O Rio Mountain Festival 2017 traz esporte, cultura e meio ambiente no Cine Odeon e no Morro da Urca

Por Redação - 10 Out 2017 - 15h45

A Cidade Maravilhosa recebe o Rio Mountain Festival 2017 de 15 a 21 de outubro, no Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro e no Bondinho Pão de Açúcar, tradicional palco de shows no Rio. A 15ª edição do evento traz diversas atividades que celebram os esportes, a cultura e o meio-ambiente de montanha. Os destaques deste ano são a Mostra Retrospectiva dos melhores filmes dos últimos 15 anos do Festival, além da exposição fotográfica País Tropical, do lançamento do livro “50 vias clássicas no Brasil”.

RMF_2017_Exposicao_BrunoGraciano_Quadro_16_CantagaloHighline

“Mais do que um evento, apresentamos um estilo de vida”, diz Alexandre Diniz, Diretor Geral do festival.

A programação do Rio Mountain Festival 2017 começa às 16h de domingo, 15/10, com a exposição fotográfica “País Tropical”, de Bruno Graciano e as sessões da Retrospectiva 15 anos exibindo filmes como Uruca, Cariocando, Ciclos, Asas – Um sonho carioca, entre outros clássicos que já passaram pelo festival. Continua na segunda, 16/10, ainda com a Retrospectiva, só que dessa vez com uma sessão de audiodescrição para os deficientes visuais do Instituto Benjamim Constant. Com três sessões por dia, a Retrospectiva vai até terça 17/10.

“Será um prazer enorme apresentar os filmes clássicos do Festival no Bondinho Pão de Açúcar. Não poderíamos ter local melhor para comemorarmos essa Retrospectiva de 15 anos”,

A Mostra Competitiva começa na quinta, 19/10, com filmes brasileiros e estrangeiros concorrendo aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme Brasileiro, Melhor Filme de Montanhismo e Escalada e Melhor Fotografia. Ainda na quinta, uma noite de autógrafos com Flavio Daflon, autor do livro “50 Vias Clássicas no Brasil”. Os destaques da Mostra Competitiva são a animação Uruca II, do diretor Eric Grigorovski, em uma nova aventura dos personagens Lipe e Hugo. Outro filme que impressiona pela ousadia é o Solo Base. Onde o escalador David Fusté, junto com seu amigo Turko, solam (escalam sem cordas) diversas vias e no final saltam de BASE jump.

RMF_20131810_Sessao_EyeoftheStorm_01

Já na Mostra Banff, com sessões às 19h e 21h de sábado (21/10), no último dia do festival, com uma seleção dos filmes estrangeiros exibidos no Banff Mountain Film Festival, entre eles os filmes Sea Gypies, onde uma embarcação é tripulada por uma comunidade de viajantes que mostra o real espírito de aventura. E o filme The Fledglings (Os Novatos), onde dois escaladores resolvem aprender parapente. Estrelando o escalador e diretor Cedar Wright, famoso por acompanhar Alex Honnold em suas aventuras.

“São filmes com propostas e resultados bastante distintos, mas que se utilizam das possibilidades abertas pela tecnologia digital para conseguirem uma maior liberdade e viabilizarem projetos que não seriam produzidos de outra forma”, afirma Alexandre Diniz, Diretor Geral do festival.

RMF_2017_Exposicao_BrunoGraciano_Quadro_04

Programação Rio Mountain Festival 2017

NOITE DE AUTÓGRAFOS
Dia 19/10, às 19h – Livro “50 Vias Clássicas no Brasil”, de Flavio Daflon e Cintia Daflon.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
“País Tropical”, de Bruno Graciano, no Bondinho Pão de Açúcar e no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro.

MOSTRA COMPETITIVA
Filmes brasileiros e estrangeiros concorrem nas categorias Melhor Filme (Prêmio Cidade do Rio), Melhor Filme Brasileiro (Prêmio Terra Brasilis), Melhor Filme de Montanhismo e Escalada e Melhor Fotografia e Melhor Curta metragem. Os vencedores são escolhidos por júri oficial. Ao público cabe escolher o Melhor Filme.

“Existe uma grande expectativa por parte do público e dos produtores na Mostra Competitiva, afinal produtores e esportistas apresentam seu trabalho na telona e para o grande público”, comenta Alexandre Diniz, Diretor Geral do festival.

MOSTRA BANFF
The Banff Mountain Film Festival

Reconhecido como patrimônio da humanidade pela Unesco, o Parque Nacional de Banff, no Canadá, abriga o Banff Centre, única escola de nível superior da América do Norte dedicada às artes, à cultura das montanhas e ao respeito ao meio ambiente. Nascido em 1933, o Banff Centre começou com um curso de verão para os jovens atores de Alberta. Atualmente, a escola é centro de referência internacional de uma variada gama de estudos e projetos artísticos. E foi no Banff Centre que nasceu o festival internacional de filmes ligados aos esportes de montanha: o Banff Mountain Film Festival.

Realizado pela primeira vez em 1976, com apenas uma noite de projeção, o festival cresceu e ganhou renome internacional. Atualmente, o Banff tem a duração de uma semana e envolve a competição de filmes, projeções de slides, palestras dos melhores montanhistas do mundo, exposições de fotografias e uma feira de livros sobre montanha. Após o festival, uma seleção dos melhores filmes percorre mais de 200 cidades em 23 países. É o Banff Mountain Film Festival World Tour, que passa por países como Estados Unidos, Islândia, Austrália, Índia, Nova Zelândia, África do Sul, bem como o continente europeu. Em 2000 incluiu, pela primeira vez, a América do Sul, quando foi realizado no Chile. Chegando no Brasil em 2001 através da Mostra Internacional de Filmes de Montanha, atualmente Rio Mountain Festival.

“O público adora ver as tendências dos esportes de aventura pelo mundo. Esse é o sucesso da Mostra Banff”, diz Alexandre Diniz.

Serviço
Data: 15 a 21 de outubro de 2017

Locais:
Anfiteatro do Bondinho Pão de Açúcar
Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Praça Cinelândia – Rio de Janeiro

Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Redação
Por Redação
10 Out 2017 - 15h45 | geral | Mercado
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais