Dia azarento tira equipe Xavante da 1ª Etapa do carioca adventure e termina em 8°
Não é só de força física, navegação correta, equipe em plena harmonia que se consegue vencer uma prova. Basta ter uma ”pitada”de sorte. E foi o que faltou, pois logo no inicio da prova uma queda de bike já começou atrasando a nossa equipe, quando o aro empenou e na correria para ganhamos posições passamos pelo Pc2 sem assinar e quando nos demos conta já estávamos próximo do Pc4 (pois o Pc3 era virtual) e tivemos que voltar tudo para assinar! Detalhe que estávamos em 2º e no visual da 1ª, de acordo com o resultado das 28 equipes que largaram, e ao voltarmos para assinar o Pc2, estávamos em 24º lugar. E aí veio na cabeça,, para tentarmos esquecer e melhorar a motivação, OS DOMINGOS DE FÓRMULA 1 quando o SENNA, por qualquer imprevisto que acontecesse, caía para as útimas posições e começava sua recuperação onde muitas vezes saiu vitorioso.
Bem, voltamos à corrida e já no Pc4 éramos o 17º e de olho na diferença do 1º para nós (+ ou – 2hs) e também num corte radical da prova. Saímos então para o trekking, que era muito pesado (só subia!), passamos pelos Pc5, Pc6, Pc7 onde neste último era o rappel, aliás, que visual a 1695mts! Neste Pc já éramos o 8º e na descida pegamos um cannyoning radical!!! No Pc10 estávamos em 5º com 1h30min atrás dos líderes e aí veio mais um imprevisto, pois a próxima pernada era bike e uma de nossas bicicletas estava com o aro empenado (LEMBRA??), conseguimos consertar provisóriamente e com isso caímos para 10º e mais 1h30min perdida com este contratempo.
Respiramos fundo e lá fomos nós para tentarmos diminuir o prejuízo. Passamos pelo Pc11 em 9º, o Pc12 tinha sido cancelado e o Pc13 era virtual deste para o Pc14 , onde existia uma caixa de reabastecimento. Teríamos que pegar uma trilha com a bike muito da “cascuda” e nesta trilha aconteceu mais uma parada fora da estratégia (um pneu furado), porém esse “empurra bike” foi compensado pelo maravilhoso DOWN HILL !!! Pena que este contratempo no meio da descida nos levou à um “soca pra baixo” com a bike nas costas até chegar num plano. Após consertamos o pneu pegamos a estrada de barro em direção ao Pc e ao chegarmos lá nos deparamos com a diferença do 4º ao 8º que era de apenas 1h e tínhamos pela frente um trekking muito técnico e ainda 8 horas de prova.
Repire fundo e “VAMOS JUNTOS”, para mais uma perna de bike e ao chegarmos no Pc15 a surpresa: estávamos em 6º e 40’ de diferença até o 4º e de 3h até o 2º e na próxima etapa todos estavam confusos, pois a navegação era dificil e, confiante na nossa recuperação, erramos na navegação, pois existia muitas ramificações de trilha e por parar muito para navegar, tivemos UMA BAIXA e paramos para descansar por 40’ que renderam 1h20’ (FOI TRISTE), mas recuperados voltamos até o ponto que tínhamos certeza e navegando certo.
Com mais confiança achamos os Pc’s 16 e 17 e a má notícia que havíamos caído para 7º com 30’ atrás da 6º. Então voltamos a correr atrás do prejuízo e o que vinha pela frente era um desnível de 330mts para chegar no Pc18. Tiramos 14’ dos 30’ de diferença e sabíamos que dava para tirar o resto, pois a próxima pernada era de bike (Técnica) e a equipe da frente apresentava sinais de cansaço (palavras do Staff).
Repire fundo e....OPA!... PARE! Logo quando começamos a descer um pneu apresentava caracteristicas de ”FURADO” mas pegamos a bomba para não perder tempo demos um AR e bota pra baixo e PARE!!! Um outro pneu furado. Trocamos e soca no SINGLE TRACK e no DOWN HILL MARAVILHOSO! E quando chegamos no plano pensamos em dar o máximo e na verdade superamos todos os nossos limites, pois quando começamos a evoluir com a velocidade o pneu da bike com o aro empenado não aguentou e então tivemos que carregar uma das bikes nas costas pela estrada, outro correndo, outro carregando as mochilas, UM CAOS TOTAL! Já na trilha novamente, quando dava pedalávamos todos e no trecho final a bike com o aro empenado e o pneu que usamos a bomba no Pc anterior foi pro chão e nos últimos 3 Km foi só no aro (a roda da frente) e com o pneu traseiro arriado.
Cruzamos a linha de chegada em 7º e a certeza de dever cumprido, pois em nenhuma prova que corri ouvi falar de algo parecido com o que aconteceu com nossa equipe, pois se vocês fizeram a conta foram 5 pneus furados, um aro empenado e os contratempos (depois de estar em 24ª posição) ocorridos com a gente, foi muita coisa para uma equipe só numa só corrida.
Equipe Xavante
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