No dia 21 de outubro de 2002 a última equipe cruzou a linha de chegada montada na Ilha Denarau e encerrou oficialmente o Eco-Challenge Fiji. Das 81 equipes que largaram apenas 23 terminaram, dentre elas a EMA Brasil, que ficou na 21a colocação.
Desde o término da corrida o atleta e empresário Alexandre Freitas está em tratamento em decorrência de um parasita, vindo provavelmente da ingestão de um peixe, que afetou o sistema nervoso e prejudicou seus movimentos, visão e fala. Ele passou vários meses hospitalizado recebendo tratamento intensivo, mas atualmente a recuperação está sendo feita em sua casa. Na entrevista feita por Celso Fonseca (encarte Isto é SP), Alexandre disse que a recuperação é o seu objetivo de vida e a fisioterapia o esporte diário.
Durante a premiação do Caloi Adventure Camp, José Puppo, integrante da equipe vencedora Mamelucos e que fez parte da equipe EMA Brasil em Fiji, lembrou a todos que hoje (22/11) o Alexandre estará dando mais um passo em direção à recuperação. Ele fará um transplante de córnea para voltar a exergar. De acordo com uma descrição do Dr. Clemar Corrêa, a visão atual dele é como se alguém olhasse através de um véu. Ao final foi pedido a todos que criasse uma corrente de força positiva para ajudar na recuperação do atleta.
Novo esporte - Em 1997 Alexandre Freitas participou de sua primeira corrida de aventura, o Southern Traverse, e se apaixonou pelo novo esporte que estava conhecendo. Disposto a implantar as corridas de aventura no Brasil, ele fundou a Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura (SBCA) e organizou a primeira EMA (Expedição Mata Atlântica) em 1998, no litoral norte de São Paulo. O evento foi um sucesso e no ano seguinte as vagas foram preenchidas em poucos dias.
Em 2000 Alexandre organizou a primeira edição do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura com corridas de menor duração. O circuito se repetiu em 2001 e a EMA saiu pela primeira vez da região sudeste e foi realizada na Amazônia. Como atleta, Alexandre Freitas participou em 2002 do Raid Gauloises, conquistando o oitavo lugar, e no mesmo ano foi para Fiji participar do Eco-Challenge.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website