Este é um evento de iniciativa conjunta entre a Brasil Wild e a HalfDome, com intuito de ajudar na formação técnica e tática dos atletas, sem esquecer também o lado atlético. O responsável técnico será o atleta Makoto Ishibe, que foi o estrategista e navegador da equipe NIKE-SCOTT.
Serão abordados diferentes tópicos em forma de módulos diários onde os participantes terão uma orientação conceitual seguido de prática das referidas atividades. Haverá dias em que o tempo total em atividade pode superar 10 horas, de forma que é fundamental os participantes estarem bem condicionados para caminhada, pedal (mountain bike em estrada) e remo. Em todas as refeições serão abertos espaços para discussão de temas relacionados a corridas de aventura.
Dia 21- 8h: Saída de Pousada das Cavernas para o Núcleo Santana em mountain bike. Caminhada para o Abismo Dívida Externa. Descida do abismo em rapel seguido de travessia da Gruta da Água Suja até a sua boca, retornando a trilha até o núcleo. Retorno para a Pousada em Mountain bike. Primeira abordagem de técnicas verticais e noções de espeleologia e travessia em cavernas.
Clínica de manutenção básica de campo de Mountain bike: Ajuste do Câmbio e freio, troca de pastilha de freio (V-Brake e disco), lubrificação dos cabos e corrente, reparo de corrente e limpeza.
Após o jantar será feita a preparação do Mapa para caminhada da Trilha Trans-PETAR.
Dia 22 – 7h: Saída da Pousada das Cavernas para o início da Trilha Trans-PETAR. Essa trilha ficou famosa por ter feito com que muitas equipes ficassem dias perdidos sem conseguir encontrar a saída durante a EMA 2000. No decorrer do trajeto serão discutidos os conceitos de navegação cartográfica, assim como análise dos erros cometidos pelas equipes da EMA 2000. Neste dia aprofundaremos os conceitos de navegação e como caminhar orientado e rapidamente em matas sem trilha.
Dia 23 – 7h: Saída da Pousada das Cavernas em Mountain bike até Itaoca ou bairro andorinhas seguido de descida do Rio Ribeira do Iguape até a cidade de Iporanga em ducks (caiaque inflável). As pessoas experientes podem tocar a descida em ritmo de prova. Os menos experientes receberão uma orientação de condução da embarcação no decorrer da descida.
Dia 24 – 8h: Clínica de macetes em técnicas verticais na área da Pousada das Cavernas. Essa prática não visa ambientar os participantes em relação à exposição em ambiente vertical, e sim ensinar pequenos macetes que fazem diferença na hora da prática. Serão abordados tópicos como tirolesa, rapel, transferência de corda, ascensão, transposição, etc. A prática se encerra na hora do almoço.
A organização providenciará:
* Toda a logística necessária. Transportes de pessoas, bicicletas e ducks, lanches, guias.
* *Somente o transporte para o início da trilha Trans-PETAR será feito em carros próprios, e posteriormente resgatados.
* Ducks (caiaques infláveis) e remos
* Equipamentos e materiais estruturais de segurança para o rapel e para a clínica de técnicas verticais. Não estão inclusos os equipamentos e materiais pessoais de segurança.
* Mapas
Equipamentos e materiais individuais necessários:
* Roupas, calçados e equipamentos de segurança adequados para as práticas em questão.
* Mochila, Camel Back, alimentação esportiva (isotônicos, gel, barras, etc.).
* Filtro solar, repelente, kit de higiene pessoal, etc.
* Mountain bike em bom estado, assim como equipamentos de proteção inerentes à atividade.
* Headlamp e pilhas.
* Cinto-cadeirinha com homologação, duas fitas de alto-segurança, dois cordeletes de prussik, 5 mosquetões de trava, descensor de atrito linear (ATC e afins).
* Ascensor (Jumar) opcional – não esquecer dos estribos.
* Colete salva-vidas para a remada.
Preço da clínica: R$ 166,00 por pessoa
Mais informações: www.brasilwild.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website