Resultado da etapa final da Copa Ametur de Corridas de Aventura

Por Redação - 26 Out 2004 - 12h17

A final da Copa Ametur de Corrida de Aventura impressionou atletas presentes. E não é para menos. Afinal a cidade de Piranga pôde mostrar a todos suas belezas naturais, a hospitalidade dos seus habitantes e sua história de mais de 300 anos que confunde-se com a história de Minas Gerais e do Brasil. O percurso passou por montanhas, rios, trilhas em mata fechada, bucólicos vilarejos, fazendas e igrejas centenárias e em locais históricos como o vale onde foi travada a batalha final da Guerra dos Emboabas.


© Copa Ametur de Corridas de Aventura


© Copa Ametur de Corridas de Aventura


© Copa Ametur de Corridas de Aventura

Um dos objetivos da Ametur (Associação Mineira de Empresas de Turismo Rural) é fortalecer o segmento de turismo rural, por meio de projetos ligados a esportes outdoor, que valorizam as belezas naturais de Minas Gerais e atrativos como a Estrada Real. Além disso, a Copa Ametur de Corrida de Aventura leva aos municípios sede do evento oportunidades de geração de emprego e renda. Nesta última etapa realizada em Piranga as pousadas e hotéis tiveram taxa de ocupação de 100% e muitos atletas ficaram hospedados em casas de moradores locais, os restaurantes e bares tiveram um movimento atípico e outros tipos de comércio também se beneficiaram do evento.

Participaram da final em Piranga 102 atletas sendo que a maioria de Minas Gerais e de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Brasília, Espirito Santo e até estrangeiros (Itália e França). Os atletas foram divididos em 3 categorias: Dupla Graduada, Dupla Amadora e Solo, uma novidade entre as Corridas de Aventura de todo o país.

A prova - A largada foi dada às 8h30 da manhã no Hotel Fazenda Pirapetinga, associado da Ametur. O percurso variou de 45 a 70 quilômetros, de acordo com a categoria Os primeiros desafios dos competidores da Copa Ametur de Corrida de Aventura é orientar-se através do mapa entregue uma hora antes da largada (neste momento todos os atletas cumprem ação social trocando alimento, agasalhos ou cobertores pelo mapa da prova que foram doados ao asilo de Piranga) e encarar um trecho de 25 km de trekking. Logo no primeiro PC (ponto de controle) um grande número de atletas se perdeu no teste de orientação. Começou neste momento a seleção dos atletas que brigavam pela vitória na prova.

A partir daí foram mais três PCs até a travessia do Rio Piranga. Na antiga ponte de madeira os atletas da Dupla Amadora e Solo faziam um rapel enquanto os atletas da Dupla Graduada seguiam em frente.

O final do trekking, de aproximadamente 25 km, terminou na área de transição montada na praça central de Piranga onde os atletas se abasteceram de frutas, água, PowerBar, Red Bull e pegaram suas bicicletas e partiram para um trecho que variou de 25 a 40 km dependendo da categoria. Neste trecho os atletas enfrentaram as longas subidas e fortes descidas que exigiram muito da parte e física e psicológicas. No PC 9 os atletas da categoria Dupla Graduada tiveram um desafio extra: um rapel negativo em uma pedreira com cerca de 50 metros de altura. A recompensa foi, sem dúvida, a vista deslumbrante da região.

Depois de muito esforço e adrenalina a linha de chegada foi instalada no mesmo local da área de transição do trekking para a bicicleta na praça central de Piranga. Além de dezenas de moradores de Piranga que acompanharam a prova a Prefeitura Municipal montou uma rua de lazer para as crianças que foi um sucesso. Após o final da prova a premiação foi realizada no recém restaurado Cine Teatro de Piranga.

Os campeões - Na categoria Solo o atleta do Rio de Janeiro Ricardo Iamaguchi faturou a etapa e levou o título da Copa Ametur de Corrida de Aventura em 2004. Ele completou os cerca de 55 km do percurso em 7 horas e 31 minutos (no tempo corrigido o atleta teve 1 hora de bonificação por ter cumprido uma atividade não obrigatória).

Na Categoria Dupla Amadora (percurso com cerca de 45 km) a equipe Mike Bravo (Cleber de Castro e Doniwilker Passos) de Minas Gerais ganhou a etapa com o excepcional tempo de 4 horas e 50 minutos. Mas quem levou o título de 2004 foi a equipe Djow Jow de São João Dei Rei formada por Dionísio Carvalho e Joanna Somers mesmo com a terceira colocação (tempo de 5 horas e 47 minutos).

Na categoria Dupla Graduada quem levou o título de 2004 foi a equipe Quem não Agüenta Bebe Leite (André Horta e Ézio Rubbioli) de Belo Horizonte mesmo ficando na terceira colocação na etapa (tempo de 7 horas e 36 minutos). Os campeões da etapa em Piranga foram os integrantes da equipe Loucos para Ganhar, Wesley Brandão e Flávio Viana, com o tempo de 7 horas e 9 minutos.

Resultado da final da Copa Ametur de Corrida de Aventura 2004:

Categoria Solo
1o lugar: Ricardo Iamaguchi – 6h31min
2o lugar: Wendell de Oliveira – 6h32min.
3o lugar: Rildo de Souza – 7h17min.

Categoria Dupla Graduada
1o lugar: Wesley Brandão e Flávio Viana, equipe Loucos para Ganhar- 7h09min.
2o lugar: Gabriel Pinheiro e Grazziela Tomich, equipe D’Xavantes – 7h33min.
3o lugar: André Senna e Ézio Rubbioli, equipe Se Não Aguenta Bebe Leite – 7h36min.

Categoria Dupla Amadora
1o lugar: Cleber de Castro e Doniwilker de Oliveira, equipe Mike Bravo - 4h50min.
2o lugar: Guilherme Ramos e Fabiano Passos, equipe Reptil II– 5h38min.
3o lugar: Dionísio Carvalho e Joanna Somers, equipe Djow Jow – 5h47min.

Mais informações: www.copaametur.com.br ou www.planetaventuras.com.br

Redação
Por Redação
26 Out 2004 - 12h17 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais