modalidades envolvidas são os fatores fundamentais para o bom desempenho. – define Elmiro

Como nas etapas anteriores, o compromisso sócio-ambiental é marca da Carioca Adventure que inclui no percurso dos atletas o plantio de mudas nativas da região. Nesta etapa, também foi realizada a Campanha do Agasalho, destinada à comunidade carente.

Resultados

Prova Longa
Categoria Expedição

1º lugar – Trotamundo (Guilherme Ballesteros, Mariana Pontes Marques, Marcelo Mota e Richard Pethigal) - MG;
2º lugar – Rio off Road (Armando Pires, Cristiano Fonseca, Guilherme Figueiredo e Roberta Fonseca) - RJ;
3º lugar – Bike Box /Rapa Nui (Andréa Saad, Flávio Schmith, Nélson Leone e Sidnei Silva) - RJ.

Categoria Aventura

3M - (Márcio, Marcelo, Marcelo Cordeiro e Erica Miranda) - RJ

Prova Curta
Masculino
Jump Redley (Cassiano Ramos e Sérgio Góes) –Teresópolis - RJ

Feminino
Camelos 1 (Carolina Grillo e Patricia Medina) - RJ

Mista
1º lugar - Rapa Nui ( Paulo Roberto Arnel e Tânia Maria) - RJ;
2º lugar – Elementais (Fátima Amorim e João Paulo) - RJ;
3º lugar – Ganesha (Cláudia Abranches e Guilherme D´Angelo) - RJ

A 1ª etapa do Circuito Carioca Adventure 2004 tem o apoio de: All Track Bicycles, Ferrino, Le Canton, Lokal Bier, Nutrisport, On The Rocks, Posto Bonsucesso, Pró Verde Plantas, Prefeitura de Teresópolis, Rudy Project, Secretaria de Esportes e Lazer de Teresópolis, Tao Adventure, Teva e Turisrio.

Mais informações: www.cariocadventure.com.br

Por
07 Abr 2004 - 11h03 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais