Gostaríamos de fazer algumas considerações com relação ao valor das inscrições do Ecomotion / Pro 2005.
Ao contrário do que alguns imaginam, uma estrutura como a do Ecomotion / Pro não se paga apenas com a receita das inscrições. Hoje a nossa estrutura é compatível com as melhores provas do mundo e tem um custo muito elevado.
O fato é que no mundo todo o número de corridas de aventura no formato expedição diminui a cada ano. Nem o Eco Challenge existe mais. Ninguém se questiona por quê? Nós respondemos: porque é tão trabalhoso, tão caro e implica em tantos riscos, que não vale a pena organizar.
Na Costa do Dendê, por exemplo, tivemos 450 pessoas trabalhando na organização, sendo que ninguém era voluntário (por exigirmos um trabalho profissional, fazemos questão de remunerar cada colaborador, para que tudo saia dentro do nosso padrão). Foram 2 helicópteros com 80 horas de vôo, carros, barcos, uma estrutura gigantesca de logística, segurança, de controle e de informação.
Participar do Circuito Mundial implica também em pagamento de taxas. Mas consideramos importante viabilizar a vinda de grandes equipes estrangeiras para dar visibilidade ao Brasil no cenário da aventura mundial. Conseguimos. Neste momento, o especial de 4 capítulos do Ecomotion / Pro 2004 está sendo visto por mais de 20 países.
O prêmio para as equipes vencedoras do Ecomotion / Pro este ano será aumentado para US$ 60.000, seguindo os padrões das melhores corridas internacionais. Por todos esses motivos, o custo do Ecomotion / Pro se torna realmente alto. Diminuir este custo não é viável, porque queremos manter a nossa qualidade e a excelência nesta prestação de serviço.
Um outro aspecto a ser considerado é que os percursos das nossas provas são escolhidos sempre pelo critério de beleza natural e de desafio para as equipes. Nunca economizamos nisto, procuramos as opções mais interessantes, independente do custo que estas escolhas acarretarão para a organização.
Um bom exemplo é o trem que fretamos para tornar a primeira Etapa Qualifying mais emocionante. Fretar um trem não é fácil e muito menos barato, mas isto não nos impediu de colocá-lo na prova porque o nosso objetivo é realmente oferecer diferenciais.
É importante lembrar que inúmeras idéias pioneiras que beneficiaram os competidores e melhoraram o nível das provas, saíram do Ecomotion. Depois foram copiadas por outros organizadores, melhorando o nível das competições, como o mapa digitalizado, o uso de chips, as opções estratégicas durante o percurso (desde Itatiaia), percursos com criatividade (Pc submarino em Parati) e etc.
É bom que fique claro que o valor da inscrição nas Etapas Qualifying é o menor do mercado! Além disto, as equipes que forem participar do Ecomotion / Pro ganharão US$ 250 de bônus por prova. Ou seja, as equipes irão correr, treinar, terão chance de ganhar a premiação de R$ 10.000,00 por etapa e ainda receberão o bônus na inscrição do Ecomotion / Pro.
Entendemos a frustração de alguns que não conseguiram viabilizar a sua participação no Ecomotion / Pro por motivos financeiros. Aconselhamos a estas equipes a pegar o livro da Chapada Diamantina (e em breve o livro da Costa do Dendê), o resumo do retorno de mídia do Ecomotion / Pro 2004 - mensurado em R$ 17.500.000,00 - e prospectar um futuro patrocínio. Os resultados irão aparecer.
Boa sorte a todos.
Ecomotion Outdoor Sports Marketing
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