Temporal antecipa o término da primeira etapa do Try On Adventure Meeting Kaluanã Amazônia Extrema

Por Redação - 26 Abr 2005 - 23h30

Vinte e uma equipes embarcaram às cinco e meia da manhã, no porto Marques Pinto, com destino a largada da primeira etapa do Try On Adventure Meeting - Kaluanã Amazônia Extrema, realizado em Belém no último domingo.


Equipe Cia Athlética, vencedora da corrida
© divulgação/Kalunã


Equipe (canto direito) rema em frente à Estação das Docas
© divulgação/Kalunã

A primeira surpresa ficou por conta da largada, que foi realizada em um banco de areia no meio de um dos braços do Rio Guamá, que banha a cidade. Um cenário típico da Amazônia, onde o rio, na baixa-mar, revela uma grande faixa de areia.

A largada ocorreu no ápice da baixa-mar, quando os atletas partiram em natação de 1 km, até a Vila de Boa Vista no Município do Acará. A primeira área de transição levava os participantes a um trecho de 12 km de mountain bike, passando por uma das áreas mais bonitas da prova, trilhas em meio a gigantescas árvores e riachos de agua cristalina.

As primeiras equipes chegaram a segunda àrea de transição em menos de duas horas, onde pegaram as canoas regionais para 8 km de remadas quando a prova começou a se definir com as equipes Cia. Athletica, Igapó, Karamuru, Muiraquitã, Choque e Impacto liderando a prova, até o início do trekking, na terceira área de transição.

O trekking, após o posto de controle cinco, definiu a prova para as equipes que conseguiram alcançar a chegada. Neste trecho muitas equipes foram enganadas pelos caminhos da floresta e foram do PC 6 ao PC 6, fato que os moradores do lugar atribuiem ao “curupira” da lenda amazônica.

O ultimo trecho foi a canoagem da Ilha do Murucutú até a Estação das Docas em Belém, 12 km em canoas regionais. As quatro primeiras equipes sairam do último posto de controle sem chuva, mas após aproximadamente trinta minutos de remada, foram pegos pela maior tempestade já ocorrida em Belém nos últimos 100 anos, foram cinco horas de chuva intensa e ventos fortes, que provocou ondas de até um metro e meio, no rio que antes parecia um espelho.

Após a passagem de 13 equipes, o posto de controle foi fechado e a prova suspensa devido às condições climáticas, e as demais equipes foram proibidas de continuar a prova, permaneceram na competição apenas as que já haviam passado antes do fechamento.

Após 7h03 de prova, a Cia. Athletica foi a primeira equipe a cruzar a linha de chegada, nove minutos depois, chegou a equipe Igapó, seguida da equipe Kasar Oficina, 1h17 depois. Do quinto ao nono lugar chegaram respectivamente as equipes Muiraquitã, Jaguar, Performance Radical, Choque, Naturebas e Impacto.

Try On Adventure Meeting Kaluana Amazônia Extrema, é organizado e realizado pela KALUANÃ, Associação de Esportes de Aventura e Natureza da Amazônia e patrocinado pela Amazônia Celular, Try On Adventure, Governo do Estado do Pará através da Paratur, Orgão Oficial de Turismo e SEEL, Secretaria Executiva de Esporte e Lazer. Apoiam o evento Suunto e Rumo Norte Expedições.

Mais informações: www.kaluana.com

Redação
Por Redação
26 Abr 2005 - 23h30 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais