II Desafio Rutas do Xurés - terceira etapa da Taça de Portugal de Corridas de Aventura

Por Redação - 15 Abr 2005 - 01h37

Acontece no próximo final de semana a terceira da Taça de Portugal de Corridas de Aventura, denominada II Desafio Rutas do Xurés, no Vale do Limia.

Localizada no norte de Portugal, os rios e bacias do Limia têm vital importância econômica na região. O Parque Natural da Baixa Limia - Serra do Xurés será o primeiro desafio dos participantes, que passarão por caminhos difíceis e enfrentarão declives acentuados e grandes massas de água.

A aventura continuará por regiões pouco povoadas, de grandes alternâncias de relevo, massas de água e ricas paisagens do Parque Nacional Peneda Gerês em direção a Arcos de Valdevez – Ponte da Barca.

Na fase seguinte já serão percorridas zonas de núcleos urbanos mais povoados e terrenos menos acidentados e de cultivos, conduzindo assim os aventureiros até ao mar, em Viana do Castelo.

Desta forma, a orientação é a base para os aventureiros de canoa, de bicicleta ou a pé, utilizando manobras de cordas – tirolesa, rappel, falsa-baiana, entre outras - dinâmicas de grupos, tiro com arco, etc, os participantes terão que encontrar a melhor solução para chegarem ao mar.

Desde a nascente em terras Galegas, o rio Limia percorre quase 130 km até chegar ao mar. No seu percurso na Galicia o rio sofre grandes transformações. A pequena linha de água inicial rapidamente se transforma num rio vigoroso ao ver o seu caudal aumentar com os afluentes que nele desembocam e entra na região do Minho (Portugal) através da fronteira da Madalena, junto à povoação do Lindoso, onde apresenta um caudal razoável.

Circulando as águas até ali calmamente se precipitam através de uma região com relevo acidentado em direção a Ponte da Barca, onde recebe o rio Vez. Atualmente as águas bravias dão origem a um aproveitamento hidroelétrico, a barragem do Lindoso e do Touvedo. O rio Limia ao explorar o seu caminho em direção ao mar vai-se enriquecendo com sedimentos e as suas águas, inicialmente frias, rápidas e transparentes, tornam-se calmas e turbas à medida que descem as montanhas até às planícies que antecedem o mar.

Mais informações: www.portugalecoaventura.pt

Redação
Por Redação
15 Abr 2005 - 01h37 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais