Equipe Body Imports Adventure vence a Sul Brasilis Speed Racing - Gaspar

Por Wladimir Togumi - 14 Set 2004 - 17h25

A equipe Body Imports Adventure, de São José dos Pinhais (PR), venceu a corrida realizada nesse final de semana em Gaspar (SC) chegando cerca de 30 segundos na frente da segunda equipe, Oskalunga Brasil Telecom, de Brasília/DF. A corrida valeu pela segunda etapa do Circuito Catarinense de Corrida de Aventura e teve a participação de 25 equipes dividas nas categorias Competição e Estreantes. Os percursos diferenciados permitiram a participação de pessoas interessadas em iniciar no esporte, disputada através de um percurso menor e facilitado, porém sem abrir mão das fortes emoções das corridas de aventura. As modalidades utilizadas foram a orientação, trekking, mountain bike, técnicas verticais e bike´n run.


Rapel no Saltinho de Gasparinho, no Parque Aquático Mata Nativa
© Wladimir Togumi/ Adventuremag
Multimídia
» Galeria de Fotos
» Mapa

A cidade de Gaspar se encontra na Vale do Itajaí, a 15 quilômetros de Blumenau e oferece excelentes condições para a prática dos mais diversos esportes como o ultraleve, remo, rapel, trilhas ecológicas, cavalgadas e parapente.

O tempo nublado e a ameaça de chuva já dava uma amostra do caminho que os atletas iriam encontrar pela frente. A concentração pré-largada aconteceu no Parque Aquático Paraíso das Águas, de onde as equipes iniciaram um desfile promocional até o local da largada, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Ao sinal da largada as equipes subiram os 114 degraus da escadaria da igreja para pegar as bicicletas e iniciar a busca pelo PC1, no bairro de Gasparinho.

A Body Imports Adventure acertou rapidamente o caminho e conseguiu uma grande vantagem sobre as outras equipes, que se perderam e demoraram muito para acertar o rumo. Algumas chegaram a demorar 3 horas para encontrar o primeiro posto de controle. A equipe se deu bem porque fez a sua corrida. Enquanto a maioria das equipes foi atrás da Oskalunga Brasil Telecom (DF) e Narrobada (SC), a Body Imports confiou na navegação e poucos quilômetros depois encontrou o posto de controle.

No PC2 os atletas deixaram as bicicletas e iniciaram uma volta de aproximadamente 12 quilômetros de trekking pelas trilhas da região, fazendo o rapel no Saltinho de Gasparinho, localizado no Parque Aquático Mata Nativa, com aproximadamente 30 metros de altura. Em um dia não muito inspirado, a equipe brasiliense perdeu um pouco mais de tempo até encontrar a trilha correta em direção ao PC3 virtual, mas a cada quilômetro a diferença de tempo entre os primeiros colocados era reduzida.

"Nunca tinha assinado uma planilha em branco antes", comentou Paulo Bruning, integrante da Body Imports Adventure e um dos três irmãos que forma a equipe. Para os integrantes, só o fato de ter assinado o PC1 em primeiro lugar já tinha sido um vitória. Com a liderança conquistada no PC1 a equipe continuou a sua corrida, aumentando pouco o ritmo, mas sabendo que as outras equipes tinham um preparo físico muito melhor. "Continuamos com nosso ritmo até o PC8, quando soubemos que a Oskalunga estava apenas 8 minutos atrás de nós e bateu o desespero", disse Karina Bruning. Nesse momento a equipe começou a correr o máximo que conseguia para "fugir" da equipe brasiliense, que já podia ser vista quando entraram no asfalto de acesso ao parque.

Após voltar para as bicicletas a Oskalunga Brasil Telecom, com 25 quilômetros de mountain bike e 10 quilômetros de bike´n run pela frente, começou a recuperar o tempo perdido e tirou quase 1 hora de vantagem da Body Imports Adventure, cruzando praticamente juntas o pórtico de chegada. Devido aos muros e telas divisórias do parque aquático, não era possível cortar caminho até a chegada, obrigando os atletas a se esforçar ao máximo fisicamente para não perder a posição.

A dupla Piau!!, de Blumenau/SC, formada por militares do Exército, chegou em 3o lugar no Geral com o tempo de 6hs e 54 minutos. Demonstrando que realmente a prova enfatizou a navegação e deixando várias equipes favoritas para trás, a equipe Eco-Master de Floripa, garantiu o 3o lugar no Quarteto Misto com o tempo de 7hs e 25 minutos.

Já na Estreantes, a dupla Esmaga Repolho de Curitiba não deu chances aos adversários e abriram vantagem de 40 minutos sobre o 1o Quarteto Misto, Andarilhos da Montanha, de Blumenau/SC (equipe mais nova da Etapa), que completou a prova com o tempo de 5hs e 20 minutos.

A equipe Esporte Aventura de Curitiba conquistou o 2o lugar (6hs e 9 min) chegando um minuto à frente da Eco-Intertec / Academia Corpo e Mente, de Jaraguá do Sul, que fechou o pódium em 6hs e 10 min. Mais 3 minutos de prova e em 4o lugar, a equipe Rapa Nui, de Floripa.

A prova foi marcada pela grande diversidade na origem das equipes e por uma disputa acirrada, onde poucos minutos fizeram a diferença na classificação final. Confira o Ranking Completo.

A próxima etapa do Circuito Catarinense será o Desafio das Baleias - 25 e 26 de Setembro em Imbituba / SC - www.ecoimbituba.com.br

Categoria Competição
Quarteto Misto (Principal)

1 - Body Imports Adventure – 6:16 - S. J. Pinhais / PR
2 - Oskalunga Brasil Telecom – 6:17 - Brasília / DF
3 - Eco Máster – 7:25 - Florianópolis / SC
4 - Narrobada – 8:58 - Florianópolis / SC

Duplas, Trios e Quartetos não Mistos
1 - Piau!! (dupla) – 6:54 Blumenau / SC
2 - Cosa Nostra (dupla) – 8:57 Porto Alegre / RS
3 - Adventure Camp (dupla) – 8:59 São Paulo / SP
4 - Gralha Azul (trio) – 10:00 Florianópolis / SC
5 - Galera de Ilhéus (trio) – 10:25 (corte) Ilhéus / BA

Categoria Estreantes
Quarteto Misto (Principal)
1 - Andarilhos da Montanha – 5:20 Blumenau / SC
2 - Esporte Aventura – 6:09 Curitiba / PR
3 - Eco-Intertec / Acad. Corpo e Mente – 6:10 Jaragua do Sul / SC
4 - Rapa Nui – 6:13 Floripa / SC

Duplas, Trios e Quartetos não Mistos
- Esmaga Repolho – 4:38 Curitiba / PR
- Limpa Trilho – 8:30 Curitiba / PR

 

Mais informações: www.sulbrasilis.com.br

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
14 Set 2004 - 17h25 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais