Organizadores disputam mercado de corridas de média duração

Por Wladimir Togumi - 13 Jan 2005 - 02h12

No próximo final de semana terá início a temporada 2005 de corridas de aventura no Brasil, com uma corrida no Rio Grande do Sul. Apesar de ser a primeira do ano, a etapa estará fechando o circuito EcoAt!tude 2004, que foi adiada por motivos diversos. Novos circuitos estão surgindo e outros desaparecendo, mas no geral a tendência é que a quantidade de provas aumente em relação ao ano passado. Isso se não houver nenhum cancelamento no decorrer do ano.

Depois de um período em que as corridas curtas predominaram em todo o país, o ano de 2005 será das corridas médias, que são completadas entre 2 e 3 dias. Não que elas serão em maior quantidade do que as curtas, isso provavelmente nunca acontecerá, mas porque muitos organizadores estão dispostos a brigar por essa fatia do mercado que ficou esquecida durante um bom tempo.

Expedição Chauás, Brasil Wild e Ecomotion já definiram suas datas. O Adventure Camp informava em seu site que estava para definir suas corridas de média duração. Se considerarmos apenas os organizadores de São Paulo e onde está localizado o maior mercado de corrida de aventura do país, serão 12 eventos nesse ano. Em Goiás serão 3 etapas de 120 Km na Copa Centro-Oeste de Corrida de Aventura e os outros estados já estão se agendando.

Como alguns dos participantes desse formato de corrida participam de outras competições fora das corridas de aventura, além das corridas curtas e do Ecomotion Pro, a programação das equipes que quiserem participar da maior quantidade de provas será bastante complicada. Isso tudo sem considerar a parte financeira, que pesa bastante no bolso dos atletas. Sorte daquelas que contam com mais de 4 integrantes em sua formação e que podem se revezar nas diversas provas do calendário.

Provavelmente no final da história as equipes mais competitivas se dedicarão ao circuito com a melhor premiação enquanto que as que correm para se divertir vão escolher as provas com o melhor custo-benefício, levando em conta valor de inscrição, local da prova, segurança, simpatia com organizador, etc.

Cuidados - Em 2004 tivemos no Brasil a realização de mais de 100 corridas, nos mais diversos formatos, distâncias e durações. Com essa quantidade de corridas é claro que existiram as provas muito boas e as muito ruins. Atualmente não temos um órgão regulamentador do esporte que poderia fazer essa seleção, então é importante que você se informe sobre a corrida que vai participar. Mas nem sempre a culpa é do organizador. É importante também que o atleta esteja preparado fisicamente e com a saúde em dia para enfrentar um dia ou mais de atividade fisica sem parar.

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
13 Jan 2005 - 02h12 | General |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais