Equipe Capilé vence a segunda etapa do Circuito Ecoatitude

Por Release - 31 Ago 2004 - 21h44

No último final de semana aconteceu a Corrida Gramado 50 Anos, válida pela 2ª etapa do Circuito Eco-AT!TUDE de Aventuras 2004. A prova, que fez parte das comemorações pelos 50 anos de emancipação política de Gramado / RS, teve a participação de 45 equipes vindas de várias partes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mais uma vez o evento foi marcado pelo bom tempo e apesar de ainda estarmos no inverno a temperatura foi perfeita, proporcionando aos competidores um maravilhoso final de semana.

No sábado, 28 de agosto, desde as 9:00 hs da manhã, as equipes já eram esperadas para o início das ações do evento. A rua coberta Madre Verônica, no centro de Gramado, foi o local escolhido pela organização para receber as equipes, conferir cadastro, conferência de equipamentos e informações adicionais sobre o evento.

Às 20:00 hs do sábado no Centro Municipal de Cultura de Gramado ocorreu a reunião geral com as equipes (briefing) onde foram apresentadas às equipes todas as particularidades da Corrida Gramado 50 Anos.

Logo na abertura, a organização brindou as equipes com a apresentação de um CLIP em data show para que a partir daquele momento todos pudessem entrar no espírito da prova e encarar os novos desafios da 2ª etapa.

Em seguida foram realizados sorteios de equipamentos para corrida de aventura da empresa CANOE Brasil Equipamentos além do sorteio de vagas para provas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Foram apresentadas as ações e regulamento para a Corrida Gramado 50 Anos, onde a organização ambientou os competidores e suas respectivas equipes de apoio sobre os procedimentos gerais da prova.

Esta corrida contou mais uma vez com a participação de veículo de apoio das equipes para o transporte das bicicletas bem como reabastecimento de água em pontos específicos da prova.

29 de agosto – Domingo
Sob uma temperatura amena no amanhecer de domingo, via-se no centro de Gramado as primeiras equipes chegando com seus equipamentos, seus fardamentos, suas expectativas e suas ansiedades.

Uma Lua Cheia que teimava em ficar sob o céu com tons cinza-azulados marcou o início da manhã do grande dia. Às 6:30 da manhã, sob a escolta da organização, os carros de apoio das equipes foram levados ao interior de Gramado sem saberem para que lado ou em que direção estavam sendo levados. Ao meio do caminho, os apoios eram orientados a deixarem 03 bicicletas em 03 PC´s Virtuais onde, mais tarde, sob a orientação de coordenadas os competidores que ainda estavam no ponto de largada deveriam localiza-las.

A largada aconteceu às 7:30 hs da manhã de domingo em modalidade Bike & Run onde 03 competidores deveriam correr e 01 deveria pedalar. No PC virtual 01 mais uma bicicleta seria disponibilizada passando para 02 bike X 02 Run. PC virtual 02 mias uma bike e no último PC virtual a última bicicleta completou a transição Bike & Run.

Após isto, um incrível e extenso Down Hill (descida) de aproximadamente 8 km em direção à divisa de Gramado com Nova Petrópolis, próximo ao “Panelão”, famoso ponto turístico contemplou os competidores com um incrível visual. O desnível acentuado, a sinuosidade da estrada e as belas paisagens marcaram a descida até o PC 01. De lá até o PC 02 que ficava em uma bifurcação da Linha Nova com uma pequena e estreita estrada de acesso ao morro Pedras Brancas, eram aproximadamente 5 km de ascensão, também de bike, fazendo o desnível de 400 metros parecer uma eternidade. Atingindo o PC 02 os competidores largavam as bikes e rumavam em um trekking de 4 km até o topo do Pedras Brancas. Com certeza era este o lugar mais incrível de toda a prova. Paredões de mais de 100 metros de altura e um indescritível visual do Rio Caí nas proximidades da “Gotarda” fizeram com que as equipes perdessem alguns minutos admirando a natureza e a beleza do lugar.

Na seqüência do trekking até o PC 04 as equipes percorreram mais 04 km em trilhas demarcadas pelo topo dos paredões. Ao atingirem o PC 04 as equipes de apoio já haviam transportado as bicicletas até este PC para o início de uma nova etapa. Percorrendo e se orientando pelo mapa fornecido pela organização, as equipes agora deveriam achar os acessos aos PC´S 05, 06 e 07 em mais 15 km de bike até a nova área de transição que conduziria os competidores a parte do rapel e canionismo.

Ao atingirem o PC 07 depois de mais um trajeto de subida íngreme de demorada, os competidores largaram as bicicletas para as equipes de apoio que as conduziram até o PC 12. Do PC 07 até o PC 12 todos os competidores deveriam fazer a pé. O ponto de rapel ficava entre os PC´S 08 e 09. Um rapel negativo de 40 metros na localidade de Três Forquilhas e a obrigatoriedade de 02 componentes por equipe fazerem o rapel foi a característica desta parte da corrida. Abaixo do ponto de rapel uma cachoeira e uma gruta devam um aspecto de canyon à prova. E era exatamente isto que os competidores deveriam executar até atingirem o PC 12. Um canyon pequeno e de certa forma fácil foi o próximo obstáculo a ser vencido. A primeira parte do canyon do arroio Forquilha era margeado por uma estrada ficando a opção de seguir pelo rio ou de caminhar pela estrada até o PC 10. No PC 10 a dúvida acompanhou muitas equipes e, aquelas que não fizeram a conferência de coordenada acabaram por percorrer um trajeto diferente atingindo o PC 12 antes do 11, ou seja, quem soube fazer a plotagem das coordenadas da forma correta percebeu que o PC 11 ficava em um outro rio que desaguava no arroio Forquilha devendo, portanto, para chegar até o PC, subir este rio em um trajeto de 3 km rio acima, rodeado de vegetação e mata fechada.

O PC 11 ficava em frente a uma belíssima cachoeira de 30 metros de altura a poucos metros de distância do PC 12 só que com a particularidade de que mais abaixo da coordenada do PC 12. Isto fez com que muitas equipes acabassem por errar na observação da marcação acreditando que ambos os PC´s fossem juntos.

As equipes ao atingirem os PC´s 11 e 12, situados na localidade de Linha Quinze, completaram mais de 80 % do percurso previsto da prova. No PC 12, todos assumiam novamente suas bicicletas e se deslocavam até a Barragem dos Pinheiros onde ficavam os PC´s 13 e 14. Um PC em cada lado da barragem. Em trekking sob uma vegetação de muito espinhos, bambus e cipós, menos de 2 km separavam os competidores dos últimos PC´s antes da chegada no centro de Gramado.

As equipes novamente a partir do PC 14 foram descubrindo que o trajeto após este PC era um pouco ruim em termos de navegação pois inúmeras trilhas em forma de “espinha de peixe” fizeram algumas equipes perderem muito tempo e algumas posições até acharem a saída deste quebra cabeças no final da prova. Quando as equipes conseguiram sair da mata que envolve e cerca a Barragem dos Pinheiros, estavam a menos de 3 Km da chegada e aí em um “sprint” final durou menos de 10 minutos.

A primeira equipe da Categoria Mista (principal) a cruzar a linha de chegada foi a Equipe Capilé de São Leopoldo com o tempo de 5h58min de prova, seguida de perto pela líder do Circuito, Caverá / Mormaii que chegou a menos de 10 metros atrás, respeitando a liderança da Equipe Capilé que esteve na ponta desde o PC 02 até a chegada.

Em terceiro lugar chegou a Equipe Lagartixa de Igreijnha com o tempo de 6h33min. A quarta equipe a chegar foi a Equipe Eco Master de Florianópolis / SC com tempo de 6h54min e em quinto a Equipe Servajão com tempo de 7h02min de prova.
Na Classificação Geral (Duplas, Trios e Quartetos não mistos) a Equipe Harpya de Nova Petrópolis / RS com o tempo de 7h07min e em segundo a Equipe Asteca com o tempo de 7h30min.

Os vencedores da classificação mista receberam R$ 1.500,00 em dinheiro (divididos entre 1º, 2º e 3º colocados) além de troféus de 1º a 5º colocados. Na classificação geral o 1º e 2º colocados receberam medalhas.

Das 45 equipes inscritas, 45 largaram, mostrando que o Circuito Eco-AT!TUDE se consolida prova a prova como o principal evento de Corridas de Aventura do Rio Grande do Sul e como um dos principais do Brasil.

A próxima etapa já está confirmada para ser realizada no dia 23 de outubro de 2004 na cidade de Igrejinha / Rs durante as programações da 17ª Oktoberfest.

Maiores informações podem ser obtidas através do site www.atitude.tur.br/ecoatitude

Release
Por Release
31 Ago 2004 - 21h44 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais