A 2ª edição do RUNNING DAVENTURA, Etapa Corrida de Aventura, acontece nos dias 23 a 25 de abril, reunindo cerca de 200 atletas, que deverão vencer
180 km de percurso, distribuídos em quatro modalidades esportivas: caminhada, mountain biking, canoagem e natação.
Na sexta-feira, 23 de abril, às 20 h, aventureiros da Bahia e de outros estados brasileiros largam da Praia do Porto da Barra, em Salvador, utilizando caiaques duplos, com destino ao extremo oposto da Baía de Todos os Santos.
Belíssimas paisagens do Recôncavo Baiano compõem o cenário repleto de desafios que passam por estradas vicinais, trilhas, pastos, rios, manguezais, praias, áreas de massapê, entre outros ambientes de grande valor natural, cultural e histórico das cidades banhadas pelas águas da Baía de Todos os Santos, a maior do Brasil.
O evento trás uma proposta diferenciada que alia o prazer da atividade física a um estilo de vida, integrando o homem à sua essência, permitindo-lhe um contato direto com a natureza, através das atividades esportivas.
Responsabilidade social e ambiental - o evento reúne ainda ações sociais e ambientais, bem como abre caminhos para o desenvolvimento sustentável do turismo na Região Metropolitana de Salvador, com vistas ao grande evento de 2014, a Copa do Mundo.
O tema social deste ano é o turismo sustentável e a DAVENTURA, através de seus colaboradores turismólogos, realizarão palestras de sensibilização nas comunidades por onde o evento passará, apresentando as oportunidades de trabalho e renda para um futuro próximo.
Outra ação que sempre acompanha a empresa desde 2005, são as ações de plantio de mudas de árvores nativas da mata atlântica, a fim de ajudar na neutralização dos gases de efeito estufa. Este ano, novamente o RUNNING DAVENTURA será neutralizado, através da parceria com a SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e receberá o selo CARBONO ZERO.
Além da corrida de aventura, está previsto para o dia 29 de maio, a Etapa Cross-Country, em Itaparica-BA, sendo esperados cerca de 800 atletas de corrida. A idéia das duas etapas, corrida de aventura e cross-country, acontecerem em datas distintas é permitir uma maior abrangência geográfica e número de participantes, potencializando ainda mais a visibilidade do esporte.
Segundo Tiago Valois, diretor geral do evento, essa é uma estratégia para atrair mais adeptos para as corridas de aventura, principalmente aqueles atletas advindos das corridas de rua e triatlhon, como também para possibilitar que os aventureiros corram nos circuitos cross-country, permitindo um intercâmbio esportivo. “No ano passado, tivemos os dois eventos reunidos numa única largada, o que foi uma estratégia para que ambos os públicos conhecessem e pudessem se interessar em praticar outras modalidades esportivas”, comenta Valois.
Segurança e infraestrutura - Uma prova com características expedicionárias e um perfil diversificado de atletas exige muito planejamento para garantir a segurança, conforto e êxito dos competidores e também dos próprios colaboradores do RUNNING DAVENTURA. Cerca de 200 pessoas distribuídas entre produção, organização e gerenciamento do evento, cuidam dos mínimos detalhes, que vão desde a infraestrutura básica, vestimentas, equipamentos, veículos, motos, barcos, radiocomunicadores, equipe de primeiros socorros, médica, entre outros.
Site oficial: running.daventura.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website