Mitsubishi Salomon Quasar Lontra vence o Caloi Adventure Camp - Campos do Jordão

Por Fernando Monteiro - 25 Mai 2004 - 00h51

O belo Horto Florestal de Campos do Jordão foi o local escolhido para receber os participantes da segunda etapa do Caloi Adventure Camp em seus módulos de treinamento e a largada para a corrida de aventura.


Largada no Horto Florestal de Campos do Jordão
©Fernando Monteiro


Corrida teve a participação de 115 equipes na categoria principal
©Fernando Monteiro


Participantes do Caloi Adventure Camp Kids
©Fernando Monteiro


Corrida teve percurso de 61 quilômetros
©Fernando Monteiro

Às 8:00h do sábado tiveram início as clínicas de mountain bike, técnicas verticais, canoagem e orientação voltados para os iniciantes no esporte. A novidade foi a grande quantidade de crianças que estavam ali para dar seus primeiros passos em corridas de aventura e pareciam nem sentir o frio característico da região. No Caloi Adventure Camp Kids, organizado por faixa etária, eles aprenderam a manusear uma bússola, se orientar e saber exatamente onde é o pólo magnético e saber o que é declinação, por exemplo. Ali também aprenderam o que é ser uma equipe e qual é o espírito ideal de participantes de uma corrida de aventura. As atividades para os menores foram técnicas verticais (escalada em parede artificial, tirolesa e ponte suspensa com troncos únicos e corrimão, trekking nas trilhas do Horto e mountain bike).

No domingo cedo a primeira largada foi dada para o Caloi Adventure Camp Kids onde eles fizeram um percurso com monitores para realizar as cincos modalidades da clínica: orientação, canoagem, mountain bike, técnicas verticais e trekking. Esse percurso teve uma duração de mais ou menos 4 horas. Logo depois foi dada a largada para o Caloi Adventure Camp. A prova, que tinha a estimativa de duração de 7 horas pela organização, foi vencida pela Mitsubishi Salomon Quasar Lontra, com o tempo de 5:40h.

O percurso foi considerado difícil mesmo por atletas mais experiêntes e com a temperatura chegando abaixo dos 9°C a dificuldade em completar o trecho aumentou. As técnicas verticais, realizadas em um percurso de Arborismo, foi um dos pontos mais interessantes na prova. Dois integrante de cada equipe corriam pelas bases no alto das àrvores e faziam várias atividades seguidas, entre elas a tirolesa e o rapel.

Depois de terminado esse circuito nas copas das árvores, as equipes seguiram para um trekking difícil e com um grande desnível, onde a dificuldade das subidas também aumentava com o frio. Beleza nas trilhas não faltaram, mesmo com a forte neblina na região. A cidade de Campos do Jordão guarda belas trilhas em meio às florestas de araucárias e pinheiros.

O trecho de mountain bike foi percorrido por um terreno com desníveis que desafiavam o fôlego dos competidores. No meio dessa seção as equipes fizeram uma transição para uma curta remada em duck na represa de Itapeva, localizado a quase 2.000 metros de altitude e onde o vento e o frio castigaram os competidores. Os atletas tiveram que remar os ducks com as mãos até o local onde estavam os remos para depois fazerem um circuito balisado e voltar para as bicicletas.

Para finalizar a aventura do final de semana, as equipes fizeram um trecho de downhill muito rápido pelo asfalto até o pórtico de chegada, montado na Vila Capivari, centro da cidade.

Classificação Final:

  • 1º lugar - Mitsubishi Salomon Quasar Lontra
  • 2º lugar - Try On/Landscape
  • 3º lugar - Avataris

Para mais informações e resultado completo, visite: www.adventurecamp.com.br

Fernando Monteiro
Por Fernando Monteiro
25 Mai 2004 - 00h51 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais