09/06/2004 - Concentração - Às 17:00h da quarta feira começaram a chegar na sede da AABB no município de Santa Cruz (a 110km de Natal) às equipes inscritas na Expedição Carcará, os fiscais de prova iniciaram então as checagens de equipamentos obrigatórios. Enquanto uns checavam equipamentos, outros tentavam acomodar seus pertences para a “tentativa” de dormida até o dia seguinte.
|
10/06/2004 - Largada - Às 09:00h da manhã foi dado à largada, os atletas seguiram para o PC 01, já de cara as equipes perceberam o que enfrentariam nestes 250 km de prova, pois nos seus primeiros 10 km já tinham que alcançar um PC a 220m de altura na famosa serra do Cruzeiro. O trekking seguiu-se até o PC 03 no açude Inharé, neste ponto os atletas fizeram uma travessia de aproximadamente 500 metros em direção a uma ilha, onde pegaram uma informação no PC virtual e seguiam para a outra margem com mais 600 metros de travessia até o PC 05. O PC 06 foi área de transição de trekking para Mountain biking no retorno a sede da AABB em Santa Cruz. Na Categoria Aventura a prova já vinha praticamente sendo delineada quem seriam os vencedores, já na categoria Expedição a prova estava apenas começando, mas já no início a equipe Terra de Santa Cruz / PE provava que estava retornando as corridas de aventura com força total, disputando a liderança com as equipes 4Elementos, Tapuias, Os Potiguares, Adventuremania e Trilhas do Sol.
Partiram assim de MTB para o município de Sítio Novo nos PCs 07 e 08, chegando na fazenda do PC 08 encontraram a caixa com mantimentos (container) e seguiram em um longo trekking (aproximadamente 40km) até a casa Pé de Serra (PC 09) na base da Serra Caiada (segunda rocha mais antiga das Américas), local da modalidade de técnicas verticais, neste ponto foi montada uma via ferrata de 100 metros e um rappel de 50 metros. A primeira equipe a chegar ao PC 09 foi a Terra de Santa Cruz as 20:00h, neste exato momento o céu praticamente desabou, choveu nestes municípios em um dia, o que geralmente se chove em todo o mês nesta mesma época. A organização por motivos de segurança teve que cancelar as etapas de técnicas verticais e as equipes teriam apenas que chegar ao sopé da elevação para registrarem sua chegada ao suposto PC. Foi uma grande tristeza, pois a chuva só teve fim no dia seguinte depois das 11:00h da manhã e acabou que nenhuma equipe foi autorizada a realizar as etapas de verticais (mas é isso mesmo, em corrida de aventura a segurança vem em primeiro lugar).
11/06/2004 - Muitas equipes quando chegaram na casa do PC 09, que olhavam o perrengue que iriam enfrentar de trekking até a base da serra e depois mais 25 km de trekking de volta em todo esse temporal, optaram por abandonar a prova neste ponto, onde oferecia abrigo quente e socorro médico. Para alguns a aventura terminou em 1/3 de prova.
O PC11 foi o mesmo do PC 08 e os atletas devolviam seus kits de técnicas verticais nos containers e seguiam para o PC 12 na fazenda Boqueirão no município de Barcelona, lá fizeram uma pista de orientação com 5 km, depois deste PC o objetivo agora era alcançar o PC 14 no alto da serra de Acauã no município de Rui Barbosa, as equipes deveriam ler o nome de um personagem pixado na parede de uma casa acima de uma bandeira desenhada, o personagem se chamava JET LEE, a casa era totalmente pixada com nome de atores e lutadores de Artes Marciais (Bruce Lee, Van Dame e etc), um momento de descontração depois de tanta subida e descida. Esse dia realmente foi o mais puxado para todos, as serras e o terreno molhado e com muita lama exigia do atleta experiência e técnica na modalidade de Mountain biking, poucas equipes conseguiram cumprir estes PCs no dia 11.
12/06/2004 - O PC 15 foi no açude do Pereirão no município de São Tomé, neste os atletas tiveram que alcançar, na modalidade de travessia a nado, uma bóia (PC16) a 300 metros de distância que continha um perfurador, cada atleta recebeu um lacre no pulso e teriam que retornar (PC17) com este lacre perfurado (evitando que espertinhos não fossem até a bóia).. No PC 18 no município de Lajes Pintadas, os atletas receberam as coordenadas em UTM dos três últimos PCs da prova, que para surpresa deles e tristeza das mães dos organizadores (que com certeza foram muito xingadas) descobriram que teriam que retornar o trecho mais difícil da prova na etapa de Moutain biking para o PC virtual 19, que tinha a mensagem “ Carcará na lama” , de lá seguiram para o PC 20 no açude em Santa Cruz para a penúltima etapa da prova, a Pista de Orientação a REMO, eram aproximadamente 6 km remando e procurando os prismas localizados em galhos secos no meio da lagoa, nas margens, nas casas e etc. Depois partiram para a chegada na sede da AABB com as bicicletas. A primeira equipe a completar a prova fez o tempo de 45 horas e 50 minutos, a última a completar a prova fez em 62 horas.
Agradecimentos
A organização da Expedição Carcará percorreu em 03 meses de preparação de prova, mais de 5000km de trilhas, serras, serrotes, rios, lagos, riachos e etc. Passando por mais de 15 municípios, foram envolvidas mais de 40 pessoas na organização. Tudo isso com o objetivo de concluir uma prova de 250km que proporcionasse as equipes momentos inesquecíveis de belezas naturais e exigisse dos atributos de uma verdadeira equipe de corrida de aventura: Espírito de equipe, Estratégia, Planejamento e Treinamento.
Agradecemos aos nossos patrocinadores: ARMAS & BAGAGENS, JUNIOR BIKE SHOP, BIKE SPORTS, ÁGUA CRISTALINA e CURSO DE QUIMICA APLICADA. Ao apoio da DROGARIA TERRA DO SOL, AABB, NAUTIKA, 7º BECMB, RBCA, ADVENTUREMAG e ABEA. E principalmente agradecemos a Deus e a todos os atletas que acreditaram e acreditam no Circuito Potiguar de Corridas de Aventura, na EXPEDIÇÃO CARCARÁ e na nossa região NORDESTE como um grande potencial em corridas de aventura no Brasil. Aproveitamos para convidar todas as equipes de outras regiões do para participarem de nossas provas, que com certeza para nós será motivo de grande satisfação e honra recebê-los em nosso estado, faremos sempre o possível para viabilizar a vinda de todos vocês, dentro de nossas condições e possibilidades.
Grande abraço aventureiro a todos!!!!
Karim Salha
Vescio Barreto
Antônio Carlos
Organizadores da Expedição Carcará
www.cpcaventura.com
Classificação Final da Prova
250 km
Categoria Expedição Mista
1º) TERRA / SALOMON / BIKE TECH / NUTRY - PE - (45:50H de prova)
2º) OS POTIGUARES / RN - (48:46h de prova)
3º) 04 ELEMENTOS / BIKE SHOP / PAPEL LEGAL - RN (51:18h de prova)
4º) ADVENTUREMANIA / RN - (54:56h de prova)
5º) TAPUIA / RN - (55:05h de prova)
6º) TRILHAS DO SOL / PE - (57:45h de prova)
7º) TERRA DO SOL / RN - (62:48h de prova)
8º) TERRA AR / RN - (desistiu)
9º) BRIEFING ADVENTURE/ RN - (desistiu)
Categoria Expedição Não - Mista:
1º) 7º BECMB / RN - (55:08h de prova)
2º) 7º BECMB ALFA / RN - (desistiu)
3º) FÊNIX / RN - (desistiu)
.68 km
Categoria Aventura – Mista:
1º) BUSCA PÉ/RN (07:17h de prova)
2º) TATU DE CHUTEIRAS/RN (07:31h de prova)
3º) PAPA JERIMUM/ RN (07:43h de prova)
4º) BIKE SHOP - CAMARÕES/RN (07:49h de prova)
5º) BICHO DE PÉ / RN (08:36h de prova)
6º) CABRAS DA PESTE / RN (08:40h de prova)
7º) QUEIJO DE COALHO / RN (desistiu)
Categoria Aventura (não mista):
1º) GUARÁ / PE (06:18h de prova)
2º) OS PRIMOS / CE (07:29h de prova)
3º) MARACAJÁS / RN (08:23h de prova)
4º) POSTO MIGUEL BARRA (08:42h de prova)
5º) ARAME FARPADO (08:47h de prova)
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website