As equipes 4Xtreme, formada por Maurício Estevez e Ralf Erik Schalldach e a 4Xtreme - Pata da Cobra, formada por Fabiano de Oliveira e Marisa Solano, foram as vencedoras da primeira etapa do Kaiak Natura Short Adventure. As duas duplas correram juntas durante todo o percurso.
A corrida teve início na Estação da Luz (SP), onde as equipe embarcaram em um trem com destino desconhecido. A corrida começou a partir do momento em que o trem partiu da estação, e dentro dos vagões os atletas se alongaram, plastificaram o mapa e traçavam suas estratégias.
Durante a viagem as equipes tiveram solucionar uma charada, cuja resposta indicou por onde os competidores deveriam seguir até o primeiro Posto de Controle. A questão foi quem é o técnico da maior torcida de São Paulo, e todos mataram na hora: o argentino Daniel Passarella, que comanda o Corinthians. Quando o trem parou, não houve dúvidas de que o caminho correto era seguir por uma passarela na Estação de Rio Grande da Serra, no ABC Paulista. “Achei muito interessante a prova começar na Estação da Luz. Outro ponto positivo foi só sabermos o próximo ponto ao chegarmos no primeiro PC”, completou Maurício Estevez.
As coordenadas dos postos de controle não foram entregues antes da corrida, como acontece normalmente. Os atletas sabem onde estão os PC´s no meio do percurso, nos postos de controle anteriores.
As equipes completaram o percurso nas modalidades de orientação, trekking, mountain bike e canoagem em duck. A chegada aconteceu na Praça do Mercado, na Vila de Paranapiacaba.
Na opinião de Marisa, a Short Adventure exige um pique diferente. “Não foi fácil, porque tivemos que fazer a prova em um ritmo bem mais puxado. Como choveu, enfrentamos muita lama durante o percurso”. O parceiro dela comentou o fato de ninguém da equipe ser profissional. “Acordamos diariamente às 5 da manhã para trabalhar. Todo mundo se esforça muito para treinar. Estou bastante feliz”, ressaltou Fabiano.
Muitas equipes ainda estão para chegar. A chuva que cai desde o início do dia não dá trégua e as equipes que estão competindo na Long Adventure continuam a descida da serra.
O iatista Marcelo Ferreira, bicampeão olímpico de Star ao lado de Torben Grael (Atlanta/96 e Atenas/2004), estreou com um bom resultado em corridas de aventura. Ferreira fez parceria na prova deste sábado com Alessandro Medeiros, capitão da equipe Nissan Dinisa, nona colocada na categoria masculina. “A prova foi difícil. Eu estava sem tênis adequado e acima do peso, mas valeu muito a pena este nono lugar por ter sido minha primeira participação em corridas de aventura”, disse.
As primeiras equipes do Long Adventure que chegaram no PC7 foram: Oskalunga Brasil Telecom, Selva e Curtlo Lobo Guará. A Mitsubishi Salomon Quasar Lontra passou na sexta colocação.