Acontecerá em Outubro, entre os dias 15 e 24, na Costa do Dendê, a segunda edição do Ecomotion / Pro, a maior e mais disputada corrida de aventura internacional realizada no Brasil. A partir deste ano, o evento faz parte do seleto ARWorld Series, circuito internacional que inclui algumas das mais importantes corridas de aventura mundiais, e entre as equipes internacionais já tem inscritas equipes do Canadá, Estados Unidos, México, Costa Rica, Venezuela, Colômbia, Argentina, França, Espanha, República Tcheca, Finlândia, Nova Zelândia e Suécia.
© Wladimir Togumi |
Neste ambiente de exótica beleza natural e população hospitaleira, o evento irá primar pela excelência técnica e grande estrutura organizacional, como aconteceu na edição anterior, na Chapada Diamantina.
A prova terá ao todo 480 km, a serem percorridos em sete dias e seis noites sem interrupção. As equipes competidoras devem ser compostas por quatro pessoas, sendo que pelo menos uma delas deve ser do sexo feminino, com outras duas pessoas para equipe de apoio.
Todos os locais do percurso foram criteriosamente selecionados para possibilitar o melhor desenvolvimento de cada uma das oito modalidades esportivas envolvidas. A orientação será essencial, porque a região possui inúmeras trilhas e o estuário apresenta muitos braços e bifurcações. Em diversos trechos da prova será imprescindível uma total atenção dos navegadores.
São muitos rios, com trechos de águas tranqüilas e corredeiras, perfeitos para serem desvendados em caiaques infláveis. O mar de águas claras e arrecifes deverá ser percorrido em canoas caiçaras locais e natação. A Baía de Camamu, por exemplo, é uma excelente região para canoagem, um cenário extravagante com diversas ilhas de mata nativa inexplorada.
Dezenas de praias com diferentes características, algumas com águas calmas, outras com ondas, muitos coqueirais, longas extensões de areia branca e diversas costeiras rochosas também estarão no percurso da prova. Os obstáculos naturais, como as quedas d’água, as encostas íngremes e as paredes rochosas, deverão ser transpostos através das técnicas verticais.
As trilhas e os single treks na mata atlântica são ideais para prática de mountain bike e trekking, onde os competidores poderão conhecer um pouco da riqueza da flora e da fauna brasileira, como araras e tucanos.
A premiação de US$ 50.000 e o excepcional local da corrida estão atraindo grandes equipes internacionais. Já são 9 países confirmados. Quanto às equipes brasileiras, em poucos dias foram totalmente preenchidas as 35 vagas disponíveis. Como muitas equipes ficaram em lista de espera, a organização criou mais sete vagas, que serão disputadas em uma etapa qualifying em setembro.
Qualifying - A pressão por abertura de mais inscrições levou a organização do evento a disponibilizar mais sete vagas para o Ecomotion Pro, que serão disputadas em uma corrida classificatória a ser realizada nos dias 18 e 19 de setembro na Serra da Bocaina. A corrida terá um percurso de 140 Km e será uma extensão da última prova do Circuito Natura Kaiak Short Adventure. Após a chegada da prova tradicional, de 50 Km, as equipes que irão disputar as vagas para o Ecomotion Pro devem partir para cumprir os outros 90 Km da competição. As cinco equipes com melhor colocação terão direito às vagas e as duas vagas restantes serão sorteadas entre as demais equipes participantes.
Resumo Ecomotion Pro
Mais informações sobre o Ecomotion Pro e o qualifying: www.ecomotion.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website