A terceira etapa do CNA 2004 aconteceu na cidade de Bezerros a 105 Km de Recife. É la que se encontra a Serra Negra que emprestou seu nome para compor o título da prova “ODISSÉIA SERRA NEGRA”.
20 equipes alinharam para uma largada embaixo de muita chuva, e todos temiam o frio que poderiam encontrar após a subida da serra por trilhas duríssimas saindo de uma altitude de 300m para encontrar o PC 02 a 915m de altitude. Neste PC a Equipe Terra de Santa Cruz, de volta ao circuito nordestino, chega em primeiro lugar com uma vantagem de 15 minutos para um aglomerado de equipes que se acotovelavam nas estreitas trilhas entre cafezais e matas arbustivas.
A carta totalmente digitalizada, foi criada especialmente para a ODISSÉIA, e nela não constavam as AT’s, deixando os estrategistas das equipes de cabelos em pé.
No PC 03 estava a espera das equipes a primeira área de transição, MTB / Téc. Vert. , com dois pontos de cordas , um rapel em negativo e uma tirolesa de 140m onde os competidores atingiam uma velocidade de 60km/h e aterrizavam dentro de um lago artificial. Após as cordas as equipes Terra de Santa Cruz (Campeã do CNA em 2001 e 2002) e Caboclos de Lança (Vice Campeã do CNA em 2003) abrem uma importante vantagem de 36 minutos no PC 04 - AT 02, iniciando um trekking serra abaixo em direção a uma natação de 1000 metros nas águas geladas da Barragem Manuino.
Tendo a equipe Caboclos de Lança sempre 30 minutos atrás, a equipe Terra de Santa Cruz não podia se dar ao luxo de um erro ou um descanso na volta a subida da serra em direção da modalidade surpresa da prova. As equipes deveriam cruzar uma caverna e dar entrada no PC no topo da rocha no teto da caverna. As equipes que conseguiram passar durante o dia tiveram uma vantagem para encontrar a boca da caverna na base da rocha por trás de um pequeno bosque.
Ao atingirem o PC 09 / AT 06 as equipes já haviam realizado o maior perna de trekking da prova, 20km, e iniciariam uma verdadeira “via crucis by bike”....seria um decida com 2km de extensão onde 1,5km de segura bike, tudo isso a noite em direção ao lado mais agreste da Serra Negra conhecida como “decida do flutuoso”, nome dado pela constante sensação de se estar flutuando diante dos inúmeros mirantes, e a noite a visão dos povoados no vale a baixo é inesquecível.
Na passagem pelo PC 10 as equipes já estavam a 36km da chegada, e neste PC algumas equipes demonstravam cansaço, frio e algumas menos experientes sentiam muito sono.
No PC 11 as equipes receberam a localização do PC 12 e da chegada. O PC 12 foi uma AT, MTB / Trekking indo as equipes até a chegada localizada num dos pontos mais altos do percurso.
Gostariamos de parabenizar as equipes Oykos - PE e Jampa – PB, que após se livrarem do ponto de corte e enfrentarem a famigerada “via crucis by bike”, deram muito sangue para fechar os 100km de prova e principalmente os 12 km de trekking final serra a cima. Em particular nossa admiração e respeito a equipe Jampa – PB, que numa madrugada fria de 16 graus a poucos quilômetros da chegada após sofrer varias quebras numa das bikes, ter ficado a zero de água por um bom tempo durante a prova, brigas internas na equipe que quase criaram um racha antes do ultimo PC, cruzaram a linha de chegada em ultimo demonstrando muito orgulho e alegria, após uma corrida dramática e cheia de contratempos e lindas paisagens.
Resultado - Cateogria Odisséia
Mista
1º - Terra de Santa Cruz (PE)
2º - Caboclos de Lança (PE)
3º - Zumbi dos Palmares (AL)
4º Bike REi / Caatinga Trekkers (BA)
5º Muriqui (BA)
6º Carcará (AL/PE)
7º Potiguares (RN)
8º Oyko (PE)
9º Jampa (PE)
10º Sapulha (AL)
11º www.aoextremo.com.br (AL/PE)
12º Sertões (PE)
13º Horizonte Vertical (PE)
Não Mista
R2 (BA)
Categoria Dupla
1º - Sagarmatha (PE)
2º Farrapos (PE)
3º Marim dos Caetés II (PE)
4º Marim dos Caetés I (PE)
5º Predestinados (PE)
Mais informações: www.odisseiape.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website