Senhores, senhoras, apoiadores, organizadores, atletas, colegas, amigos e amantes das corridas de aventura,
Antes de mais nada quero me desculpar pela ausência no evento da APCA, ao qual fui premiado como segundo melhor atleta solo Paulista de 2009 e Atleta Revelação 2009.
Infelizmente, estou viajando a trabalho, portanto, impossibilitado de comparecer. Por isso quero chamar a atenção para as várias dimensões dessa homenagem para a minha pessoa, e de forma muito breve, peço a permissão para escrever algumas linhas e demonstrar minha gratidão e o meu respeito a todos que fizeram parte deste evento.
O primeiro registro a fazer refere-se à minha imensa alegria de estar entre amigos, nessa comunidade da qual tenho tanto orgulho de participar. Estar em um evento de aventura para mim se tornou um prazer, independentemente do resultado. Os amigos e histórias de esforço, bem como as lições de superação são minhas fontes de inspiração não só para os treinos e corridas, mas para minha vida pessoal.
Recebo, entre surpreso e agradecido, a homenagem que me prestam os colegas com este reconhecimento. Porém, o consenso sobre minha pessoa, expresso na homenagem, provém, sem dúvida, da generosidade dos amigos.
Não me considero um atleta, aliás estou bem longe disso, simplesmente sou mais uma pessoa que trabalha, estuda, tem família, responsabilidades e contas para pagar no final do mês, como a grande maioria de todos nós e mesmo assim sacrifica aqueles 30 minutos a mais com a família às vezes de manhã, tarde, noite e madrugada, não necessariamente nesta ordem para treinar. Sem se importar se faz calor, frio, chovendo ou não. E lá estamos nós nas ruas, parques e praças da nossa cidade, dando o máximo a cada treino e nos dedicando ao esporte que tanto amamos.
Os resultados são sem dúvida consequência desta dedicação. Nas corridas de aventura o resultado só vem com muito suor antes e durante. Vivemos numa época na qual todo dia temos que fazer o impossível se tornar possível, por isso fazemos o impossível para tornar possível um sonho.
Meu sonho em 2009, reconheço, era alto, não posso negar, mas fui até onde eu podia e estou muito feliz com o resultado. Porque, além do prêmio, ganhei muito mais neste ano correndo o Brasil atrás das provas, ganhei amigos e, em vários lugares, lições de vida e exemplos de dignidade.
Também não posso deixar de mencionar os grandes responsáveis por essa conquista, que sem dúvida foram as pessoas do meu dia a dia que me impulsionaram e fizeram eu dar o máximo que eu podia dar. Sem elas é óbvio que eu não teria conseguido. Essas pessoas sabem quem são, por isso dedico essa conquista a elas também. Por favor, meus amigos sejam meus convidados a se sentirem também os premiados.
Quero tambem agradecer os atletas, que dignamente disputaram comigo, sempre com bom humor, respeito e amizade, antes, durante e depois de capa competição. Em especial cito aqui Erasmo Cardoso (Xiquito), reponsável pela inspiração à superar todos os meus limites. Na minha humilde opinião ele é "O Cara".
Uma menção especial à minha esposa Ketlyn Baranauskas que, incondicionalmente, me apoiou e com certeza foi o alicerce desta obra.
Só me falta agora agradecer a todos os colegas e amigos que tão carinhosamente me prestaram esta significativa homenagem.
Sigo viajando e com saudade de todos, mas sempre achando tempo e espaço para manter a chama acesa e representando nosso esporte com muito carinho.
Alexandre Menezes
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website