Resultado da primeira etapa do Circuito Banco da Amazônia de Aventuras na Selva

Por Redação - 18 Abr 2005 - 10h20

Com a participação de 10 equipes mistas e 4 duplas, às 09:00 da manhã de 10 de abril foi dada a largada para a 1a etapa do Circuito Banco da Amazônia de Aventuras na Selva. Para fazerem jus a premiação de R$3.000,00, os atletas tiveram que superar os seus limites físicos e psicológicos enfrentando desafios como a orientação, trekking, mountain bike, canoagem e costeira.

Na floresta do Campus da Universidade Federal do Amazonas, realizaram a orientação, usando mapas esportivos na escala de 1:10.000, auxiliados por uma bússola. O navegador levava sua equipe para dentro da floresta primária exuberante e rica em cursos dágua. O que era para ser uma prova mediana, transformou-se em uma complexa missão, pois uma forte tempestade simplesmente tornou noite a floresta em plena 11:00 da manhã.

Após mais ou menos 3 horas de prova, as primeiras equipes fizeram a transição para a mountain bike. Nesse trecho a prova contou com 10 km e foi totalmente urbana, contrastando com a selva, passando pelo Teatro Amazonas, para em seguida chegar à margem do Rio Negro, onde teve início a canoagem.

Durante esse trecho, subindo o Rio Negro, os atletas passaram pela costa oeste da cidade, onde está localizado o populoso bairro da Compensa e em determinado ponto do rio deixaram as montarias e executaram o Rapel de 38 metros. De volta à embarcação, remaram enfim até o cartão postal da cidade que é a Praia de Ponta Negra, que devido o regime de cheias do Negro, hoje conta com apenas cuestas acidentadas.

O relógio já marcava 16:00h, quando as primeiras equipes aportaram no PC que deu início a costeira, onde os atletas cumpriram um trecho de 3.500 m, sendo exigidos em muita capacidade física e psiscológica, pois as águas do rio encontram-se com as pedras, dificultando enormemente o deslocamento. Em alguns pontos, os atletas preferiam nadar a ter que contornar pequenas enseadas onde só aumentariam o desgaste.

Por volta das 18:00, a dupla campeã cruzou o pórtico inflado na Ponta Negra, com familiares e espectadores aplaudindo. Alguns totalmente informados sobre o evento e outros se surpreendendo sobre a rota que cada atleta enfrentou. Minutos depois a equipe campeã também ultrapassou o pórtico, exauridos, mas contagiantes pelo resultado. Além da aclamação do público, a equipe recebeu R$ 1.000,00 e a dupla R $ 600,00.

Classificação Quartetos
1 - 1o BIS
2 - La Fuerza
3 - Aruak

Classificação Duplas
1 - 12a Região Militar
2 - Fênix

Redação
Por Redação
18 Abr 2005 - 10h20 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais