A III Átria Adventure Race foi marcada por um fenômeno que era muito desejado pelos gaúchos: a chuva. Depois de mais de 3 meses de estiagem, com temperaturas sempre superiores aos 35°C, os atletas puderam desfrutar de uma prova com uma temperatura amena. Em contrapartida, as estradas e trilhas ficaram com muita lama aumentando a exigência física dos participantes.
|
Ao todo eram 37 equipes entre duplas, trios e quartetos mistos, sendo que 28 equipes eram de quartetos mistos. Atualmente as equipes gaúchas estão em um nível de desempenho bastante equilibrado.
Nesta edição da Átria Adventure Race esteve presente apenas uma equipe de Santa Catarina, a Narrobada, que venceu a primeira edição da corrida.
A largada foi dada às 8 h do dia 13 de março na cidade de Ivoti, no Rio Grande do Sul, com todas as equipes largando de mountain bike. Na primeira área de transição AT1 as equipes começaram a chegar com poucos minutos de diferença.
Após o AT1, todos partiram em um trekking em busca dos PC2 e PC3, que foi onde começaram os problemas de navegação. No AT2 a equipe Caverá Mormaii, de Caxias do Sul/RS, e a Cinamono, de Nova Petrópolis/RS, apareciam destacadas das demais equipes. No trecho entre o AT1 e o AT2 ocorreu o primeiro acidente da prova, porém foi um acidente de trânsito. A equipe de apoio da Harpya chocou a caminhonete, que haviam pedido emprestado para um amigo, em um caminhão. Danos materiais à parte, ninguém ficou ferido.
Entre o AT2 e o AT3 as equipes voltavam a pedalar por um trecho relativamente rápido e novamente partiram para um outro trekking. Neste trekking foram superados desníveis acentuados de mais de 300 m com muita navegação por trilhas e mata fechada.
No AT4, a equipes chegavam deste trekking e voltavam a pedalar. Foi quando a corrida começou a ficar mais definida. Em primeiro lugar chegou a Papaventuras de Venâcio Aires/RS, seguida da Cinamomo, Caverá Mormaii, Servajão de Novo Hamburgo/RS e a Capilé de São Leopoldo/RS.
No PC 9, as equipes encontraram bastante dificuldades com o terreno lamacento dentro do vale do arroio Feitoria. Além da lama, encontraram um emaranhado de trilhas. No PC 10, as equipes realizaram uma descida por cordas de 40 m, em uma parede de basalto, localizada em um pequeno canyon, que fica situada na colônia japonesa da cidade de Ivoti.
Neste PC, a equipe Capilé chegou liderando a corrida com uma vantagem de poucos minutos sobre a Caverá Mormaii, Papaventuras e Cinamomo.
Às 15:21 h, a Capilé venceu a III° Átria Adventure Race, seguida da Caverá Mormaii que chegou às 15:30 h, e na terceira colocação a Papaventuras chegando às 15:31 h e logo atrás a Cinamomo chegando às 15:33 h. Na quinta colocação, chegou a Servajão que terminou a corrida às 16:17 h.
O trio Seival Pua terminou a corrida às 15:34 h e durante a prova permaneceu entre as equipes lideres.
A III° Átria Adventure Race distribuiu R$ 2.100,00 entre os cinco primeiros colocados, medalha para todos que completaram a prova e distribuiu diversos brindes entre as equipes. Os brindes foram tênis da Tryon, jogo de rodas, bonés, camisetas, entre outros.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website