Ainda noite, mãos e pés frios, ansiosos para comparar a topografia do mapa com o desnível dos itinerários, os atletas tentavam fazer o aquecimento na praça central da cidade. As modalidades exigiriam o máximo de esforço e concentração, e o melhor da técnica individual.
Os atletas largaram correndo até o pc 01, onde pegaram as bicicletas e saíram da AT sem que o dia tivesse começado a clarear, e portanto, na maioria, um pouco inseguros. Logo de cara a pernada era técnica, com seqüência de trilhas do tipo “passa um”, onde os competidores tiveram de estar atentos para acertar a melhor rota de acesso aos pcs 02 e 03. Durante este processo o dia clareou e os atletas puderam ter uma noção do quanto estava frio pela geada que estava cobrindo as várzeas, campos e lavouras da região, mais ou menos zero grau (negativo).
Deixando as trilhas os pedaleiros puderam desenvolver todo potencial, pois o caminho até o pc 04 era rápido e simples. No sítio do seu Plínio Carraro o gelo sobre o potreiro ainda “quebrava” quando as bikes foram largadas para o apoio.
Daí em frente o que pegava era o trekking. A navegação para chegar ao próximo pc era fina e os atletas tiveram que lançar mão de todo conhecimento sobre orientação. Muitas equipes tiveram dificuldades na escolha da rota e perderam um tempo para localizarem-se novamente e chegarem até o 05. Os pcs 06 e 07 foram relocados em função do cancelamento da modalidade de canionismo(por questão de segurança em razão das fortes chuvas). Os atletas ficaram felizes, pois não tiveram grandes dificuldades para evoluírem e retornarem até a AT.
Rapidamente, os competidores pegaram seus equipos de técnicas verticais e, enquanto dois lançavam-se na tirolesa sobre a cascata do sanguanel, os outros dois faziam a ascensão por prussik. No prussik alguns atletas tiveram certa dificuldade técnica, fato que já estava previsto pela equipe Living Stone, responsável pelas verticais. Alguns tiveram, inclusive, que ser assistidos pela equipe. O fato de terem sido disponibilizadas 8 vias para a ascensão minimizou o tempo de espera, que não chegou a mais de 10 minutos.
A equipe se reencontrava no pc 08 no platô da cachoeira e seguia para as bikes. Do pc 09 ao 10 não havia muito que escolher, só pegar a trilha certa e seguir. “Navegador não pode relaxar”. No pc 10 deixava a magrela de lado, era o tempo de tomar uma aguinha e despencar para a costa do Antas (como estão os joelhos?), onde facilmente abordava-se o pc 11. O trekking até o pc 12 também foi enjambre de ocasião (estava previsto um bóia cross relaxante que também foi cortado devido às cheias). Neste trecho as sangas formadas pela chuva acabaram confundindo os navegadores que não atentaram para este efeito (imaginavam que fossem os córregos principais do mapa). Do 12 para o 13 a equipe Sulbrasilis que liderava a prova desde o pc 02, não percebeu a entrada da trilha da cobra, perdendo quase 50 minutos e a liderança. As equipes que estavam no rastro e revezando-se na 2ª e 3ª posições não desperdiçaram a gentileza e mandaram bem cobra acima até o espigão(pc 13), de onde tinha-se um panorama do Vale do Rio das Antas. Dali até o pc 14, na Igreja de Santana eram apenas uns minutos para fazer a última transição. Algumas equipes já estavam sofrendo com o desgaste (no arrasto) e a classificação entre as equipes ainda não estava definida.
Na bike rende mais. Sem muito desnível e com a navegação básica era só um abraço para pegar o pc 15 e chegar até São Marcos. Com 8 horas e 47 minutos a equipe Bixo do Mato chegou na praça central, ficando em primeiro lugar na categoria Expedição, seguida da Papaventuras que desbancou o 2º lugar da Cinamomo/Harpya já dentro da cidade. Em quarto lugar chegou a equipe Capilé e em 5º a Lagartixa.
Classificação Final
1 - Bixo Do Mato
2 - Papaventuras
3 - Cinamomo/Harpya
4 - Capilé
5 - Lagartixa
6 - SulBrasilis
7 - Servajão
8 - Cosa Nostra
9 - Eco Master
10 - Expedição Sul
11 - Krakatoa
12 - Pampa Sul
13 - Asteca
14 - Herculóides
15 - Coyote
16 - Malacara
17 - Quanto Pior Melhor
Patrocínio:
Prefeitura Municipal de São Marcos
Guenoa Apetrechos para Aventura
Cerveja Colônia
Apoio:
Paiol Espaço Nativo
Curtlo
Fabrica do Design
Acrilys do Brasil
Agrale SA
Mais informações: www.guenoa.com.br/desafio
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website