O Parque das Neblinas localizado no alto da serra de Bertioga foi o palco onde 108 atletas participaram da primeira etapa do Circuito Chauás Race 2005 de Corrida de Aventura, realizada neste sábado (02/04).
A equipe santista Memorial/Los Locos formada pela atleta Nelma Raizer e o atleta e navegador Reginaldo Ferreira Lima Filho foi a vencedora na categoria mista, completando o percurso de 53 km em 6h09m enquanto a equipe Gnus formada por Rodrigo Koke e Luiz Antonio Trindade Xanco, de Registro (SP), foram os vencedores na categoria masculina. Na feminina a campeã foi à equipe Kaa-rambola das atletas Adriana de Campos Gassi e Cintya Gonçalves vindas da capital (SP).
Ainda na categoria mista, em segundo lugar ficou a equipe Kalangos de Niterói (RJ), com os atletas Luis Fernando Martins e Andréa Gama da Silva e em terceiro lugar a equipe da guarda ambiental de Bertioga, PMB1 capitaneada por Lourival dos Santos Silva e a atleta Rúbia Sanches Sanches.
Já na categoria masculina o segundo lugar ficou com a equipe de Niterói (RJ) Camelos/Agrija Transportes II formada por Bruno Guimarães e Luis Henrique Vasquez e em terceiro lugar a dupla da equipe Memorial/Vit Shop/Seivatur dos atletas Julio Paterlini e Dogello Mattos Jr.
As equipes largaram às 10 hs da manhã do Parque das Neblinas e logo mostraram que não vieram a passeio, as equipes Gnus, Camelos, Memorial e Kalangos travaram um grande duelo nos 20 km iniciais de mountain bike em trilhas, que começou com uma subida de 300 m de altitude nos 3 primeiros km, duelo que continuou por quase duas horas nesta etapa de mountain bike onde a equipe do Memorial/Vit Shop/Seivatur levou a melhor. Em seguida o duelo passou para dentro d´agua na etapa de canoagem, onde as duplas remaram 10 km nas águas transparentes do rio Itatinga. Na seqüência as equipes ainda fizeram mais 12 km de treking até retornarem para suas bikes onde pedalaram mais 10 km até a etapa final de 1 km de treking e arborismo.
Chauás Race inova e faz atletas mostrarem habilidades em Arborismo - Nesta etapa da Chauás Race, as equipes além das modalidades de Mountain Bike, canoagem, orientação por mapa e bússola e treking, também tiveram que mostrar todas as suas habilidades e equilíbrio para fazer o Arborismo. O Arborismo é uma das mais novas modalidades usadas na preservação do meio ambiente, são passarelas suspensas presas no topo das arvores normalmente usadas para estudos e contemplação da natureza, não provocando impacto ambiental e ajudando assim a regeneração do ecossistema. Desta vez as passarelas suspensas foram usadas pelos atletas para alcançarem à linha de chegada.
Apesar do percurso curto, 53 km, esta etapa do Circuito Chauás Race exigiu muito dos atletas que participaram de seções alternadas de mountain bike, canoagem, treking e arborismo sempre se orientando por mapa e bússola. Em alguns trechos mais íngremes os competidores tiveram que empurrar suas bicicletas e em outros passavam por trilhas estreitas no meio da Mata de Eucaliptos. Das 59 equipes que largaram 32 completaram o percurso inteiro, 21 fizeram apenas parte do percurso e 6 desistiram no meio por cansaço ou quebra das bikes, sendo que a ultima equipe completou o percurso em 8h37m.
A Expedição Chauás Race contou com o apoio da Ecofuturo – Parque das Neblinas, Paterlini Bikes, Higth Five, adventuremag.com.br, vitshop.com.br, Seivatur Eco turismo e Prefeitura de Bertioga. Promoção Hits Fm 103,7.
Mais informações: www.chauas.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website