A Pacata vila da Glória no município de São Francisco do Sul recebeu neste fim de semana os atletas vindos do PR, SC e RS para a estréia da expedição Chauás Audax Sul, uma parceria da equipe curitibana Audax com a Chauás.
Depois de uma semana chuvosa o sábado amanheceu limpo, mas logo chuva voltou a cair e colocou mais tempero na prova que já prometia muito perrengue.
Às 10h em ponto e já sem chuva, os atletas se alinharam no longo trapiche da vila e após as tradicionais cornetadas do Lucas saíram para uma corrida de apresentação de 3 km, indo pela estrada e retornando pela praia Bonita onde já puderam apreciar a bela baia da Babitonga com São Chico ao fundo. A passagem do rio Alvarenga e um mini mangue foram as primeiras dificuldades encontrada pelos atletas.
Após retornar para a vila os atletas saíram para aproximados 40 km de MTB em direção ao trevo de Itapoá. A chuva acabou compactando o areião deste trecho e o pedal foi rápido até o PC 4. Depois deste posto de controle os atletas entraram numa antiga área de reflorestamento da Confloresta para pegar os PC´s 5 e 6. Neste trecho a navegação mudou drasticamente e muitas equipes acabaram perdendo tempo, principalmente para achar o PC 5. O local é uma emaranhada de trilhas e caminhos.
A dupla Marumby/Almak zerou a navegação no reflorestamento e foi a primeira a chegar no PC 7, montado no centenário casarão dos Bachmaier. Neste momento a liderança entre os quartetos era da equipe Laélia Abend, de Joinvile.
Os atletas deixaram as bikes e já entraram na trilha em direção ao cume do “Cantagalo”, local do PC 8 e sem dúvida o mais sensacional da prova. A localização arrancou elogio de todos que ali passaram e a 510m do topo do Cantagalo podia-se avistar toda a baia da Babitonga, São Francisco, Joinvile e toda a Serra do Quiriri.
A descida foi bem íngreme e rapidamente as equipes foram chegando no Porto Basílio para os 20 km de canoagem em ducks até a Vila da Glória novamente. Os atletas tiveram que fazer muita força pois a maré ainda estava começando a subir e havia muitos baixios.
O PC 10 na Vila da Glória era a chegada para as duplas e a primeira a chegar foi a Marumby, seguida da Santa Rita Adventure e MTS em terceiro. O primeiro quarteto a chegar foi a Papaventuras, de Venâncio Aires (RS), que fez uma transição rápida para o trekking em direção ao PC 12 novamente no casarão dos Backmaier.
Neste ponto surgiu a maior dificuldade de navegação da prova. Logo após o PC 11 todos os quartetos tiveram dificuldades para cruzar o morro e descer para o posto de controle seguinte. A primeira equipe a chegar no PC 12 foi a Lagartixa, seguida de perto pela Koru e pela Laélia.
O último trecho de bike foi longo (+/- 60 km) e quase todo por estradões, mas isso não impediu uma nova mudança da liderança da prova e foi a vez da Koru, de Florianópolis (SC), andar na frente.
Antes da chegada, porém, a Lagartixa conseguiu buscar a liderança e concluiu os 140 km em 17h40minmin., seguida pela Koru e pela Papavneturas, que na raça foi buscar a terceira colocação depois de perder muito tempo entre os PC´s 11 e 12.
Na categoria Light (57 km) os atletas fizeram o mesmo trecho inicial de bike acrescentando ainda a subida da serrinha e descida até a vila, onde pegaram os ducks e saíram remando em direção a Ilha das Flores. Depois do porto da Pousada Lavenir, um trekking técnico até a trilha de captação de água e retornando de duck até a chegada na vila. A vitória ficou com a dupla mista Xingu, seguida pela Vou Pra Onde? e a FH em terceiro no geral.
O percurso da prova foi bastante elogiado pelos atletas, a dificuldade de navegação permitiu que praticamente todas as equipes liderassem a prova em algum momento e vários ajustes já estão sendo feitos para que a segunda etapa seja ainda mais desafiadora.
Site oficial: www.chauas.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website