São Paulo, 16 de julho.
Sexta feira – 17 hs
Sentado em meu escritório reflito sobre a prova. Anoitece na capital, ainda detalhes por fazer, mas com muito astral. Estamos indo cobrir mais uma prova que compõe o cenário das corridas de aventura do Brasil – The Ultimate Adventure, Etapa Juquitiba - www.ultimateadventure.com.br
Diferente de outras corridas, temos em mãos o mapa e uma boa noção do que nos espera amanhã. Será certamente uma prova dinâmica, pelo grande número de transições. Assinaremos não mais do que 2 postos de controle consecutivos numa mesma modalidade O Race Book indica 19 PCs/ 13 ATs, apenas duas destas com presença do apoio.
A possibilidade de troca entre atleta/apoio (PC 10/ AT 7 ou PC 15/ AT12) será um dos destaques desta prova. Apesar de comum em provas em outros países, incluindo as etapas do Raid Series, esta logística é ainda pouco utilizada no Brasil. Lembro-me de ser esta uma estratégia válida na etapa longa do Adventure Camp - Santa Rita -2002, mas na ocasião apenas 2 ou 3 equipes assim o fizeram.
O que será que vai acontecer na prova de amanhã? Será que as equipes de ponta optarão pela troca, como incentivo no treinamento de todos os integrantes da equipe? E as equipes menos experientes, optarão pela troca pensando no ganho de energia e rendimento propiciado pela entrada de um novo e descansado atleta? Vice-versa? Nenhuma das anteriores?
Outro detalhe que vale a pena destacar é que recebemos os mapas não plotados. Não somente isso, faltam as coordenadas dos PCs 9 e 10, que serão entregues no decorrer da prova. Mais uma boa oportunidade de testar a calma e a objetividade dos atletas, principalmente por se tratar de uma prova que será definida nas áreas de transição. Os minutos serão preciosos, e um possível erro nesta fase pode causar grandes danos no desempenho da equipe.
A expectativa de uma navegação complicada, dificultada pela presença de eucaliptais e trechos onde a atualização dos mapas não era viável, somada a pista de orientação e logicamente o rafting, fazem desta uma etapa diferenciada.
Amanhã pela manhã estaremos por lá, acompanhando de perto, melhor dizendo, de dentro, transmitindo com precisão os mínimos detalhes, diretamente para a COBERTURA ULTIMATE ADVENTURE.
Desejamos sorte a todos e deixamos o recado: não perca os próximos capítulos.
Jorge Elage,
Capitão da Equipe Espírito Livre/ Adventuremag
www.espiritolivre.net
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website