Subaru Primal Quest na Adventure Sports Magazine

Por Wladimir Togumi - 16 Nov 2004 - 18h44
A morte do atleta Nigel Aylott no Subaru Primal Quest 2004 é a notícia principal da última edição da Adventure Sports Magazine, publicação norte americana voltada para as corridas multi-disciplinares. O texto foi escrito pela jornalista e editora Lisa Jhung, que acompanha as corridas de aventura há muito tempo e tem em seu curriculo a participação no Eco-Challenge Marrocos.

O texto mostra um pouco do perfil e da experiência de Nigel nas corridas internacionais e narra passo a passo o que aconteceu durante o fatídico dia. A revista mostra também imagens feitas pelo fotógrafo Dan Campbell, que acompanhava as equipes AROC e Montrail naquele momento e capturou a sequência dos acontecimentos.

No ano passado Dan Barger, diretor da prova, ouviu muitas reclamações sobre a corrida ter passado por muitas estradas e decidiu tornar o evento mais selvagem, no mesmo nível de outras corrida internacionais. Durante o briefing Barger alertou que em várias situações as equipes deveriam escolher a melhor rota e que os atletas deveriam ser responsáveis por si próprio e pela equipe para fazer essa escolha.

O acidente com Nigel Aylott aconteceu depois que as equipes AROC e Montrail encontraram o PC, na verdade um prisma de orientação, no pico Illabot. Os navegadores das duas equipes chegaram a conversar para determinar o ponto mais seguro para a descida da montanha, lembrando do alerta feito por Barger no briefing.

As equipes decidiram seguir por um caminho diferente do usado para a subida, que acharam que seria mais rápido e eficiente. Aylott foi o primeiro a descer para verificar as condições e restante da equipe decidiu segui-lo, assim como os atletas da equipe Montrail. Quando John Jacoby, da Montrail, apoio sua mão em uma pedra, a mesma utilizada como apoio pelos outros atletas e do tamanho de uma pessoa, ela se soltou e começou a rolar montanha abaixo. Com os gritos de "Pedra, pedra""! os atletas conseguiram desviar, menos Aylott, que foi atingido diretamente.

Nas duas fotos acima, de uma sequência de 5 imagens, é possível visualizar o drama dos atletas durante a descida. Na foto da esquerda vemos a pedra já solta, depois que John Jacoby se apoiou nela. A seta amarela na foto da direita mostra a pedra descendo, antes de atingir Nigel.

Agora só resta esperar como o acidente afetará o evento de corrida de aventura mais rico do mundo.

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
16 Nov 2004 - 18h44 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais