Resultado final da Natura Kaiak Short Aventure e Long Adventure

Por Wladimir Togumi - 21 Set 2004 - 02h30

A equipe Clight Salomon Atenah foi a vencedora do Long Adventure, realizado nesse final de semana na Serra da Bocaina (SP). A corrida aconteceu como um prolongamento do Natura Kaiak Short Adventure e teve um total de 120 quilômetros. As modalidades utilizadas foram: orientação, trekking, mountain bike e canoagem e garantiu o direito de inscrição no Ecomotion Pro para as cinco primeiras colocadas. Em segundo lugar ficou a Rio Off Road, seguida da Goiabada Power, Parceria BH e Tatus/Thomas International.


Ex-jogadora de vôlei Ida participou do Natura Kaiak Short Adventure
Multimidia
» Galeria de Fotos

No Short Adventure a vitória na categoria mista ficou com Mitsubishi Salomon Quasar, composta por Rafael Reyes e Marina Verdini e confirmou a vitória também no circuito. A equipe fez uma corrida de recuperação depois de cometer um erro logo no primeiro trecho de trekking e perder várias posições.

No masculino, a dupla vencedora da etapa Serra da Bocaina foi a Avatares; na categoria feminina, a Clight Salomon Atenah 1 chegou na primeira posição e na master a dupla campeã foi a Mitsubishi Salomon Lontra. “Não tivemos muitas dificuldades nesta prova. Ela serviu mais como um treinamento para o Ecomotion-Pró. A única parte mais complicada foi o downhill de bicicleta”, comentou Luiz Antonio Barbosa, integrante da dupla Mitsubishi Salomon Lontra e que está de mudança para Tabatinga (AM) e dimuirá sua participação nas corridas.

Uma das participantes do Natura Kaiak Short Adventure foi a ex-jogadora de vôlei Ida, que já participou de três olimpíadas defendendo o país. Ida atualmente mora em Maceió e integra a equipe Zumbi dos Palmares, que está na segunda colocação no Circuito Norte-Nordeste de Corridas de Aventura, e disputou o Natura Kaiak Short Adventure ao lado de Marcelo Miorin. Ela se apaixonou pelo esporte há um ano, quando assistiu a largada da maior competição do gênero na Chapada Diamantina, o Ecomotion/Pro, e estará participando nesta segunda edição. A ex-jogadora destaca ainda, além da proximidade da natureza, o companheirismo que existe na corrida de aventura. “Esta é uma modalidade onde o mais importante é saber trabalhar em equipe. Não adianta ter um time forte; é preciso ter um grupo bom para que um anime o outro. Caso contrário não se ganha nada”, garante Ida.

A largada do Natura Kaiak Short Adventure aconteceu na manhã de sábado na rampa de asa delta localizada próximo à cidade de São José do Barreiro. A chuva que caiu durante toda a madrugada e o estado da estrada de acesso dificultou um pouco a chegada das equipes, atrasando a largada. No alto do morro as equipes receberam os mapas e foram procurando um local para poder traçar o percurso a ser seguido. As 162 duplas largaram de trekking para os primeiros 16 quilômetros até o PC5. A Mitsubishi Salomon Lontra e Avatares/All Track foram as primeiras equipes a completar a primeira seção da corrida.

Nas bicicletas as equipes seguiram para um trecho de mountain bike bastante técnico, com um downhill que exigiu muita atenção dos competidores. Na última transição com os apoios as equipes deixaram suas bicicletas e partiram para um trekking até o PC 8, onde pegavam os ducks e remavam até o Hotel Porto da Bocaina para a chegada do Short Adventure e a largada para os próximos 62 quilômetros do Long Adventure.

Das 162 equipes que largaram, 45 continuaram a disputa do Natura Kaiak Long Adventure. Enquanto os atletas do Short Adventure comemoravam e recebiam suas medalhas as duas duplas de cada equipe do Long Adventure se juntavam e seguiam para os 18,2 quilômetros de mountain bike até o PC12. A equipe Atenah chegou no final da tarde de sábado para pegar os caiaques e partiu para um dos trechos mais difíceis da corrida: a navegação noturna na Represa do Funil. A escuridão, as novas "ilhas" que apareceram devido ao baixo nível das águas e a utilização de uma embarcação nova, que se movimenta muito mais rápido, acabou confundindo os navegadores e dificultando a orientação.

A equipe Atenah manteve a liderança e chegou no PC13 após 5 horas de remo e, vinte minutos depois, chegaram os mineiros da Parceria BH. Depois de um dia ensolarado a chuva voltou a cair durante a noite e o frio passou a ser mais um desafio a ser superado pelas equipes. A Moleques do Sul/Sul Brasilis e a FAAP Aventura foram algumas das que foram obrigadas a desistir da corrida por problemas com um dos atletas.

Durante o trekking para o PC16 a equipe Parceria BH cometeu um erro de navegação garantindo à Atenah a vitória, que aconteceu na madrugada de domingo. “Agora estamos garantidos na Bahia. Foi uma dupla vitória porque ganhamos na categoria feminina na Short e agora vencemos a Long Adventure com a equipe”, disse Silvia Guimarães na chegada.

A segunda colocada foi a equipe Rio Offroad, que chegou na manhã de domingo e foi recepcionada com festa pelos familiares e amigos. Segundo Daniela Figueiredo, a única mulher da equipe, a prova foi mais dura do que o grupo imaginava. “Tínhamos a previsão de concluir a Long Adventure em menos de 15 horas e acabamos chegando depois de quase 25. A navegação estava muito difícil, principalmente na canoagem porque a represa tinha muitas saídas”, disse a atleta.

Em terceiro lugar ficou a Goiabada Power, que chegou pouco mais de meia hora atrás da Rio Offroad. Eles foram um dos últimos a concluírem a Short Adventure e largaram para a Long Adventure muito atrás dos outros competidores no sábado. “Cometemos vários erros na primeira parte da competição e quando partimos para a Long pensávamos que não fôssemos ficar nem entre os 20 primeiros. Para nós a terceira colocação é uma grande conquista”, disse Márcio Craveiro, um dos integrantes da Goiabada Power.

A premiação da Natura Kaiak Short Adventure será realizada em São Paulo em data a ser confirmada pela organização. Serão distribuídos R$ 30.000,00 entre os três primeiros colocados de cada categoria da Short Adventure.

Classificação final da Natura Kaiak Long Adventure
1º lugar – Clight Salomon Atenah
2º lugar – Rio Offroad
3º lugar – Goiabada Power
4º lugar – Parceria BH
5º lugar - Tatus/Thomas International

 

Classificação Geral da etapa da Sera da Bocaina do Natura Kaiak Short Adventure
1º lugar – Mitsubishi Salomon Lontra (Victor Affonso Lopes Teixeira Filho/Luiz Antonio Barbosa) – 14h43min01
2º lugar – Avataris/All Track (Cesar Marassi/Cleber Marques Saito) – 14h44min31
3º lugar – Canoar/Espéria (Márcio Franco/Fábio Batista Ferreira) – 14h46min35

Classificação por categorias
Masculino

1º lugar – Avataris/All-Track (Cesar Marassi/Cleber Marques Saito)
2º lugar – Canoar/Espéria (Márcio Franco/Fábio Batista Ferreira)
3º lugar – Mamelucos Pedal Power (Sérgio Pires/Carlos Alberto Passini Jr.)

Feminino
1º lugar – Clight Salomon Atenah 1 (Silvia Guimarães/ Eleonora Audra)
2º lugar – Audácia Pura (Gisele Volpi/ Carmem Lucia da Silva)
3º lugar –Projeto Mulher (Ariane Namlohlava/ Beatriz Maria Rodrigues)

Mista
1º lugar – Mitsubishi Salomon Quasar (Rafael Reyes/ Marina Bianca Verdini)
2º lugar –Endorfina (José Luiz Reginato/ Adriana Santos)
3º lugar –Parceria BH2 (Mariana Pontes/ Marco Aurélio Martins)

Master
1º lugar – Mitsubishi Salomon Lontra (Victor Affonso Lopes Teixeira Filho/ Luiz Antonio Barbosa)
2º lugar – CA Paulistano 1 (hadi Akkouh/ Abdelhadi Akkouh)
3º lugar – Kalangos (Luiz Fernando Martins/Philipe Campello)

Mais informações: www.ecomotion.com.br/shortadventure

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
21 Set 2004 - 02h30 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais