Aconteceu entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro, a segunda edição da Épica Atacama, corrida de mountain bike no estilo Raid que atravessa o deserto de Atacama, terminando na Bahía Inglesa. O pódio deste ano foi liderado pelos espanhóis Oriol Colomé e Anna Ramírez, na categoria elite masculina e feminina, respectivamente.
Dos 170 inscritos, 60 cobriram 523 quilômetros em seis estágios, enquanto os demais foram divididos entre as distâncias de 150 Km e 50 Km. Independentemente do percurso, os ciclistas sofreram com o calor do deserto, ficaram maravilhados com a beleza da região e apreciaram a bela vista da costa na Bahía Inglesa.
"A rota teve algumas pequenas variações em relação à última edição, mas tudo correu bem e foi bastante elogiada pelos pilotos. Além disso, uma coisa muito importante para nós foi que não tivemos acidentes e a segurança dos participantes foi impecável ", disse Rafael Pizarro, diretor de corrida.
Além disso, ele acrescentou que "pensando em 2018, queremos voltar para a região e talvez haja mudanças no circuito, o que contribuiria ainda mais, uma vez que uma prova assim dá visibilidade mundial."
Este ano a Épica Atacama teve participantes de 10 países, consolidando-a como uma das mais importantes competições de MTB de ultra maratona na América Latina.
De acordo com Pedro Covarrubias, Diretor de Patrocínios da Épica Atacama, "esta edição nos deixa como uma das corridas mais importantes neste estilo, segundo os participantes e a imprensa internacional. Contar com expoentes de diferentes nacionalidades nos permite apostar que a cada ano vai aumentar a participação, situação que nos permitirá posicionar nosso país como um lugar perfeito para esportes de aventura e turismo, (...) pelo qual agradecemos ao município de Caldera, às marcas e a toda a equipe por seu apoio na realização desta grande prova".
ÉPICA ATACAMA: uma experiência de vida
De acordo com o testemunho dos participantes, a competição, além da realização esportiva, é uma experiência de vida:
Este ano, o teste foi marcado por um corredor que inspirou os pilotos e a organização. Se trata do destacado atleta nacional e palestrante motivacional, Adolfo Almarza - que aos 12 anos perdeu as duas extremidades inferiores em um acidente de trânsito brutal na Argentina - que participou dos 500k.
Épica Atacama, o chamado Dakar do MTB, é a primeira competição de longa distância em que Adolfo participa e desta vez ele fez isso em dupla, juntamente com Nelson Sepúlveda, formando a Team Almarza.
"Estou muito feliz, quero agradecer ao meu companheiro de equipe. Me fez tirar forças e consegui continuar (...) a corrida mais difícil da minha carreira, muita dor, fricção das pernas com a prótese, calor intenso ... Eu as quebrei (...) houve vezes que eu disse a ele, Nelson pára. Mas ele repetia, Adolfo, se você quer ser um atleta (...) você tem que continuar ", disse Almarza.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website