Mais um problema para a equipe AXN Nike. O teste de doping da atleta argentina Nadia Michel, realizado antes da largada do Raid World Championship, deu resultado positivo. Um comunicado no site do Raid Series anunciou o resultado:
"Em relação ao teste de doping realizado na chegada do Raid World Championship no dia 02 de dezembro em San Martin de los Andes, a amostra N° 380469 foi declarada positiva. A identidade correspondente a essa amostra é Nadia Michel, integrante da equipe AXN Nike (ARG). De acordo com os regulamentos aplicáveis ao Raid World Championship, esse controle de doping positivo teria o efeito imediato de desclassificação da equipe, caso ela já não estivesse desclassificada por comportamento anti-esportivo." - Sylvain Thuault/Diretor de prova.
O resultado está sendo divulgado 2 meses após a corrida devido ao tempo necessário para fazer o teste e também porque os organizadores procuraram ajuda para lidar com a situação. Eles consultaram a IOC (International Olympic Commision) e contrataram a empresa sueca IDTM (International Doping Test and Management), que possui uma rede de laboratórios que trabalha junto com a WADA, agência mundial anti-doping.
Michel, uma personal trainer de 25 anos de Buenos Aires, já venceu o Circuito Volcanos e conseguiu boas colocações em corrida como o Camdex e o Ecomotion Pro. No ano passado ela estava na equipe vencedora do Desafio de los Volcanoes, que é organizada por um dos seus companheiros de equipe.
O exame com resultado positivo foi realizado antes do início da corrida e o procedimento inclui testes contra drogas proibidas que inclui uma série de estimulantes (incluindo a cafeína), esteróides, narcóticos, agentes anabolizantes e diuréticos. A causa exata do resultado positivo não será divulgado ao público. A informação é emitida somente para os organizadores e para o atleta.