A cidade de Salesópolis, conhecida por ser o berço do rio Tietê, recebeu a terceira etapa Ultimate Adventure. O circuito se diferencia de outras corridas pelas equipes competidores serem formadas por 3 pessoas e pela possibilidade da troca de um competidor nas áreas de transições pelo integrante da equipe de apoio. Além disso a organização busca incluir uma modalidade diferente a cada etapa, como as canoas havaianas, os testes especiais e nessa etapa, o enduro eqüestre.
Voltada para os iniciantes, a corrida vêm conquistando um público fiel e que acha interessante estar competindo com atletas de mesmo nível. Vale destacar também a participação das 5 equipes totalmente femininas: além da já conhecida As Penélopes, a corrida teve a participação da A+, Patinumpára, Aroeira Pink By Matero e Os Aventureiros de Tim Tim.
O percurso teve aproximadamente 50 km divididos nas modalidades de orientação, trekking, mountain bike, canoagem, ride'n run, costeira e natação. O tempo nublado estava perfeito para os atletas. A largada aconteceu na praça central da cidade e após a contagem regressiva os atletas partiram em suas bicicletas para os primeiros 7Km de estradas de terra. A equipe Terra, formada por atletas locais, começava a puxar o primeiro pelotão, formado pelas equipes Rio Off Road, Espirito Livre e Harpia.
Feita a transição para o trekking as equipes enfrentaram uma subida em direção à Represa Ponte Nova. Algumas equipes passaram da entrada da trilha para chegar no PC4, início do trecho da natação, e perderam tempo até perceber o erro e voltar atrás. Nas corridas curtas qualquer erro pode tirar a vitória da equipe e obrigá-la a fazer uma corrida de recuperação.
No alto do morro do Roque, onde estava localizado o PC7, a equipe Terra chegou em primeiro lugar, com uma pequena diferença de 15 minutos para a Espirito Livre, que vinha andando praticamente junta com as equipes Alto Juquiá, Harpia e Trulabilula. Pedalando forte em busca dos líderes as equipes chegaram no PC8, montado no local conhecido por Pinheirinho e onde as equipes realizavam o Special Test e partiam para o primeiro trecho de canoagem. Para completar o teste os três integrantes da equipe tinham que ultrapassar uma rede de cordas montada entre as árvores, além de 2 fardos de feno. O objetivo era que a equipe trabalhasse junta, um ajudando o outro ou utilizando o fardo para alcançar a rede.
Com o teste realizado os atletas pegavam dois caiaques, um duplo e um simples, para uma remada com bastante orientação. Muitas equipes não ficaram atentas à navegação e era possível ver caiaques por toda a represa. Na etapa de ride'n run foi utilizada as regras do enduro equestre de velocidade em um percurso totalmente balizado com 5km de extensão.
As equipes de apoio aguardavam ansiosamente pelas primeiras equipes no clube da Barragem da Ponte Nova. Do alto era possível avistar os pequenos pontos na barragem, mesmo sem saber quem estava na frente. As equipes Espirito Livre/Adventuremag, Gaia e Harpia, as três primeiras a cruzar a linha de chegada, foram penalizadas em 20 minutos por não terem feito a etapa de costeira, e a Rio Off Road foi considerada a vencedora.
Logos após a chegada das primeiras equipes a chuva começou a cair, dificultando a corrida das equipes que vinha atrás. "O trecho de remo de 8km foi dividido em duas partes, a primeira foi curta e a segunda mais longa, exigindo mais navegação e onde muitas equipes ficaram um pouco confusas. O pior é que começou a chover e a neblina desceu tanto que não dava para enxergar muito", comentou Mario Sanchez, da equipe Terra Brasil, que apesar do nome parecido não são locais da região. Para garantir a segurança dos atletas, a organização optou por diminuir o trecho de remo.
Classificação Final
Categoria Masculina
1)Rio Off-Road – 14h43
2)Espírito Livre – 15h
3)Gaia – 15h01
Categoria Mista
1)Matero – 15h38
2)You Extreme – 15h45
3)Mantra – 15h54
Categoria Feminina
1)Penélopes – 16h52
2)Pati num Pára – 18h15
3)A Positivo - 14h26 (sofreu corte no PC8)
Mais informações e classificação completa: www.ultimateadventure.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website