A largada das 17 equipes, ocorreu às 4:25 da manhã do dia 12 de junho, no município de Santa Izabel, a 38 km de Belém, capital do Estado.
A corrida iniciou com 11 km em bike/run, enquanto dois atletas pedalavam, dois corriam. Após a transição para mountain bike, algumas equipes começaram a errar o caminho, como era esperado pela organização, gerando assim as primeiras diferenças entre os competidores.
Chegando no PC-03, as equipes tiveram de separar-se em duplas para prosseguir. Dessa vez, enquanto uma dupla prosseguia remando em caiaques duplos, a outra prosseguia de trekking. Este foi um dos momentos mais críticos para as equipes, pois o sol e o forte calor, castigavam as equipes que faziam o percurso à pé. Durante a troca de modalidade, algumas duplas optaram por deixar equipamentos nos caiaques de seus companheiros, fato que provocou diversas apelações de outras equipes contra esta atitude.
No momento em que as equipes se juntaram novamente, no PC-06, posicionado dentro da água, mais uma vez as equipes tiveram modalidades alternadas, dois remaram enquanto dois nadaram, apenas 2 km os separavam do PC-07. Bricio Neto, da equipe Cia. Atlética, comentou sorrindo ao final “aquela água era muito gostosa e eu bebi muito dela, será que vai fazer mal?”.
Terminada a canoagem/natação, as equipes tiveram de optar por alcançar o PC Conquista remando mais 2 km contra e 2 km a favor, para creditar 10 minutos em seu tempo final, pura estratégia. Nenhuma equipe tentou conquistar o PC.
A última perna de trekking da prova, de 7 km, colocou os atletas no PC-09, onde fizeram a parada obrigatória decorrente de não alcançarem o PC conquista. De lá iniciaram o último trecho de mountain bike e da prova. Para algumas equipes o pior trecho dos 60 km, pois nesta altura o saldo naquele PC eram de 4 pneus furados, dois câmbios arruinados e duas correntes quebradas e sem peças de reposição, pois já haviam usado o que tinham. Foi a hora da verdade.
Pedalando ou rebocando suas bikes, todas as equipes cruzaram o arco de chegada, lideradas pelas equipes Kasar Oficina com 7:40 de prova, seguida a menos de 5 minutos, pela Cia Athletica e Jaguar. A última equipe a chegar foi a equipe CPM-18, que superando todos os seus limites e com pneus furados, concluiu a prova com o tempo total de 12:10.
Ao término, durante a mesa de frutas oferecida pela Prefeitura local, com produtos produzidos na própria cidade de Santa Izabel, os atletas foram unânimes em comentar sobre a beleza natural da região, com morros e rios belíssimos, além da infra estrutura, segurança e gestão da Kaluanã, que mais uma vez contou com o apoio das competentes equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária e Polícia Militar do Estado.
O Try On Adventure Meeting Kaluana Amazônia Extrema, é organizado e realizado pela KALUANÃ, Associação de Esportes de Aventura e Natureza da Amazônia e patrocinado por Amazônia Celular, Try On Adventure, Governo do Estado do Pará através da Paratur, Orgão Oficial de Turismo e SEEL, Secretaria Executiva de Esporte e Lazer; e apoio de Rumo Norte Expedições.
Mais informações: www.kaluana.com
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website