Depois de vários dias de chuva no Rio Grande do Norte, o sol voltou a brilhar. Céu azul, aliado às belezas naturais do vale e litoral de Ceará-Mirim, a 33 km de Natal, preparavam o cenário perfeito para a realização da Trilhas Pé-de-Poeira 2004. A competição foi realizada entre os dias 30 de julho e 1º de agosto de 2004, reunindo quase 200 atletas, divididos nas categorias Expedição 150 Km, Aventura Pró 70 Km e Aventura 12 Km.
As três categorias tiveram o mesmo percurso - alterando apenas a distância - e largada simultânea, com direito a uma belíssima lua cheia, grande festa com queima de fogos e participação da população e Banda Municipal.
O ponto de partida para a grande “odisséia” foi a Igreja Matriz do município. Com a modalidade trekking, os competidores se dirigiram à saída dos limites da cidade, entraram numa trilha no final do canavial, seguindo por trecho balizado até um alagadiço beira rio, em meio à mata fechada, passando por 4 PC’s em direção ao meio do canavial, onde a categoria Aventura (destinada a iniciantes) retornava para a cidade, chegando as primeiras equipes após 2 horas de prova. Entretanto, para as outras categorias o desafio estava apenas começando. É que eles ainda não tinham chegado sequer no PC 1, que correspondia à primeira transição para travessia em lagoa, seguido do trekking pelo roteiro turístico dos engenhos, passagem pelos PC’s 2, 3, 4 e retorno à cidade para o início dos trechos de bike.
A competição foi idealizada para percorrer toda a região cearaminense, que possui uma diversidade de terreno e vegetação no Vale do Rio Ceará-Mirim e afluentes, formando assim um verdadeiro pantanal, com altitudes próximas ao nível do mar. As equipes ainda tiveram que se adaptar ao terreno seco e arenoso presente.
E a organização da prova não poderia deixar de preparar muitas transições para quebrar a monotonia. Foram 8 trechos de trekking, 3 trechos de travessia a nado, 9 trechos de mountain bike, 2 de bike´n run e a modalidade surpresa, considerada o ponto alto da competição. No posto de controle PC 12, as equipes se depararam com a lagoa de Jacumã, cartão Postal do Rio Grande do Norte. Lá foi realizada a tão esperada modalidade surpresa: o Aerobunda. Esta atração 100% potiguar teve como objetivo ser uma adaptação da tirolesa, bastante utilizada em provas de corrida de aventura. Numa cadeirinha presa a um cabo de aço, os participantes desceram 100 m do alto da duna em direção à lagoa, onde ainda tiveram que mergulhar de uma altura de 5 m, antes de chegar na água. As equipes retornaram a nado às margens da lagoa e ainda subiram uma duna até chegar às barracas. Ufa! Mas, o momento agora era do Dark Zone! Nada mal: uma paradinha obrigatória de 30 minutos para as equipes descansarem, cuidarem dos pés, beberem água de coco, comerem espetinho, pastel de lagosta... Certamente, o pit-stop, deve ter causado dificuldade aos competidores em abandonarem o “Oásis” e continuarem a prova. Só que felizes mesmo estavam as equipes da categoria AventuraPró 70 Km, pois ali era o ponto de chegada. Já para a categoria Expedição era só a metade do percurso, ainda tendo pela frente o retorno a Ceará-Mirim, através de travessias por areia, lama, nado em lagoa e muita orientação. Aliás, a prova exigiu muito dos navegadores, pois para chegar aos PC’s havia diversas opções de trilhas ou voltas maiores por estradão de terra e até mesmo asfalto. Na pista de orientação montada no Campo de Instrução do Exército em Muriú, as equipes tiveram que picotar o cartão de controle (sistema de controle de PC’s das corridas de orientação militar), que inclusive foi adotado em toda prova, PC a PC. Os pontos da pista de orientação estavam localizados nas cotas mais elevadas do terreno, que era pura areia, até o último ponto quase à beira-mar numa duna linda e de difícil acesso.
SUPERAÇÃO - As equipes da categoria Expedição começaram a chegar a partir das 05h do domingo (01/08) até as últimas equipes que chegaram por volta das 16h (não houve ponto de corte para que todos tivessem a chance de completarem o percurso da competição).
O momento era de emoção, choro, alegria, misturados à completa exaustão, causada pela proeza realizada. O comentário geral foi a dificuldade em superar a lama, areia, e muitos afirmaram que aquela tinha sido a prova mais difícil que já concluíram.
E confirmando o crescimento da Corrida de Aventura no Rio Grande do Norte, as grandes campeãs da Trilhas Pé-de-Poeira são equipes potiguares. Na categoria Expedição Mista (150km), o primeiro lugar ficou com a equipe Cangaceiros AdventureMag Teva (RN), o segundo, com a equipe Quatro Elementos (RN) e o terceiro, com a equipe Tapuia Aventura (RN). Já na categoria Expedição Não-Mista (150km), a primeira colocação foi da equipe Papa-Léguas (RN), a segunda, da equipe Jangal (RN) e a terceira, da equipe Arame Farpado (RN). Na categoria Aventura Pró (70 km), a equipe Cascavel (RN) chegou em primeiro lugar, seguida da Maracajás (RN) e da equipe Primos Adventure (CE). E por último, na categoria Aventura (12 km), a equipe Top Five (RN) faturou o primeiro lugar, seguida da equipe Integração (RN) e Diableros (RN).
A Trilhas Pé-de-Poeira 2004 foi válida pela IV Etapa Circuito Potiguar de Corridas de Aventura (CPCA), pela II Etapa do Circuito Nordestino de Corridas de Aventura (CNA), e também contou pontos no Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura - RBCA. Os primeiros lugares receberam troféus, medalhas e kits esportivos, e todos que completaram a prova foram agraciados com medalhas e participaram de sorteios de brindes. A competição teve o patrocínio da Bike Sport, Armas & Bagagens, Curtlo e o apoio da Tribo dos Pés, RapaNui, Kailash, NutriSport e Teva.
De acordo com a equipe organizadora do evento, a Adventure Mania, é imprescindível ressaltar que não são apenas vencedores os que chegaram nos primeiros lugares. Todos que participaram e/ou completaram a prova também são considerados verdadeiros campeões, por terem acreditado em seu potencial e buscado a superação não só apenas dos limites físicos como dos psicológicos.
Mais informações: www.adventuremania.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website