Feira ganha perfil profissional e cresce 15% em volume de negócios

Por Redação - 14 Ago 2004 - 12h46
Uma feira mais profissional e que, a cada ano, se consolida como referência do mercado outdoor no Brasil. Esta impressão é compartilhada pela maioria dos 275 expositores que, desde a última sexta-feira, participaram da sexta edição da Adventure Sports Fair. Para estas empresas, a feira foi uma das melhores de sua história e muitas delas já manifestaram interesse em participar da feira de 2005, que acontecerá na última semana de agosto no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Nos cinco dias de feira abertos ao público e no dia exclusivo para lojistas e empresários estiveram presentes 64.200 pessoas e foram gerados R$ 75 milhões em negócios, 15% mais que em 2003, número que superou a expectativa da Promotrade, organizadora do evento.

“Planejamos uma feira voltada para o trade no primeiro dia, para atrair um público mais qualitativo, e acertamos em cheio nesta estratégia. Este dia será fixo a partir da sétima edição, no ano que vem”, declarou Sérgio Bernardi, diretor da Promotrade. “Estamos felizes pela boa aceitação dos expositores em relação ao evento. A Adventure Fair cresceu em faturamento e no nível de seus visitantes, muitos deles vindos de cerca de 10 países”.

E são vários os exemplos que comprovam o sucesso da Adventure Sports Fair. A Kailash, marca de roupas e acessórios, obteve um aumento nas vendas de cerca de 60% nos dois primeiros dias de 2004, comparados ao mesmo período do ano passado. “A feira foi excelente e recebemos, em nosso estande, lojistas da Argentina e do Chile”, lembrou o presidente da empresa, Roberto Eli.

O diretor da Curtlo, Fernando Oliveira, acredita que em 2004 a qualidade do público prevaleceu ante a quantidade. “O dia do trade foi bastante positivo”, opinou. “Nossa previsão é fechar o ano com 25% de crescimento”, completou Oliveira.

A Adidas e a Salomon estiveram em estande único na Adventure Sports Fair e também têm motivos para comemorar. De acordo com o gerente da Adidas, Daniel Comerian, o resultado foi impressionante. “A feira foi boa não só para consolidar a imagem da marca como para estreitar contatos com lojistas”, disse. “A idéia é participar do evento nos próximos anos e ficar cada vez mais forte, também continuando com a parceria Salomon-Adidas”, disse Bruno Abilel, gerente da marca Salomon.

Como a Adidas, outros expositores do ramo de calçados também obtiveram ótimos resultados na feira. Um deles é a Tribo dos Pés. “Nossas vendas diretas diminuíram, mas os contatos que fechamos durante a feira foram bem maiores do que em outros anos. O evento está mudando de perfil, para uma feira de negócios e não de vendas diretas”, afirmou a gerente de marketing da Tribo dos Pés, Vanessa Martins.

Para esta edição da Adventure Sports Fair, a Timberland preparou uma ação inovadora: um test drive dos calçados da marca, com o objetivo de interagir com os visitantes. “Realizamos mais de 1.500 testes, o que nos proporcionou um excelente retorno dos lançamentos”, informou o gerente de varejo da marca, Gustavo Brandão. “Obtivemos um crescimento nas vendas de 20% em relação à edição passada”.

No mercado de aventura desde junho, a Try On, fabricante gaúcha de calçados, decidiu participar da Adventure Sports Fair em função do novo posicionamento da empresa. “Já estávamos acompanhando este segmento e percebemos que ele cresce a cada ano no Brasil, por isso decidimos investir. Além do desenvolvimento de tênis especiais para os esportes de aventura, também patrocinamos atletas desta área”, explica Gabriel Klauck Moraes, gerente da marca.

Off road - A Fiat, patrocinadora da Adventure Sports Fair desde 2001, montou uma pista exclusiva para a demonstração da sua nova linha Adventure e colocou os modelos Palio, Strada e Doblò com instrutores, que levavam os visitantes para dar uma volta e superar os obstáculos. “Mais uma vez atingimos nosso objetivo, que era mostrar o potencial dos carros. Neste ano mudamos a estratégia e juntamos o estande com as ações, o que foi muito positivo. As pessoas já vêm à feira procurando as novidades e trouxemos o Palio e a Strada reestilizados, o que chamou bastante a atenção. Fizemos mais de 1.500 testes na pista da Adventure Sports Fair”, diz Felipe Novaes, coordenador de publicidade e promoções da Fiat.

A outra pista de off road da Adventure Sports Fair foi uma parceria da GM, DPaschoal, Goodyear e Bardahl. Com mil metros quadrados, a pista oferecia diversas dificuldades para os condutores, como pedras, buracos, ponte de toras e desníveis no piso, entre outros. Esta foi a segunda vez que a GM participou da feira e já decidiu voltar em 2005. “Neste ano a feira estava menos tumultuada e as pessoas puderam visitar os estandes com mais tranqüilidade. Os empresários deixaram para vir na segunda-feira e foi bem interessante. Durante o evento realizamos, em média, 400 test-drives por dia”, contou Rogério Sasaki, gerente assistente das marcas S-10 e Blazer.

Quem também está feliz com o resultado é a Griffe Jeep Clube do Brasil, que participa desde a primeira edição do evento. “A feira foi um sucesso e para a Griffe este foi o melhor ano. Se compararmos com as vendas do ano passado, tivemos um crescimento de 50%. O setor de aventura está crescendo muito no Brasil, basta ver as montadoras, que lançam veículos off road e vendem bastante”, diz Gerson Rodrigues, diretor da Mesa Quatro Comunicações, empresa que detém os direitos da Griffe Jeep Clube do Brasil.

A Bardahl, líder do mercado brasileiro de aditivos automotivos e que está comemorando 50 anos de Brasil em 2004, mostrou-se bastante satisfeita com a Adventure Sports Fair. No estande da empresa, os visitantes puderam conhecer o Power Off-Road, aditivo para motores à gasolina e diesel pioneiro no Brasil, recém lançado, por meio de demonstrações feitas pela equipe de promoção da companhia. “A feira está a cada ano mais profissional e o segmento 4x4 mais representativo no evento, que é um dos mais importantes para nós graças a seu público altamente qualificado”, afirmou Nelson Schenini Moreira, diretor executivo da Bardahl.

Bicicletas - A Caloi, desta vez, decidiu investir na consolidação da marca, ao invés de se preocupar apenas com a apresentação da linha 2005. Além de mostrar toda a linha de bicicletas profissionais, montou o Caloi Arena Park, pista de mountain bike no Adventure Park, em que os visitantes tinham bicicletas da marca à disposição para testar nos obstáculos como pedras, ponte de madeira, subida, descida e curvas fechadas. O test drive atraiu uma média de 500 pessoas por dia, somando cerca de três mil participantes.

“Esta foi a melhor experiência da Caloi na Adventure Sports Fair”, resumiu Eduardo Romão, gerente de marketing da Caloi. A empresa participa da feira desde sua primeira edição, em 1999. “Para a edição do próximo ano, acreditamos no fortalecimento do setor de bicicletas, com a presença de mais empresas”, destacou Romão.

Outra marca nacional, a Sundown Bikes, teve que antecipar os lançamentos para participar da feira. “Como somos uma indústria brasileira e não dependemos de produtos importados, aceleramos o desenvolvimento das bicicletas e conseguimos fabricá-las para o evento. Apresentamos 10 bicicletas profissionais e já podemos concorrer diretamente com as importadas. Queremos aumentar os negócios em 60% e o dia do trade superou nossas expectativas”, explica Caio Salerno, gerente de desenvolvimento de produto da Sundown.

Números das atrações do público - Além das pistas de off road e de bike, que atraíram 4.000 e 1.500 pessoas, respectivamente, outras atrações para o público apresentaram números expressivos. O tanque de mergulho, patrocinado pela TAM Viagens e Água Crystal, teve cerca de 400 pessoas durante a Adventure Sports Fair. Já o de caiaque, que contou com apoio das duas empresas e da Brudden Náutica, recebeu aproximadamente 500 visitantes. A parede de escalada indoor, de nove metros de altura montada pela Casa de Pedra, foi usada por 800 pessoas e o circuito de técnicas verticais e horizontais, criado pela Alaya Expedições, por mil aventureiros.

FITS: sucesso absoluto - Sérgio Bernardi lembrou que a feira consolidou-se em 2004 como o palco das discussões do turismo de aventura no continente americano também graças ao sucesso do I Fórum Interamericano de Turismo Sustentável. “Esta iniciativa foi um marco no debate e implementação da certificação do turismo. Foi a primeira vez que as entidades, governamentais ou não, mais representativas e empresas de grande importância do setor se juntaram para discutir sobre temas ligados à sustentabilidade”, destacou.

Bernardi quer viabilizar para a sétima edição da feira uma troca de experiências ainda maior sobre sustentabilidade entre os países da América Latina. “Com apoio do Ministério do Turismo, da Embratur, do Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável e da Rede de Certificação de Turismo Sustentável das Américas, a meta é trazer as experiências em certificação de boa parte dos 25 países latino-americanos. Isso sem falar do plano que vamos estudar de mais destinos estrangeiros ocuparem o piso de ecoturismo da Adventure Sports Fair”.

Cerca de 700 pessoas acompanharam as discussões e trocas de experiências do FITS nos dias 6 e 7 de agosto, com conferencistas e entidades que já têm trabalhos de certificação em turismo sustentável. Representantes de 14 estados brasileiros e de sete países (Costa Rica, Equador, Guatemala, Peru, Argentina, Canadá e Estados Unidos) estiveram nas atividades do FITS.

As discussões sobre sustentabilidade e certificação turística ganharam peso ainda maior com a presença dos ministros Walfrido dos Mares Guia, do Turismo, e Marina Silva, do Meio Ambiente. As duas autoridades assinaram na noite de segunda-feira, dia 9, um acordo de cooperação entre as pastas, para promover o turismo no Brasil.

Adventure Fashion - Mais uma iniciativa coroada de êxito da Adventure Sports Fair foi o Adventure Fashion, desfile de moda outdoor que voltou a ser realizado em 2004 depois de um ano ausente. “Cerca de 5.200 pessoas compareceram às 13 apresentações e viram as novidades das seis marcas presentes neste ano (Try On, Caloi, Adidas, Wollner, Salomon, Timberland e Tribo dos Pés). Já estamos conversando com outras empresas, nacionais e internacionais, e acredito que este número possa dobrar em 2005”, completou Sérgio Bernardi.

Adventure Congress - O Adventure Congress, conjunto de palestras que todos os anos acontece dentro da feira, reuniu nesta sexta edição diversos aventureiros que contaram um pouco de suas histórias para os visitantes. Ao contrário dos anos anteriores, a participação nas 30 palestras foi gratuita e cerca de 1.500 pessoas compareceram às apresentações nos cinco dias do evento.

Cicloturismo, montanhismo, corrida de aventura, trekking, primeiros socorros e off road, além da apresentação de destinos no exterior, foram os principais temas abordados no Adventure Congress. O navegador Amyr Klink contou sua experiência na circunavegação polar e também falou como os aventureiros incentivam outras pessoas a buscar a realização de seus sonhos. A palestra de Klink bateu o recorde de público: cerca de 250 pessoas assistiram à apresentação.

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14 Ago 2004 - 12h46 | General |
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