Resultado da última etapa e definição dos campeões do Circuito EcoAt!tude

Por Redação - 18 Jan 2005 - 23h33

Nos dias 15 e 16 de janeiro de 2005 ocorreu na cidade de Cambará do Sul a 4ª etapa do Circuito Eco-AT!TUDE de Corridas de Aventura. Esta prova finalizou o calendário de corridas de aventura 2004 do Rio Grande do Sul. A prova contou com poucas equipes, 26 ao total, mas ao mesmo tempo foi dinâmica e muito interativa entre equipes e organização.

Fotos: divulgação / EcoAtitude

A prova de Cambará mudou a perspectiva e a visão das equipes em comparação com as provas anteriores do circuito, pois a característica principal foi longos trechos de trekking sobre os campos de altitude, cercados por mata de araucária e muitas coxilhas (colinas) com quotas que variavam de 700 a 1100 metros acima do nível do mar.

Para a surpresa da grande maioria das equipes que imaginavam esta prova sendo realizada nas proximidades dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra geral onde estão localizados os mais belos canyons do Brasil, a organização inverteu a prova e buscou apresentar lugares de rara beleza cênica mas com muita ação e dificuldades. A 4ª etapa, denominada Corrida Quota 1000, contemplou, além de grande percurso de trekking em campo aberto, as atividades de Mountain bike, Cascading e canionismo. Nesta área, algumas equipes puderam comprovar a riqueza da fauna local com a visualização da espécie felina Puma (felis concolor) ou Leão Baio que foi também avistado pelos organizadores durante a montagem da prova.

As imagens visualizadas durante um belo e precioso dia de sol em Cambará do Sul ficarão gravadas, com certeza, na memória de todos os competidores.

Talvez pela característica haver mudado em relação as provas anteriores, a navegação, orientação e plotagem das coordenadas foi mais exigida, dando uma particularidade especial à prova.

Com aproximadamente 48 km de trajeto, as 26 equipes largaram pontualmente às 8:00 hs da manhã de domingo, 16 de janeiro, buscando de bicicleta as primeiras posições. Em busca do título de grande campeã do Circuito Eco-AT!TUDE 2004 estavam três equipes: Lagartixa de Igrejinha / RS, Caverá Mormaii de Caxias do Sul / RS e Servajão que possui atletas de Novo Hamburgo / RS, São Leopoldo / RS e Três Coroas / RS. Com 40 minutos de prova as equipes já alcançavam o PC01 / AT01 que ficava na Fazenda Rincão do Lageado de onde deveriam iniciar a primeira etapa dos longos trajetos de trekking sobre os campos até atingirem o PC 05 que ficava na Fazenda Recanto dos Amigos. Neste PC ficava a etapa de verticais onde 02 competidores por equipe deveriam executar o rapel na cachoeira do “Tio França”, que despenca quase que verticalmente para um profundo e gelado poço. A coordenação do PC 05 instalou as cordas com a extremidade junto a linha d’água de forma que cada competidor ao fazer a descida caía no poço e saia nadando. Um bote inflável foi colocado no poço da cachoeira pela organização da prova para dar apoio aos atletas em caso de necessidade.

Deste ponto até o PC 08 mais um longo trecho de trekking só que com mudança de terreno. Em vez de campos e coxilhas (colinas) eles percorreram uma antiga estrada de tropeiros margeando o rio até atingirem o PC 06 que ficava localizado ao final de um longo e extenso charco (ou banhado) com muita vegetação rasteira que acabou por dificultar a localização deste PC. Muitas equipes acabaram perdendo quase 02 horas para localizaram a Bandeira do PC onde continha uma sugestiva frase: “Cuidado com o PUMA”. Esta frase alertava aos competidores sobre a possibilidade da abordagem visual com este felino de grande porte a partir daquele ponto. E foi o que aconteceu com uma das equipes, que fez contato visual entre os Pc´s 08 e 09, que ficavam no início e dentro de um pequeno Canyon denominado “Perau do Leão”, ou seja, Paredão do PUMA.

Este local privilegiado por natureza mudou novamente o tipo de terreno, colocando os atletas em contato com muitas rochas e água de um pequeno riacho ao fundo do canyon até o PC 09. Deste ponto até o PC 10 que era o último PC antes da chegada, mais um trajeto de campo e a mudança novamente de modalidade onde as equipes encontraram suas equipes de apoio e receberam suas bikes. Pouco menos de 6 km separava as equipes da Praça de Cambará do Sul e da chegada consagradora.

Ao inicio da tarde do domingo, 16 de janeiro a equipe Caverá Mormaii de Caxias do Sul rompia a fita de chegada de mais uma prova no Rio Grande do Sul.

Aos poucos, as equipes saiam do canyon e buscavam uma a uma a linha de chegada onde a comunidade de Cambará do Sul esperava desde o início da tarde ansiosa para ver e presenciar cada momento vivido pelas equipes.

Com 5 horas e 14 minutos de uma prova bonita e rápida a Equipe Caverá Mormaii sagrou-se vencedora da 4ª etapa do Circuito Eco-AT!TUDE. Em segundo lugar chegou a equipe Cinamomo de Nova Petrópolis / RS com 6 horas e 36 minutos de prova. Em terceiro despontou a Equipe Brazuca de Igrejinha /RS com 7 horas e 12 minutos de prova.

Como esta prova foi a 4ª e última etapa do Circuito Eco-AT!TUDE 2004, também definiu-se as grandes vencedoras do Circuito, dando um brilho especial ao final do dia quando foram entregues as premiações da prova e do ano.

Veja a seguir os destaques e as equipes vencedoras no final de semana em Cambará do Sul:

Corrida Quota 1000 – 4ª Etapa do Circuito Eco-AT!TUDE 2004
Categoria Mista
1º Lugar – Equipe Caverá Mormaii (Caxias do Sul / RS)
2ª Lugar – Equipe Cinamomo (Nova Petrópolis / RS)
3º Lugar – Equipe Brazuca (Igrejinha / RS)
4º Lugar – Equipe Família Extrema (Porto Alegre / RS)
5º Lugar – Equipe Servajão (Novo Hamburgo – São Leopoldo – Três Coroas / RS)

Categoria Geral
1º Lugar: Equipe Quanto Pior Melhor (Caxias do Sul / RS);
2º Lugar: Equipe Cia de Guarda (Porto Alegre / RS);
3º Lugar: Equipe Seival Pua (Porto Alegre / RS);
4º Lugar: Equipe Pampa Sul (Caxias do Sul / RS)
5º Lugar: Equipe Bixo do Mato (Caxias do Sul / RS)

Circuito Eco-AT!TUDE de Corridas de Aventura 2004
Categoria Mista
Campeã: Equipe Caverá Mormaii (Caxias do Sul / RS) – 36 pontos
Vice-Campeã: Equipe Lagartixa (Igrejinha / RS) – 29 pontos
3º Lugar: Equipe Servajão Adventure Team (N.Hamburgo /RS) – 28 pontos
4ª Lugar: Equipe Papaventuras (Venâncio Aires / RS) – 17 pontos
5º Lugar: Equipe Capilé (São Leopoldo / RS) – 16 Pontos

Categoria Geral
Campeã: Equipe Bixo do Mato (Caxias do Sul / RS) – 33 pontos;
Vice Campeã: Equipe Asteca (Caxias do Sul / RS) – 19 pontos;
3º Lugar: Equipe Seival Pua (Porto Alegre / RS) – 14 pontos;
4º Lugar: Equipe Quanto Pior Melhor (Caxias do Sul / RS) – 10 pontos
5º Lugar: Equipe Cosa Nostra (Porto Alegre / RS) – 09 pontos.

Mais informações: www.atitude.tur.br

Redação
Por Redação
18 Jan 2005 - 23h33 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais