Treinando para o Gaspésie International Raid 2015 sob o rigido inverno canadense

Por Redação - 27 Mar 2015 - 09h38

Uma das vantagens de se viver num país tropical é poder treinar praticamente durante o ano todo a sua modalidade preferida. Nos países onde o inverno é muito mais rigoroso, a troca de modalidade é quase obrigatória.

Ainda "enterrados" sob a neve, apesar de estarem oficialmente na primavera, os corredores de aventura e atletas multiesporte canadenses precisam de alguma maneira tirar vantagem dessa situação para se preparar para a temporada de corridas... e principalmente para a segunda edição do Gaspésie International Raid. Mas como?

No sábado 14 de março, dentre os 215 participantes participantes do Endurance Aventure/Vaude Snow Trail presented by the Gaspésie International Raid, 40 eram corredores de aventura e/ou atletas multiesporte. O evento é utilizado como grande oportunidade para eles testarem sua resistência e manter o preparo físico em dia.

Esta 5ª edição do Endurance Aventure/Vaude Snow Trail foi realizada em Mont Orford, Magog, Canadá. O conceito envolve alcançar o pico de uma ou todas as três montanhas durante a noite, utilizando headlamps para iluminar o percurso de 5 Km (desnível de 400m) ou de 13 Km (desnível de 1.800m) e calçando esquis, raquetes de neve ou tênis equipados com cravos, dependendo da preferência de cada participante. Há apenas uma regra: os participantes devem subir e descer a montanha utilizando o equipamento escolhido previamente.

Uma boa performance na prova vai depender da familiaridade do participante com o equipamento e também de sua estratégia de acordo com as condições climáticas no momento. Um equipamento pode permitir sua subida lenta e uma descida rápida e vice-versa.

As condições do inverno este ano permitiu a quebra de recorde por 6 atletas. Entre eles estão George Visser, integrante do quarteto que terminou em 2º lugar o Gaspésie International Raid 2014, e Lyne Bessette, competidora olímpica e corredora de aventura integrante do quarteto misto Mundial, campeã do Gaspésie International Raid 2014.

Ambos escolheram o esqui como equipamento para o percurso de 13Km. O tempo de Visser foi de 1h10 enquanto que Bessete terminou em 1h22. Ambos dominam o cenário de esqui na região nordeste do Canadá e estarão presentes na edição 2015 do Gaspésie International Raid, assim como praticamente metade dos participante do Endurance Aventure/Vaude Snow Trail.

Vale destacar a participação de aproximadamente uma dúzia de adolescentes com 13 anos ou menos que completaram o percurso de 5 Km. No geral, a idade dos participantes variou entre 8 e 70 anos!

Se você se pergunta como os corredores de aventura treinam durante as longas temporadas de inverno rigoroso, agora sabe que eles fazem esqui de montanha (cross country), trail running de inverno e corrida com raquetes de neve para manter a forma. O esqui de montanha é a atividade mais popular entre os corredores de aventura que são obrigados a lidar com esse clima, porque é uma boa forma de fazer treinamentos outdoor durante as temporadas de inverno que parece não terminar nunca (como este ano).

 

Serviço
Raid International Gaspésie 2015
10.09.2015
Redação
Por Redação
27 Mar 2015 - 09h38 | geral | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais